Lifelong learning: entenda o conceito

De forma muito simples, Lifelong learning é o conceito de que o aprendizado não tem data para acabar.

Mesmo depois de anos estudando, se aperfeiçoando, do ensino básico, a faculdade, é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento.

Essa expressão é um reflexo dos tempos atuais. Muitos profissionais estão dispostos a aprender sempre algo novo, tendendo a acompanhar o ritmo das transformações do mercado.

Empresas que investem nos colaboradores podem ser muito ativas nesse momento, visto que esse investimento no ensinamento dos colaboradores gera muito mais retorno em resultados para seus clientes.

O que é lifelong learning?

Na prática, ele pressupõe que nunca é tarde ou cedo demais para aprender algo novo.

No que diz respeito ao mercado profissional, o colaborador que entende que a educação é fundamental para seu desenvolvimento, certamente tem mais propriedade para lidar com as demandas corporativas do dia a dia e a complexidade empresarial.

Com isso, fica fácil perceber que vai muito além de se graduar ou pós graduar. Essa aprendizagem é geral e precisa ser entendida como um processo sem fim, visto que, nenhum diploma é sinal de linha de chegada ou final. A sua jornada de desenvolvimento é contínua e nada pode encerrar isso.

Qual a importância desse processo?

É um valioso diferencial competitivo.
Quando você demonstra que é comprometido com o desenvolvimento das suas competências, aumenta suas chances de prosperar profissionalmente. Ninguém quer um profissional que está estagnado.

É a antecipação das transformações do mundo e do mercado, visto que o profissional está mergulhado nas tendências, tecnologias e novidades para que alavanquem sua carreira empresarial.

Na visão do RH, incentivar esses estudos pode ser uma boa. Dentro da uma empresa, nem sempre os profissionais tem condições de fazer novos cursos e se aperfeiçoar na sua área. Se a empresa quer e pode investir, seja esse canal.

Agora como profissional de RH que quer ser um profissional Lifelong learning, pode começar investindo em cursos de qualificação.

Ao se qualificar, você aprofunda seus conhecimentos e ganha novas experiências, se preparando para novas posições na empresa onde está ou fora.

Fique atento as tendências do mercado

Tudo muda, toda hora. O mercado é totalmente volátil, exigindo que o profissional esteja sempre atualizado.

Identifique seus pontos de melhoria

Nem só de conteúdo técnico vive um bom profissional. A parte comportamental também pode ser desenvolvida.

Revisite suas competência, identificando quais são seus pontos de melhoria para traçar um plano ambicioso de melhora com visão de saltos mais altos.

O importante para esse tipo de profissional é reforçar a mentalidade de estar aberto ao conhecimento, entendendo o lifelong learning como um estilo de vida com a busca de resultados exponenciais.

A ânsia de crescer profissionalmente é uma ambição profissional muito boa. A sua carreira agradece.

Compartilhar conteúdo

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-pinterest" aria-hidden="true"></i> Share on pinterest
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Leia também

Outros materiais

Licença gala: quais são regras?

A CLT é cheia de normas e sabemos que algumas ocasiões onde um empregado falta são justificadas – ou seja, abonada. Com esse abono, garante-se

Organização para o RH em 2022

Assim como na vida pessoal, precisamos de um caderninho com metas e objetivos para o próximo ano de forma profissional. Dentro das empresas isso não

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

CANDIDATO: ESSE FORMULÁRIO É SOMENTE PARA EMPRESAS.