Principais desafios da gestão remota
Mesmo com todos os aparatos tecnológicos que possuímos atualmente, a distância ainda pode ser um fator que acarreta em vários desafios no cotidiano do ambiente corporativo. A partir disso, identificamos como alguns dos principais desafios da gestão remota:- Ruídos na comunicação: só quem tem problemas com mensagens e áudios por whatsapp vai entender. O gestor tem um desafio gigante em ter que se comunicar e ser entendido da forma correta por aplicativos ou reunião via teleconferência.
- Isolamento social: por ficarem muito tempo sozinhos, as pessoas acabam tendo necessidades muito específicas e isso pode afetar muito a saúde mental.
- Falta de rotina: trabalhar no mesmo lugar pode dificultar a separação da vida pessoal e profissional. Para muitos, é difícil estabelecer limites e isso pode atrapalhar o dia a dia no trabalho.
- Falta de estrutura adequada: se as empresas não fornecerem os materiais de trabalho adequados e a pessoa não tiver uma boa internet ou móveis que auxiliem no trabalho, o rendimento pode ser prejudicado. Ergonomia e espaço reservado somente para o trabalho é o desafio de muitos.
- Problemas com a família: home office com crianças, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Muitos adultos também não entendem essa relação entre trabalho e casa. Estar presente não significa estar desocupado, muito pelo contrário.
Sugestões de como implementar uma equipe remota na sua empresa
Embora o isolamento traga os desafios que citamos anteriormente, isso não significa que essa característica não possa mudar. Separamos algumas sugestões interessantes para que você possa observar e, quem sabe, implementar na sua empresa:Reuniões mais interessantes:
Coffees e Happys virtuais:
Inovação e entretenimento:
Melhora na comunicação:
Boas ferramentas de tecnologia:
Apoio para lidar com os desafios: