Qual a importância da avaliação de experiência?

O contrato de experiência é um período no qual as partes de um contrato de trabalho se relacionam numa fase experimental à convivência afim de um trabalho de caráter definitivo. Por lei, é estipulado que a empresa pode testar aptidões de um funcionário para a vaga por até 90 dias antes de efetivá-lo. Conhecemos esse “período” como período de experiência.

Esse período é crucial para qualquer profissional e empresa. É o período onde a relação precisa ser edificada, onde um candidato pode ter se saído bem no processo seletivo, mas é necessário alguns meses para ter a certeza de que ele se enquadra para aquele cargo que foi contratado.

Nesse período de 3 meses, as empresas realizam a avaliação de experiência, com uma avaliação formal de um gestor quanto ao desempenho do novo colaborador. Faz-se com 45 dias e depois com 90. Nessa avaliação o líder/gestor pontua como está o trabalho do colaborador, bem como se ele domina de fato os conhecimentos técnicos e habilidades pertinentes a sua ocupação. Além disso também pode ser avaliado regras, hierarquias, respeito ao colega de trabalho , prazos e até pontualidade.

Com essa avaliação, a empresa tem um procedimento formal onde estabelece que um líder avalie, dando o suporte durante toda a efetivação. Tendo essa avaliação, se a pessoa não se enquadrar, para evitar transtorno ou postergar, pode ser desligada de forma mais rápida.

E não é vantagem somente para a empresa, mas também para o colaborador, já que ele recebe feedback desde o início do seu trabalho, reduzindo ansiedade e até insegurança. Quando as expectativas e resultados estão claros, o colaborador faz ajustes e pode evoluir mais rapidamente.

Apesar de parecer burocrático, é uma forma de gerar conexão entre líder e liderado. Direcionar o caminho desse colaborador novo é primordial para o sucesso do trabalho e a entrega rápida de resultados.

Dentro da ferramenta da RHGestor é possível fazer essa avaliação de forma rápida e muito prática. Além da automatização, gera indicadores, conecta PDIs, acelera a performance e contribui para uma comunicação ainda mais integrada.

Compartilhar conteúdo

<i class="fab fa-facebook" aria-hidden="true"></i> Share on facebook
<i class="fab fa-linkedin" aria-hidden="true"></i> Share on linkedin
<i class="fab fa-twitter" aria-hidden="true"></i> Share on twitter
<i class="fab fa-pinterest" aria-hidden="true"></i> Share on pinterest
<i class="fas fa-envelope" aria-hidden="true"></i> Share on email

Leia também

Outros materiais

Lifelong learning: entenda o conceito

De forma muito simples, Lifelong learning é o conceito de que o aprendizado não tem data para acabar. Mesmo depois de anos estudando, se aperfeiçoando,

Organização para o RH em 2022

Assim como na vida pessoal, precisamos de um caderninho com metas e objetivos para o próximo ano de forma profissional. Dentro das empresas isso não

O que é Assessment e como aplicar?

Quando falamos de um bom processo de recrutamento e seleção e a organização de times de alta performance numa empresa, é de extrema importância que

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

CANDIDATO: ESSE FORMULÁRIO É SOMENTE PARA EMPRESAS.