skip to Main Content

O papel do RH na Indústria 4.0

Indústria 4.0 

A indústria 4.0 ou conhecida como 4° Revolução Industrial, por meio da utilização de tecnologias avançadas, vem alterando a maneira como as tarefas são realizadas. Utilizando a tecnologia como forma de automatizar os processos por meio de recursos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data. Falaremos um pouco sobre o papel do RH na Indústria 4.0. 

Algumas das principais diferenças entre a indústria tradicional e a indústria 4.0 são as operações em tempo real, descentralização, modulação da produção, monitoramento remoto, segurança elevada e custos menores. 

A produção está sendo modificada drasticamente graças aos sistemas ciber físicos. A tecnologia computacional opera quase sem nenhum envolvimento humano, com sistemas que prevêem falhas e fazem correções, evitando assim prejuízos às organizações. 

RH 4.0 

O papel do RH em sua forma tradicional, tinha como função organizar os pagamentos e salários, controlar as horas de trabalho e basicamente lidar com as burocracias da empresa no geral. 

A grande diferença deste modelo de Rh tradicional para o RH na Indústria 4.0 é que o foco muda. Os principais pilares do RH 4.0 são: pessoas, processos e tecnologia. O clima organizacional se torna uma prioridade do setor, entre outras atuações que conhecemos como: 

  • Recrutamento e Seleção;                                   
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Remuneração Estratégica;
  • People Analytics e Indicadores;  
  • RH ágil;
  • Assessment;
  • PDI e feedback; 
  • Avaliação de desempenho.

A partir dessa evolução tecnológica na área de RH, e da adoção das ferramentas digitais, as empresas estão mais abertas e dispostas a contratarem os serviços disponibilizados pelos sistemas de gestão de pessoas. O motivo está vinculado com a alta taxa de assertividade nas contratações, o que evita muita rotatividade de colaboradores e contribui para o desenvolvimento da organização. 

Com essas mudanças o RH passa a contribuir para os resultados da organização por meio da inovação, agilidade e criatividade. Além disso, faz a conexão entre empresa e comunidade, e propõe melhorias através da otimização em processos. 

Impactos Positivos do RH 4.0

O avanço da tecnologia pode muitas vezes nos assustar e trazer a sensação que não iremos nos adaptar às mudanças. Porém, assim como em outras áreas, a indústria 4.0 na área de RH, trouxe vários impactos positivos. 

Como pessoas que atuam na área de gestão de pessoas, ouvimos muito sobre RH estratégico, inovação, facilidade na retenção de talentos em menos tempo e na redução de burocracias. Essas são algumas das vantagens proporcionadas pela indústria 4.0. 

Um impacto extremamente importante foi a diminuição de erros que ocorriam no trabalho manual. A automatização de processos proporcionou maior assertividade e menos chance de erros que demandará dedicação de tempo e trabalho para solucioná-los.

Este avanço também proporciona uma facilidade para a tomada de decisões de gestores e analistas, além de reduzir o custo e tempo de atração de talentos. 

RH 4.0 na sua Empresa

Sabendo dos benefícios proporcionados pelo RH na indústria 4.0, continuar levando sua empresa através dos moldes tradicionais de planilhas e formulários, é recusar a opção de avançar junto com o mercado

Para avançar do formato tradicional para um setor estratégico, inovador e inteligente, existe uma caminhada que possui alguns pilares, sendo eles: 

  • Foco na Gestão de pessoas

O antigo modelo patrão – funcionário, não funciona mais hoje em dia. O RH tem o papel de contribuir para a boa relação dentro da empresa, independente do cargo que cada um ocupa. Além de proporcionar uma boa experiência, um ambiente seguro e oportunidades de crescimento dentro da organização. 

  • Capacitação contínua e personalizada 

Com a evolução e desenvolvimento contínuos, é muito importante que os profissionais estejam sempre aprendendo e se atualizando. Essa capacitação pode partir da iniciativa do próprio colaborador, não é mais necessário que seja apenas uma ordem de cima para baixo, visto que irá colaborar para sua carreira e não apenas para o desenvolvimento da empresa. 

  • Diversidade e inclusão 

Esse tópico, é levado por muitas empresas como se fosse algo “a mais ́ ́, um diferencial que a organização possui. Mais diversidade e inclusão deixaram de ser algo à parte, são um pilar essencial para que a organização se desenvolva de forma justa, imparcial, inclusiva e colaborativa. Esses fatores devem estar presentes tanto no processo de recrutamento e seleção, quanto no de remuneração e gestão de desempenho. 

  • Ferramentas digitais são essenciais

Tudo que o RH precisa em termos de tecnologias pode ser adquirido pela computação em nuvem, que é de fácil implementação e manutenção, mais barato e dá mobilidade aos profissionais de RH. 

Alguns dos sistemas que podem ser integrados na indústria 4.0 são:

  • Gestão de informações e documentações dos colaboradores;
  • Gestão de solicitações e fluxo de aprovações;
  • Gestão digital de recrutamento e seleção;
  • Gestão de treinamentos;
  • Gestão de desempenho dos colaboradores;
  • Avaliação do clima organizacional;
  • Remuneração estratégica;
  • Gestão baseada em dados.

Orientações para a contratação de soluções tecnológicas para o RH

Se você possui o objetivo de encaixar a sua organização na indústria 4.0, é importante encontrar um sistema que irá te ajudar a solucionar suas dificuldades e que será parceiro do seu negócio.

São três os prontos que você deve levar em consideração: 

  • Prefira soluções que integram com seu sistema de folha de pagamento

Quanto mais funcionário a empresa tiver, mais importante é haver o sistema de folha de pagamento, para que não necessite de tanta dedicação de tempo com o retrabalho dos profissionais.

  • Opte por sistemas mais completos em vez de contratar vários softwares específicos

Softwares avulsos suprem as necessidades de pequenas empresas, mas quando ela é grande acaba gerando problemas pois os sistemas não são integrados entre si, e integração é tudo para médias e grandes empresas!

  • Compare o nível de funcionalidade das plataformas

Mesmo que em duas empresas possuam processo de recrutamento e seleção, uma pode ser muito diferente da outra. Se aprofunde sobre as funcionalidades das plataformas.

Ebook: RH na Indústria 4.0 – Como a indústria está mudando a Gestão de Pessoas

Para entender melhor sobre o que falamos, clique na imagem e baixe o nosso Ebook gratuito para se aprofundar ainda mais no tema!

Sobre a RHGestor

A RHGestor é uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas que organiza e automatiza processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.

Conclusão

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, assine a nossa newsletter clicando aqui. 

 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top