Organização para o RH em 2022

Assim como na vida pessoal, precisamos de um caderninho com metas e objetivos para o próximo ano de forma profissional. Dentro das empresas isso não deveria ser diferente, afinal, aquilo que é anotado corre menos risco de ser esquecido ou deixado de lado.

Com a pandemia, um dos setores que mais teve que se movimentar foi o de Recursos Humanos. Com o trabalho híbrido e remoto, a dificuldade em estabelecer relacionamentos, o uso excessivo de redes sociais e problemas direcionados ao emocional, a forma como as pessoas se comportam em todos os âmbitos da vida mudou muito.

Várias pesquisas nos mostram números altíssimos de mudança desde 2019, realçando o digital como necessário e não só possível.

Para 2022, a expectativa é que colaboradores e gestores tenham empatia e capacidade de entender o que se passa com cada colaborador, para lidar com situações cotidianas da melhor forma. Tendo em vista que o papel das empresas é zelar e providenciar condições saudáveis de trabalho, para que os colaboradores tenham uma tranquilidade sobre as atividades que precisam efetuar – incluindo o RH, agora é a hora de pensar em todas as alternativas possíveis de melhoria para iniciar o próximo ano.

A ”digitalização” das coisas é real e não é considerada uma tendência, pois já virou realidade. Em respeito a esse tipo de necessidade nas empresas, o trabalho remoto juntamente do home office, vieram provar que ela é extremamente necessária.

Aos setores de RH e DP, na hora da lista é preciso pensar no que fez falta e pode continuar fazendo. Falando sobre a forma mais empática e humana de lidar com um colaborador, por exemplo, precisamos pensar em soluções.

Podemos começar por perguntas

– Minha equipe tem demanda para isso?

– Atualmente, o tamanho da minha equipe também dá conta de ser mais humano com o colaborador?

– Tenho parceiros para isso?

– Meus colaboradores tem benefícios suficientes?

– Como estão as descrições de cargo?

– Os gestores estão promovendo de forma adequada? Eu estou ciente do que está acontecendo em cada departamento? Essa é a minha função aqui?

– Estamos fazendo pesquisa entre os colaboradores? E o resultado delas, estamos usando de alguma forma para melhorar nossos processos?

– Terão vagas para abrir?

– Quais recursos eu tenho para fazer mudanças?

São muitas questões que podem ser colocadas a prova nesse final de ano.

Se falta tempo, precisa ser analisado o que toma tanto tempo assim desse departamento. São os processos? É o fato de fazer tudo de forma manual? Se for, existem inúmeras ferramentas e softwares para ajudar na gestão de colaboradores dentro e fora do escritório, descentralizando o controle de questões burocráticas e permitindo que não só o setor responsável cuide disso, mas também os gestores e líderes ou até os próprios colaboradores.

Se falta equipe, como defender aos meus gestores e diretores que preciso de mais contratação e não só uma ferramenta que me auxilie nisso? Nesse post nós falamos sobre como o RH pode falar de dinheiro e defender melhorias para o seu departamento. Vale a pena conferir!

Se faltam ideias para poder colocar tudo isso em prática, que tal se aperfeiçoar na área? Entender como otimizar o tempo, como melhorar os processos do próprio departamento e criar ações efetivas para os colaboradores. Aqui no nosso blog e nas redes sociais da RHGestor sempre deixamos algumas dicas para você implantar na sua empresa e de bons profissionais da área que oferecem cursos e capacitações.

Comece colocando tudo que você espera que aconteça na empresa e em seu departamento em pontos para pode olhar e definir prazos e como vai acontecer.

– Seja realista: antes de qualquer coisa, é preciso que suas metas sejam tangíveis, afinal, de nada adianta gastar tempo e esforço com coisas que não estão ao seu alcance e nem da empresa.

– Divida suas metas em etapas: escreva seus objetivos no papel, e logo abaixo deles escreva tudo o que você precisa para conquistá-los.

– Trabalhe com metas a curto e longo prazo: alguns objetivos demandam muito mais tempo do que outros. Você precisará organizá-las dentro do tempo disponível, saiba aceitar que nem tudo pode ser tão rápido quanto você imagina, mas se esforce para cumprir as tarefas dentro do tempo que for estabelecido.

– Mantenha o compromisso: seja fiel ao que você combinar, mesmo que seja consigo mesmo. No meio do caminho, mesmo que existam adversidades, não desista do combinado.

– Acompanhe seus avanços: medir como estão as ações é sempre importante. Ver o que pode melhorar, como deve ser feito para obter melhores resultados e também para se motivar a tentar mais vezes.

– Reorganize-se quando for necessário: não deu certo? Reorganize os processos. Veja onde deu errado, como pode ser substituído e o que está ao seu alcance naquele momento.

O que se pode esperar de tendência para os setores que cuidam das pessoas como ninguém é um dialogo mais aberto com os próprios colaboradores. Ações mais empáticas e mais cuidadosas serão extremamente necessárias para a recuperação da estabilidade no trabalho que 2020 e 2021 tiraram das pessoas. E para ter tempo de fazer isso, as questões processuais precisam ser feitas de forma mais rápida.

Comece pensando em uma ferramenta para a gestão do seu RH. Agende uma demonstração com a gente!

Depois que toda a parte burocrática é sanada, o tempo para obter resultado em outras ações se torna maior. Cuidar de gente é prioridade do RH.

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