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Como definir missão, visão e valores da minha empresa?
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

A definição da missão, visão e valores de uma empresa é uma etapa importante para estabelecer a identidade e propósito da organização. A missão define o que a empresa faz, a visão define o que a empresa quer alcançar e os valores definem os princípios pelos quais a empresa se guia.

Na empresa, eles são criados a partir de um planejamento inicial e vão definir os próximos passos a partir daí. E então, é possível fazer um planejamento estratégico, oferecer suporte aos funcionários e criar laços com os clientes. 

É muito comum que os líderes não consigam identificar as diferenças entre esses 3 pilares, mas é necessário para indicar os passos da empresa no mercado. A seguir, estão algumas dicas para ajudá-lo a definir a missão, visão e valores da sua empresa:

Missão

A empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim pela missão criada a partir da razão de sua existência. É a partir disso que os funcionários conseguem ter foco, direção, significado e realização no ambiente de trabalho. E claro, toda empresa tem uma estratégia que serve de suporte para colocar em prática a sua missão.

As perguntas que podem ajudar são:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Por que ela deve fazer?
  • Pra quem ela deve fazer?
  • Onde ela deve fazer?

A missão serve para identificar a empresa, como se fosse sua identidade. E assim como um documento, é sempre necessário atualizar para não ficar antigo. Tembém é muito importante uma conversa com os próprios funcionários, querendo sugestões e rejeições, buscando insights para transformar essa missão para algo ainda melhor. Sendo assim, se a empresa não cumprir o que foi definido como missão, a credibilidade acaba sendo diretamente afetada.

Exemplos de missão: 

  1. Os bancos definem sua missão como: “ajudar no crescimento de pessoas e organizações”, “fazer do cliente um parceiro” ou “contribuir para o desenvolvimento da sua empresa”, isso porque quer mostrar o porquê da sua existência.
  2. Exemplos de empresas grandes: Apple – “Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, levando a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo”. Disney – “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”. Natura: “Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”.

Visão 

A visão é como a empresa caminha, como é feita sua trajetória, seu direcionamento e também onde a empresa quer chegar. É o futuro, nossa bola de cristal. O futuro só vai ser alcançado através de muita dedicação no trabalho, além de uma missão e visão bem estabelecidas.  

A visão é o motivador de todas as ações e projetos, independente do setor, já que o planejamento permite uma projeção de como pode ser o futuro. Ela vem acompanhada de algumas perguntas que precisam ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão, sendo elas: 

  • Onde a empresa pretende estar, quem vai atender e qual produto vai oferecer?
  • Como a empresa se vê há longo prazo?
  • Como a empresa quer ser vista pelos seus clientes?
  • Essa visão pode ser alcançada?

De forma objetiva e clara, a visão deve abranger toda a organização e ter fácil assimilação para qualquer pessoa. Além disso, também deve buscar ser desafiadora e mobilizadora, apresentando um propósito nobre, ético e de valor. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão se definina e seja colocada em prática.

Exemplos de visão: 

  1. Ser referência e reconhecida como a melhor opção para os seus clientes;
  2. Melhorar aspectos ambientais e sociais;
  3. Inovar e liderar;
  4. Ser reconhecida como excelência
  5. Exemplos de grandes empresas: Eletrobras – “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria na qualidade de vida da população, gerando energia limpa a partir de um combustível abundante no país e mantendo sempre a vanguarda tecnológica”. Kopeganhagen – “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”. 

Valores

Os valores são as motivações e as inspirações que fazem com que a equipe trabalhe todos os dias mantendo o foco nos objetivos. São as atitudes, crenças e filosofia que rege as regras da empresa. Tudo isso se cumpre em prol de resultados positivos: éticos. Quando finalizamos com os valores, identificamos a empresa por completo.

Diferente dos objetivos, que são as metas que devem ser cumpridas, esses valores agregam importância ao produto/serviço oferecido pela empresa. É muito importante ressaltar que a missão, visão e os valores são tres pilares complementares. 

A empresa pode ter como missão oferecer alimentos veganos e saudáveis, a visão “ser reconhecida pela qualidade desses produtos” e ter como valor “cuidar da qualidade de vida dos veganos e vegetarianos prezando pela sustentabilidade e livre de crueldade animal”.

Os valores possuem como objetivo identificar se os profissionais atuantes na empresa estão de acordo com os padrões comportamentais exigidos no dia a dia. Sem uma definição, a empresa dificilmente consegue resultados positivos em longo prazo.

Exemplos de valores em grandes empresas: 

  1. Avon: “Confiança, respeito, crença, humildade e integridade”.
  2. Itaú:  “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”.

 

Missão, visão e valores de uma organização

Como aplicar?

Sabendo mais a fundo, o que são missão, visão e valores de uma empresa, saber também como aplicá-los no dia a dia é essencial, sendo assim: 

  • Realize uma avaliação interna a respeito da empresa. Isso deve ser elaborado pensando no que a empresa preza. Ex: respeito e educação com os clientes;
  • Trace metas que sejam realizadas dentro de um prazo mais longo, para que possam de fato ser executados e não só mostrar ao público que sua empresa é ambiciosa, de forma irrealista.

Não se pode definir os pilares só como uma forma de passar credibilidade, sem seguir a risca os preceitos no dia a dia organizacional. Para que isso aconteça da melhor maneira, é necessário que os líderes implementem essa cultura em cada um dos seus colaboradores. Isso ocorre principalmente através do exemplo, líderes que exercem uma boa liderança e que praticam todos os dias os pilares principais da empresa, passam isso para o restante da equipe. 

Nesse sentido, é importante ressaltar também a importãncia de haver um Fit Cultural bem estabelecido pela organização, já que ele permite desde o momento da contratação, buscar por pessoas que se encaixem dentro da Cultura Organizacional da empresa. Isso faz toda a diferença no trabalho em equipe e na dimunuição da taxa de Turnover. Você pode ler mais sobre Fit Cultural clicando aqui, e sobre Cultura Organizacional clicando aqui. 

É importante que todos da equipe entendam a importância desses tres pilares para o crescimento ser saudável,  e que também compreendam o diferencial dessa marca no mercado, tanto em relação ao seu modo de trabalho e padrão comportamental quanto em relação a perspectivas de futuro geral.

Conclusão 

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.

Na RHGestor, você encontra um sistema que conta com as ferramentas necessárias para acompanhar de perto a satisfação e desempenho dos seus colaboradores, e assim, estabelecer uma forte cultura organizacional, sendo algumas delas: Avaliação de desempenho, Avaliação de experiência, Avaliação por competência, Gestão de Feedbacks, Indicadores de R&S, Indicadores de T&D e muito mais. 

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