skip to Main Content

Qualificação profissional e aprendizagem digital: benefícios para a empresa

O Ensino Digital tem tomado diferentes rumos e significados principalmente após o início da pandemia de COVID – 19 no mundo. Dessa forma, a qualificação profissional e a aprendizagem digital se tornam, a cada dia que passa, alternativas mais viáveis para o avanço de diversas áreas e carreiras.

Mas o que é qualificação profissional e aprendizagem digital?

Conhecemos como qualificação profissional a atitude de aperfeiçoar os conhecimentos relacionados a área profissional. Para além de uma graduação, essa qualificação costuma ser constante, a partir de cursos e palestras.

Atualmente, principalmente após o início da pandemia, a aderência de cursos online cresceu drasticamente. Nesse contexto, a aprendizagem digital como alternativa para melhorar o seu currículo e agregar muito conhecimento ao seu repertório sem ter que sair de dentro de casa, foi uma ideia muito bem aceita por muitos profissionais. 

O Certificado Cursos On-line realizou uma pesquisa que apontou que a busca por cursos on-line aumentou mais de 300% somente em 2020, e teve seu ápice em maio e junho. Muita coisa né? 

Os motivos estão bem claros: a redução de custos de deslocamento para palestras e cursos presenciais ou até em outras cidades, e a facilidade de executá-los no momento que for de maior comodidade para o profissional. Isso torna a aprendizagem digital muito mais acessível para profissionais de diversas áreas.

Benefícios da aprendizagem digital  

A aprendizagem digital inspira o desenvolvimento dentro das organizações e gera vantagem competitiva para o negócio. Isso ocorre pois as pessoas que buscam sempre se aperfeiçoar e se atualizar em sua área, não deixam com que a corporação fique para trás no mercado de trabalho. 

Além de ter como principal objetivo a capacitação e o incentivo dos colaboradores a buscarem por atualizações e cumprimento de competências, tem benefícios importantes que incluem a redução de custos voltados a deslocamento e localização, e aumento do alcance. Ou seja, mais pessoas podem participar ao mesmo tempo. 

Muitas empresas e corporações aderem a aprendizagem digital também como incentivo a inovação e estímulo à auto aprendizagem, além da fácil implementação e a aplicação imediata do conteúdo. 

É importante ressaltar que a aprendizagem digital faz parte da contribuição para a valorização do funcionário. Propor cursos que o qualifiquem e que demonstre que seu desempenho é importante para a organização, se inclui no processo de fidelização do mesmo na empresa. 

A qualificação profissional como aliada da sua empresa 

Investir recursos e tempo voltados para qualificar os profissionais de variados setores da sua empresa é o que irá definir se ela está acompanhando o mercado atual.

A qualificação profissional vai muito além de um curso de graduação, por exemplo. Se qualificar profissionalmente diz respeito a se manter ativo e acompanhar as atualizações, que ocorrem frequentemente em quase todos os setores. 

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está mudando e se atualizando constantemente. As empresas e profissionais que buscam se desenvolver junto com esse movimento, serão beneficiados. 

A importância de investir em qualificação profissional dos seus colaboradores vai desde atualizar os conhecimentos, até adquirir habilidades para superar novos desafios que comumente surgem no dia a dia do ambiente de trabalho. 

Profissionais bem qualificados e atualizados geram bons resultados para a organização. 

Indústria 4.0

A indústria 4.0 é um fator que interfere significativamente na importância da qualificação profissional e aprendizagem digital. A nova era da informação demanda que os profissionais se atualizem cada vez mais rápido e estejam por dentro das novas tecnologias. 

A Indústria 4.0 é conhecida como a 4° Revolução Industrial e merece nossa atenção. Estar vivendo uma mudança como essas exige que quem pretende se manter atualizado e firme no mercado de trabalho busque alternativas de aprender. 

E aqui entra a aprendizagem digital, com a possibilidade de acessar diferentes cursos sem precisar se locomover geograficamente a alternativa se torna muito mais viável e atrativa para os profissionais da maioria das áreas. 

Entenda mais sobre a Indústria 4.0 através do nosso E-book: RH na Indústria 4.0.

Clique na imagem para receber acesso ao E-book

Conclusão

Agora que você sabe o que é qualificação profissional e aprendizagem digital, quais são as suas vantagens, e como implementar ele na sua empresa, é hora de colocar em prática!

A RHGestor te ajuda a implementar um RH automatizado, o que possibilita que você, profissional de RH, possa investir mais tempo e dedicação em práticas voltadas para o bem estar dos colaboradores!

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e conhecer mais da plataforma de RH mais completa do Brasil.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top