skip to Main Content
Como fazer um bom feedback?

Como fazer um bom feedback?

Feedback não é apenas uma conversa, ela é a responsável pela motivação dos colaboradores em continuar e crescer com a empresa.

Por conceito, feedback se entende como uma resposta ou reação. O termo tem origem inglesa e significa dar uma resposta. Em empresas, ele pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento ou retorno sobre alguma atitude do colaborador ou da própria empresa. Portanto, principalmente pela equipe de RH, ele é muito usado para alinhar expectativas, desenvolver pessoas e manter toda a produtividade e motivação.

Existe feedback construtivo, negativo, corretivo e positivo. Com isso, essa ação pode revelar pontos a melhorar ou pontos a serem ainda mais explorados. Uma vez reconhecidos, com certeza o colaborador tende a melhorar e correr atrás.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos gestores e equipes de rh, é como fazer o feedback. E realmente, todo esse nervosismo é real, porque quando um feedback não é bom pode causar estragos irreversíveis. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar no dia a dia e na hora de alinhar as expectativas a fim de trazer os melhores resultados e não afetar na relação entre líder e colaborador.

  • Prepare-se para a reunião com antecedência;
  • Seja objetivo e construtivo;
  • Sempre inicie pelos pontos fortes, mesmo que não existam muitos;
  • Esteja disposto a ouvir o colaborador no final do feedback para entender também o lado dele;
  • Quebre o gelo, iniciando sempre com perguntas mais banais ou perguntando sobre alguma novidade da vida dele;
  • Seja sincero;
  • Trace planos, a fim de entregar um norte para que o colaborador consiga seguir.

Benefícios de um bom feedback

Quando o feedback é feito de uma maneira positiva, os funcionários tendem a estar mais alinhados com o objetivo da empresa e cientes com o que é esperado do trabalho deles. Além disso, com a recorrência dos feedbacks eles acabam ficando mais motivados por entender que a empresa quer, além da produtividade, um bom desenvolvimento profissional.

Essa valorização afeta diretamente na retenção desses talentos, se posicionando melhor perante aos concorrentes e sendo um diferencial estratégico para o seu negócio.

Oferecer feedback constante dentro da empresa é um excelente estímulo para funcionários que querem um crescimento profissional e mais valor na sua carreira. Receber um feedback, mesmo que seja negativo, faz com que o funcionário enxergue seus pontos a melhorar e consiga explorá-los.

Aqui na RHGestor nós temos um módulo específico para Feedback em nosso sistema. Ele possibilita as lideranças da empresa poder emitir PDIs e dar feedbacks aos seus liderados de forma fácil e intuitiva. Todos os PDIs ficam registrados junto ao histórico de cada colaborador e o acompanha por todo o ciclo de vida na empresa. Ao dar um Feedback ou criar um PDI é possível vincular as competências que estão sendo trabalhadas e acompanhar o desenvolvimento da aderência do colaborador ao cargo contratado.

Para ajudar as empresas, desenvolvemos um guia prático com 7 passos para dar um bom feedback. Baixe agora!

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma demonstração.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top