Gracielli Mengarda é formada em psicologia e, em 2023, passou a fazer parte da equipe da Unimed Oeste do Paraná como assistente de gestão de pessoas, com a missão de implantar e estruturar uma área de Gestão de Pessoas na empresa.
– – – – – – –
Uma gestão de pessoas eficaz impacta diretamente no resultado de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois influencia de forma significativa o desempenho organizacional.
Nesta edição, o ‘RH em Pauta’ entrevistou Gracielli Mengarda, assistente de gestão de pessoas da Unimed Oeste do Paraná, fundada em 1983, e que conta hoje com uma equipe de 180 colaboradores.
Vamos explorar as motivações por trás da decisão de implementar uma tecnologia integrada de gestão de pessoas na empresa. Além disso, buscaremos compreender como a aplicação de testes comportamentais bem estruturados pode ser um grande diferencial para uma solução de RH estratégica como a RHGestor.
Gracielli, você pode compartilhar como conheceu as soluções da RHGestor?
Eu conheci a RHGestor por meio de uma busca que fiz no Google. Nessa busca também encontrei outras plataformas, então cotamos com diversas empresas.
Porém, estávamos buscando por algo mais completo e com um bom custo benefício para nós, pois estamos em processo de estruturar a área de gestão de pessoas aqui na empresa.
Além da busca, também fiz uma visita à Unimed Federação para conhecer mais de perto os processos de RH, e lá eles me apresentaram a plataforma da RHGestor. Após as pesquisas, vimos que estava dentro do nosso orçamento neste momento e optamos pela plataforma de vocês entre as que encontramos no mercado.
Um fator que sem dúvidas influenciou na decisão foi que tudo o que tínhamos de expectativas em adquirir ao longo do tempo, com a RHGestor já teríamos de imediato, por se tratar de uma solução muito completa.
A reunião de apresentação da plataforma também me agradou bastante, somado ao fato de podermos contar com o auxílio da federação para nos guiar em relação às diversas maneiras de utilizarmos o sistema, já que eles têm mais experiência com a aplicação prática no dia a dia.
Quais foram os principais fatores e desafios que motivaram vocês a buscarem por uma solução tecnológica para o RH?
Nosso principal objetivo ao buscar por uma plataforma é agilizar os nossos processos de recrutamento e seleção e também torná-los mais assertivos, fazendo tudo dentro de uma única plataforma, e também podermos aplicar pesquisas de clima, algo que considero muito importante e que não tínhamos aqui.
Você falou sobre a pesquisa que realizou para conhecer diversas plataformas; o que você encontrou de diferencial na RHGestor?
O que mais me chamou atenção foram os testes comportamentais presentes na plataforma. Como psicóloga, costumo ser crítica em relação à aplicação de testes que não sejam exclusivos da psicologia, pois é uma das ferramentas que utilizo para avaliar os candidatos e colaboradores.
Com o sistema de vocês, tenho confiança no teste que estou aplicando, pois é muito completo tanto em relação à quantidade de perguntas quanto em relação ao resultado que ele gera.
Isso foi um grande diferencial em relação às outras plataformas. Em algumas, encontrei testes com apenas duas perguntas, e sabemos que é muito difícil ter um mapeamento de perfil assertivo com uma quantidade tão pequena de informações.
Agora falando um pouco sobre as suas expectativas em relação à plataforma, o que você mais espera das funcionalidades?
Além de tornar os processos mais ágeis, também tenho a expectativa de proporcionar uma boa experiência aos candidatos a partir do momento em que cadastram o currículo no site. Hoje esse processo de recrutamento é bem manual e percebo que muitos deles ficam com dúvidas e dificuldades.
E também, queremos trazer mais benefícios aos nossos colaboradores. Pretendemos fazer isso a partir das pesquisas de clima e satisfação que iremos aplicar por meio da plataforma.
Com base no que você experienciou e conheceu da plataforma até agora, se pudesse dar um conselho para quem está buscando uma plataforma de RH, o que você diria?
O meu principal conselho é: pesquise por uma plataforma que entregue tudo que você precisa fazer na sua gestão de pessoas em um só lugar.
Também volto a reforçar sobre os testes. É muito importante que haja assertividade nas aplicações, pois precisamos ter cuidado principalmente com os testes de avaliação de perfil, que envolve uma decisão que pode mudar a vida de alguém por um resultado talvez mal interpretado.
Então precisamos contar com ferramentas que passem essa confiabilidade no mercado e que tenham responsabilidade com os colaboradores e candidatos. E isso eu encontrei na plataforma da RHGestor.
–
Faça como o Álagui e automatize os seus processos de RH com uma plataforma completa e integrada para gestão de pessoas. Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.