Outubro Rosa: qual a responsabilidade das empresas na campanha contra o câncer de mama e como agir?

Você com certeza já ouviu falar sobre as campanhas de Outubro rosa! As empresas têm um papel muito importante na luta contra o câncer de mama e, por isso, hoje viemos tratar sobre este tema. Venha refletir conosco, e adquirir ao final algumas dicas de como trabalhar com a idéia em sua organização!

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha voltada à luta contra o câncer de mama, cujo objetivo é promover a prevenção através do diagnóstico precoce. Afinal, a prevenção ainda é a melhor forma de combate a doença. O nome desta remete a cor do laço, símbolo da campanha, reconhecido mundialmente.

A campanha foi criada com a iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the cure, que distribuiu um laço rosa à todas as participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada por sobreviventes do câncer de mama em Nova York.

Importância da campanha nas organizações

As práticas relacionadas à campanha se instalam hoje nas organizações pois é no trabalho onde o indivíduo passa a maior parte do seu tempo, e o que mais envolve a vida deste. Assim, essas práticas são responsabilidades empresariais também, como um lembrete de cuidado ao colaborador de forma rotineira.

Conscientização deve atingir em sua maior importâncias as mulheres, visto que é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Porém, a doença também acometer homens, apesar de sua incidência ser menor.

Que ações de Outubro Rosa podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho?

A campanha não precisa ser toda e extremamente elaborada, pois pequenos detalhes no dia a dia já podem fazer diferença. A seguir, separamos algumas dicas e idéias que sua organização pode seguir. Confira:

  • Iluminação e decoração da empresa

Pequenas decorações no ambiente de trabalho podem fazer diferença, como a utilização de luzes, balões ou enfeitar utensílios com um laço rosa.

  • Uniformes cor-de-rosa

Mesmo que sua empresa faça uso de um uniforme padrão, que também pode ser decorado com um faço e um alfinete, pode-se deixar um dia de vestimenta livre desde que se utilize o rosa. Imagine que lega, uma vez na semana todos os funcionários estarem cor-de-rosa!

  • Debates e palestras com profissionais da saúde

Uma dica legal também e bem interessante seria chamar profissionais da área da saúde para explicar melhor sobre a problemática da doença e, principalmente, ensinar a realizar o toque a procura de nódulos.

  • Arrecadações para ONGS

Existem vários centros de acolhimento a pacientes em tratamento de câncer de mama, além de hospitais que oferecem tratamento gratuito, mas precisam de ajuda financeira. É muito interessante realizar campanhas de arrecadações para estas instituições, pois ao mesmo tempo em que estará realizando a conscientização, também estará ajudando, na prática, o tratamento de milhares de mulheres.

E ai, gostaram das dicas? Que tal pôr em prática na sua organização e ajudar a conscientização dos seus funcionários?

Vamos todos juntos lutar contra o câncer de mama!

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

SEM COMPROMISSO