skip to Main Content

Como dar Feedback no processo seletivo

O Processo Seletivo é um momento repleto de expectativas tanto por parte da empresa e principalmente por parte do candidato. Passar pelas etapas desse processo e chegar ao fim sem uma resposta pode ser muito frustrante. 

Sabendo disso, ao longo texto iremos abordar os seguintes tópicos, para que você fique por dentro de tudo sobre Feedbacks no processo seletivo: 

  • O que é Feedback; 
  • Como funciona o Feedback no processo seletivo; 
  • Qual a sua importância; 
  • Benefícios do Feedback para o candidato. 

Vamos lá? 

O que é Feedback 

O feedback, de forma resumida, significa dar um retorno para alguém sobre algo. De maneira prática, no ambiente corporativo, pode ser uma opinião sobre pontos como: o andamento de um projeto que você vem executando, sobre a empresa onde você trabalha, caso seja um colaborador, ou dos seus funcionários, se você estiver em um cargo de liderança. 

O feedback exerce um papel muito importante na produtividade das equipes, se os colaboradores não souberem no que estão acertando ou precisando melhorar, irão continuar fazendo as coisas da mesma maneira, e isso consequentemente irá afetar o desempenho da equipe como um todo.

O mesmo ocorre com os que exercem um cargo de liderança, que cometem erros e precisam ter esse retorno para que tudo flua de forma mais leve e todos possam crescer juntos. 

É uma forma de comunicação que fornece uma perspectiva externa sobre as ações e o desempenho de uma pessoa, permitindo que ela busque analisar o que pode ser feito de maneiras diferentes, e até mesmo entender quais são os seus pontos fortes. 

Como funciona o Feedback no processo seletivo 

Para além do âmbito corporativo, o Feedback pode ocorrer em diversas situações, como nos relacionamentos pessoais, no contexto esportivo e no ambiente acadêmico. Uma dessas situações é durante o processo seletivo. 

Geralmente, um processo seletivo conta com diversas etapas, e o feedback pode ser realizado de diferentes formas, isso depende de cada empresa. Porém, alguns dos estágios mais comuns em que ocorrem o feedback são: 

  • O primeiro feedback costuma ocorrer após a inscrição do candidato, quando ele anexar seu currículo ou preencher um formulário. O feedback pode ser dado via e-mail ou SMS, para informá-lo se ele irá prosseguir para a próxima etapa ou se ele não atende aos critérios estabelecidos.
  • Após selecionar os currículos que melhor se encaixam no perfil da vaga, o segundo passo geralmente consiste em uma ou duas entrevistas, sejam elas presenciais, online ou por telefone. 

A primeira entrevista é para conhecer melhor o candidato, após a realização dela, é importante fornecer um feedback sobre o candidato, e caso ele passe para a entrevista avançada, o mesmo processo deve ser realizado, buscando indicar de forma mais detalhada quais foram as impressões do candidato, pontos fortes e prontos a melhorar, entre outras informações. 

Assim que o processo seletivo for realizado, é mais comum que a empresa realize os feedbacks para comunicar se o candidato foi ou não escolhido para aquela vaga. 

Para os selecionados, o feedback pode ser principalmente sobre os motivos que o fizeram ser escolhido para a vaga, elogios, e até projetos que deverão ser trabalhados para que o trabalho flua melhor. 

Para quem não foi selecionado, podemos dizer que o feedback é ainda mais importante, pois irá ajudá-lo a entender quais foram os motivos pelos quais ele não foi escolhido, através de sugestões de melhorias que podem ser fundamentais para ele se encontrar em outra vaga, ele pode crescer e aprender com o processo. 

Conheça todos os tipos de Feedback clicando aqui.

Qual a sua importância 

Agora que você sabe em quais momentos do processo seletivo incluir os Feedbacks, vamos entender mais a fundo a importância de incorporá-los no seu recrutamento? 

O feedback ajuda o candidato a entender melhor quais são as suas principais habilidades e também quais são os pontos nos quais precisa melhorar. Essa visão externa trazida pelo recrutador pode ajudar muito no processo de evolução de um profissional. Mas claro, atente-se à maneira de falar com candidato, sempre de forma empática. 

Além de auxiliar o processo de desenvolvimento do profissional, o feedback também possibilita uma boa experiência do candidato durante o processo seletivo. Esse retorno tem a capacidade de fazer com os candidatos se sintam respeitados, mesmo que não tenham sido selecionados para a vaga. 

O que nos leva a outro ponto importante, como citamos anteriormente, a importância de ter uma boa reputação como marca empregadora no mercado. Quando a empresa é reconhecida como um lugar em que os candidatos são valorizados independente se chegaram a entrar para o time ou não, isso agrega valor para o negócio, além de fazer com que bons profissionais queiram trabalhar na empresa. 

Como o feedback pode ser uma via de mão dupla, ao implementar essa cultura, busque também dar abertura para que o candidato diga o que achou do processo seletivo. Isso contribui para que a equipe de recrutamento esteja sempre se aperfeiçoando e melhorando. 

Os feedbacks no processo seletivo também são capazes de ajudar a empresa a ser mais transparente em relação às razões pelas quais um candidato foi ou não selecionado para uma vaga, isso torna o PS mais justo e objetivo. 

Como fornecer o feedback para o candidato 

Falamos sobre a importância do feedback no processo e em quais etapas ele pode estar presente, mas como fornecer esse retorno ao candidato? Preparamos algumas boas práticas e algumas dicas para te auxiliar: 

Para quando o feedback ocorre durante o processo seletivo: 

  • Seja objetivo, não tem porque enrolar ao fazer um apontamento, busque ir direto ao assunto;
  • Seja claro e específico; 
  • Se atente para que o feedback seja construtivo, trazendo fatos que possam agregar ao candidato; 
  • Enfatize os pontos fortes e os motivos pelos quais ele continua no processo. 

Para quando o PS chegou ao fim: 

  • Assim como durante o processo, seja claro e objetivo. Forneça razões claras pelas quais o candidato foi ou não aprovado; 
  • Seja sempre respeitoso e sensível, com todas as expectativas geradas durante o processo, é preciso ter sensibilidade ao comunicar o resultado; 
  • Aponte as qualidades (sem bajular) e aponte também as áreas em que o candidato precisa melhorar, isso dará a ele a chance de entender o que é preciso mudar. 

Asssista também ao vídeo sobre como realizar o feedback durante o processo seletivo no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

Aqui na RHGestor nós temos um módulo específico para Feedback em nosso sistema. Ele possibilita às lideranças da empresa poderem emitir PDIs e dar feedbacks aos seus liderados de forma fácil e intuitiva.

Todos os PDIs ficam registrados junto ao histórico de cada colaborador e o acompanha por todo o ciclo de vida na empresa. Ao dar um Feedback ou criar um PDI é possível vincular as competências que estão sendo trabalhadas e acompanhar o desenvolvimento da aderência do colaborador ao cargo contratado.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top