O que é Assessment e como aplicar?

Quando falamos de um bom processo de recrutamento e seleção e a organização de times de alta performance numa empresa, é de extrema importância que ferramentas de análise estejam ao nosso alcance para poder medir e qualificar.

Conhecer os colaboradores que estão trabalhando naquele ambiente é fundamental. Identificar líderes, saber o ponto forte de cada colaborador e suprimir as suas fraquezas podem ser os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso.

O método Assessment faz uso de sistemas, políticas e práticas que vão fornecer uma quantidade considerável de informações necessárias para planejar, produzir, implementar, gerenciar, treinar, apoiar e sustentar a força de trabalho de uma empresa.

Como seu foco é em pessoas, ele é capaz de avaliar como elas se encaixam no sistema das companhias, como podem ser melhor utilizadas e mais produtivas.

Esta forma de avaliação tem orientado os setores de RH graças à sua capacidade em definir se tal pessoa é capaz de cumprir com o que é exigido em posição profissional.

É uma forma de avaliação que vai além da análise curricular, que busca respostas em aspectos mais sutis e pessoais. Esse relatório relatório identifica traços comportamentais e analisa o perfil profissional de cada colaborador na empresa.

É uma forma de fazer com que o colaborador tenha um autoconhecimento sobre as suas aptidões. O assessment permite ao departamento de recursos humanos gerir o conhecimento em sua empresa através de técnicas que conduzem a um diagnóstico preciso do funcionário.

Geralmente essa análise é feita pela pessoa do setor de RH, que vai saber o que fazer com essas informações posteriormente.

Um coisa é fato, não adianta fazer se não entender o propósito desse método. Essa abordagem ajuda a abordar e identificar os problema, promovendo a coleta e gerando evidências para ter soluções.

Como usar?

Empresas de médio e grande porte, geralmente utilizam do assessment em algumas ocasiões pontuais. Na verdade, profissionais de RH que já usam e sabem as suas vantagens, usam no nível executivo, gerencial, de lideranças ou técnicos.

Isso tem um motivo bem específico, pois demanda uma análise profunda dos colaboradores. Apesar disso, você também pode utilizar o assessment para desenvolver os seus colaboradores.

Tipos de assessment

– Pessoal: é feito buscando traçar características intelectuais da pessoa. No entendimento da personalidade pode indicar  se alguém é capaz de desempenhar as tarefas necessárias em sua função. Também é possível verificar se este colaborador ocupa uma posição certa de acordo com as suas características pessoais.

Saber distinguir se alguém tem os traços comportamentais necessários para desempenhar determinada função pode diminuir problemas e prolongar estadia do colaborador. O assessment pessoal faz um balanço entre a capacidade intelectual de uma pessoa e sua habilidade para determinada função.

– Cultural: Esse tipo de assessment busca mostrar aquilo que a pessoa almeja, aquilo que é capaz de mexer com seu lado emocional. É uma forma de medir respostas imediatas e quanto tempo essas decisões duram. Assim, o RH consegue avaliar se a contratação é condizente com o que a empresa quer. Também avalia se aquele profissional tem capacidade de entregar o que o colaborador quer.

– Desempenho: Busca referências de produtividade pessoal e setorial. Afinal, nem todo mundo que trabalha no mesmo setor ou na mesma função tem o mesmo perfil. Com base nisso, é possível que o setor de RH sinta a necessidade de produzir avaliações em âmbitos diferentes. Isto pode levar à produção de assessments orientados pela motivação, que enfim acarretaria em uma outra modalidade de avaliação de colaboradores.

Onde utilizar?

Para colaboradores no geral: seleção de novos colaboradores, diagnóstico interno e desenvolvimento de funcionários. Independente da fase, é importante aplicar para saber se aquela pessoa será capaz de exercer determinada função até antes de ser contratada, depois disso, como forma de evitar falhas durante o trabalho e também como investimento para melhorias para um aumento de produtividade.

Para gestores: desde o planejamento de carreira a retenção de talentos. Para ser um gestor, a pessoa precisa se desenvolver suas habilidades para chegar ao cargo que deseja. A maioria das empresas optam por buscar novos gerentes e diretores, mas com o assessment, a ideia é que a empresa consiga identificar e preparar quem já está dentro da empresa.

O assessment dá uma segurança para o funcionário, faz com que ele se sinta valorizado, pois é a sua companhia olhando por ele.

Resultados

Quanto maior a profundidade de dados que você possui, melhor será a capacidade de análise da sua empresa. Mas quanto maior é a sua empresa, mais difícil fica para captar esses dados. A nossa dica é que você consiga fazer isso dentro de uma plataforma para que veja os resultados em formato de dashboard, conseguindo visualizar melhor as suas estatísticas e não precisando se preocupar em tabular seus dados para gerar gráficos.

Por isso, é importante ter uma ferramenta que possa gerar esses dados para você, evitando papéis e infinitas planilhas.

A RHGestor faz isso hoje! Dentro da nossa plataforma temos 7 testes, incluindo DISC e Eneagrama, que atualmente são muito procurados.

Agende uma demonstração!

Compartilhar conteúdo

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-pinterest" aria-hidden="true"></i> Share on pinterest
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Leia também

Outros materiais

Lifelong learning: entenda o conceito

De forma muito simples, Lifelong learning é o conceito de que o aprendizado não tem data para acabar. Mesmo depois de anos estudando, se aperfeiçoando,

Organização para o RH em 2022

Assim como na vida pessoal, precisamos de um caderninho com metas e objetivos para o próximo ano de forma profissional. Dentro das empresas isso não

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

CANDIDATO: ESSE FORMULÁRIO É SOMENTE PARA EMPRESAS.