Contadora de formação, Alice Chaves iniciou sua carreira na área de RH ainda antes da faculdade. Hoje, atuando na Zoom Tecnologia como Coordenadora de Gestão de Pessoas, ela compartilha como pretende tornar os processos da área mais transparentes e automatizados com o auxílio da plataforma RHGestor by Sólides.
– – – – –
A gestão eficaz de pessoas é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois pode impactar de forma significativa o desempenho organizacional.
Nesta edição, o RH em Pauta conversou com Alice Chaves, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Zoom Tecnologia, uma empresa líder de mercado na produção e fornecimento de equipamentos e soluções inteligentes para os setores governamental e privado, que está há 20 anos no mercado e conta com mais de 400 colaboradores.
Vamos entender as motivações que levaram à decisão de adotar uma tecnologia de gestão de pessoas na empresa. Além de entender como contar com uma solução de RH irá auxiliar a empresa a ganhar mais espaço no mercado, reconhecendo os talentos certos e mantendo uma cultura de crescimento e transparência.
Alice, como você conheceu as soluções da RHGestor?
Eu conheci a RHGestor no CONCARH, o Congresso Catarinense Sobre Gestão de Pessoas, do ano passado. Eu conversei com o CEO da empresa, o César Carvalho, porém, na época, eu estava em outra empresa e em outro momento da minha carreira. Mas foi justamente ali que foi plantada uma sementinha das entregas que o sistema proporciona.
Quando eu cheguei aqui na Zoom Tecnologia para atuar como Coordenadora de Gestão de Pessoas, nós começamos a falar de ferramentas para o departamento de RH. Em 2024, eu estive novamente no mesmo evento, mas, dessa vez, já como parte do time da Zoom, juntamente com a gerente da nossa área. Visitamos de novo o estande de vocês no evento, conhecemos melhor a plataforma e discutimos sobre.
A partir disso começamos a jornada de experimentação, que durou mais ou menos duas semanas, para entender como é que a gente traria os processos que já temos aqui para dentro da ferramenta.
O que chamou a atenção de vocês em relação ao que a plataforma oferece?
A RHGestor oferece uma gama de processos de avaliação de comportamento, com vários testes disponíveis na plataforma, então esse foi um fator bem relevante. E desde que nos conhecemos no CONCARH, começamos a entender o que faria mais sentido para nós.
Hoje, as soluções em recrutamento e seleção que a RHGestor oferece foram as que mais nos chamaram a atenção, pois nós utilizamos três ferramentas, sendo que duas delas eu consigo substituir pelo RHGestor e ganhar eficiência operacional no dia a dia de processos, principalmente no tempo em que eu gastava para monitorar e controlar dois sistemas distintos.
Para além dos recursos, em resumo, acho que o que mais nos atraiu foi poder, realmente, contar com um sistema mais absoluto possível. Eu acredito muito nessa transparência de informações que o sistema oferece, considero mais adequado para o mercado hoje, principalmente quando falamos sobre o protagonismo de carreira dos colaboradores.
E quais foram os principais fatores ou desafios que motivaram sua empresa a buscar uma solução de gestão de RH?
Estamos passando por um momento de expansão, de dentro para fora mesmo, buscando trazer mais olhares do mercado a partir do que estamos construindo. Mas, o nosso RH por aqui ainda é bastante manual; utilizamos planilhas e não temos muitos processos automatizados.
Então eu entrei para a equipe justamente para começarmos a estruturar a jornada do colaborador, falar sobre desempenho e carreira. E quando fomos olhar o mercado para trazer mais inovação para dentro da nossa área, que comporte a gestão de todas essas pessoas, entramos realmente em uma busca para entender o que faria mais sentido para nós.
E entendemos que, para o que procuramos, a RHGestor vem com uma bagagem mais completa. Isso porque nós temos a certificação ISO, que preza muito pela qualidade dos processos, e, apesar de estarmos em evolução, somos uma empresa bem processual.
E quando eu falo de processos, eu tenho uma gestão da qualidade bem eficiente, então eu preciso escrever os processos e as políticas, para ter as instruções de trabalho bem claras e definidas.
Todos os formulários oficiais que utilizamos precisam ser controlados pela qualidade, e hoje fazemos isso tudo de forma manual, o que foi um dos principais motivos de buscarmos uma solução. Pois, agora com a plataforma, a proposta é automatizar tudo isso, principalmente a nível de formulário, fluxo de aprovação e de operações como um todo.
Quais são as expectativas da sua empresa em termos de implantação de um RH estratégico com a ajuda da RHGestor?
A nossa realidade hoje é de colaboradores tanto em regime de PJ quanto CLT, sendo que o cadastro dos PJs era feito de forma manual. Então, a expectativa é realmente fazer uma grande virada, de confiar hoje em uma base que seja coerente.
Dentro da RHGestor, hoje eu conto com as soluções de admissão digital, em que tanto o PJ quanto o CLT passam por elas. Já com o sistema de Folha que usamos, e que integra com o sistema de vocês, eu mantenho essa base bem atualizada.
Além disso, consigo unificar o controle, trazer mais agilidade para os processos, confiabilidade das informações, e também passo a utilizar o People Analytics e a olhar um pouco mais para indicadores, de início, principalmente para aqueles que a própria plataforma já me oferecerá prontos.
Além dos processos, que nós já rodamos de forma bem transparente hoje, nós temos que evoluir a nível de cultura, de engajamento dos colaboradores. Por exemplo, nós aplicamos pesquisas, porém elas estão apenas sob controle do RH, sendo que o gestor, muitas vezes, acaba não tendo visibilidade dos dados relacionados à gestão do próprio time.
E quando há uma troca de feedback, o colaborador não tem essa visibilidade, que é o que eu acredito como gestão, que todas as pessoas precisam olhar e entender a informação. Também acredito muito nos dados para tomada de decisão, quando você formaliza aquele one-on-one que você faz, aquele feedback.
Então, com a plataforma, estamos começando a trazer clareza para todas as partes. Tanto para o gestor, quanto para os times e também para o RH. Todos estão acessando as informações.
Se eu pudesse resumir as minhas expectativas em uma frase, ela seria: mais inovação e profissionalismo, para ganharmos mais ritmo dentro do nosso time.
Em relação ao que vocês realizam sem a plataforma, o que você espera mudar a partir de agora?
Em um primeiro momento, precisamos estruturar o recrutamento, seleção e a admissão digital, e trazer tudo que está em planilhas para dentro da plataforma
Além disso, hoje, nós fazemos o controle e a avaliação de treinamentos, tudo em planilha. E eu não tenho ainda braço pra fazer uma avaliação mais técnica em cima de um treinamento mais técnico.
Então com o sistema eu conseguirei trazer a automação das trilhas de onboarding, para termos um canal onde as pessoas consigam consultar de tempo em tempo esses materiais.
Também pretendemos eliminar canais paralelos, para cada vez mais trazer assertividade, com uma ferramenta de gestão de pessoas que contém tudo que precisamos.
Me traz uma tranquilidade muito grande saber que todos os colaboradores vão ter acesso às informações de forma clara, e que vamos poder proporcionar uma melhor experiência para a equipe no geral.
Com base no que viu até aqui, que conselho daria para outras empresas que estão considerando adotar uma tecnologia no RH?
O que me fez escolher vocês, além de tudo que falamos, foi o fato de conseguir estruturar um RH de ponta a ponta dentro em uma única ferramenta, por ser tão ampla quanto ela é.
Eu poderia passar o dia todo falando da quantidade de processos que vão e voltam manualmente, e que não conseguem se sustentar num fluxo de aprovação, pensando no dia a dia de quem está do lado de cá.
E aí tem os outros ganhos, né? Das pessoas, das lideranças e tudo mais. Mas quando eu falo de estruturação de ponta a ponta, no mercado, a gente entendeu que a RHGestor foi a solução que mais atende a gente nesse momento.