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Indicadores de gestão: benefícios e quais utilizar
Como já diz o nome, “indicador” é o que indica, dá conhecimento e serve de guia. Métricas são importantes para todas as áreas de uma empresa como forma de medir resultados e definir novas estratégias para o negócio, isso nos leva aos indicadores de gestão.A principal função dos indicadores é demonstrar o desempenho de todos os âmbitos da gestão e definir os caminhos para um sucesso. Sabendo disso, preparamos este conteúdo em que você irá ler:
  • O que são indicadores de gestão;
  • A importância para a empresa;
  • Principais indicadores de gestão.

O que são indicadores de gestão

Indicadores de gestão são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar como tem sido o desempenho de uma organização, de um processo ou de uma equipe, em determinado período de tempo.A partir deles é possível obter informações objetivas sobre o progresso em relação a objetivos e metas estabelecidas. Além disso, são usados com o objetivo de monitorar o desempenho e identificar o que precisa ser melhorado, dessa forma, as decisões são tomadas baseadas em informações que contribuem para o crescimento do negócio.Esse tipo de indicador pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, sendo elas: vendas, RH, produção, atendimento ao cliente, entre outras. E podem ser usados para medir diferentes aspectos como a produtividade, a qualidade, a eficiência, etc.Mas como obter esses dados? Eles podem vir a partir de dados internos da organização, como os registros financeiros e relatórios de produção, ou através de fontes externas, como pesquisas de mercado ou índices econômicos.É importante entender que não são todos os indicadores de gestão que funcionam para todos os casos em saber selecionar os mais adequados, considerando os objetivos da empresa é essencial.Ao optar por um indicador se atente aos seguintes critérios: ele deve ser claro, objetivo, relevante, mensurável, alcançável e ter relação com os resultados esperados.

A importância para a empresa

Agora que falamos sobre o que são os indicadores de gestão, vamos entender mais a fundo qual a sua importância para uma organização?
  • Tomar decisões baseadas em informações
Como citamos anteriormente, os indicadores de gestão fornecem informações essenciais para uma análise do funcionamento do negócio. A partir deles, é possível identificar problemas, tendências e até oportunidades. Isso ajuda a estabelecer as prioridades, definir onde aplicar os recursos e criar estratégias baseadas em dados.
  • Medir e acompanhar o desempenho
Após estabelecer metas e traçar objetivos baseados nos indicadores, através deles, os gestores podem acompanhar o desempenho e o progresso, podendo assim comparar os resultados a partir de determinados períodos de tempo.
  • Promover a comunicação e o engajamento
Os indicadores de gestão facilitam a comunicação interna e externa, fornecendo uma linguagem comum para avaliar o desempenho da empresa. Eles permitem que os gestores comuniquem metas, resultados e progresso para a equipe, acionistas, parceiros e outras partes interessadas, criando transparência e engajamento.
  • Estabelecer metas realistas
Ao analisar os indicadores, a empresa pode estabelecer metas realistas e alcançáveis, baseadas em dados e informações concretas. Isso evita a definição de metas irrealistas ou desconectadas da realidade, garantindo um planejamento estratégico mais eficaz.
  • Buscar sempre a melhoria contínua
Como os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para a busca da melhoria contínua dentro da empresa, ao monitorar constantemente o desempenho e os resultados, a organização pode identificar oportunidades de otimização, implementar mudanças e avaliar o impacto das ações tomadas.Podemos concluir então, que os indicadores de gestão fornecem uma base sólida para a tomada de decisões informadas, monitoramento de desempenho e melhoria contínua. Eles ajudam a empresa a manter o foco nos resultados, identificar problemas e oportunidades, além de impulsionar a eficiência operacional e o sucesso organizacional.

Principais indicadores de gestão

Separamos alguns indicadores importantes para os gestores se atentarem. Lembrando que no caso dos gestores, bons indicadores são formas de tomar decisões mais assertivas e ágeis. E claro, não basta só levantar esses indicadores, mas também é preciso analisá-los, saber onde está o problema e quais as melhores formas de resolvê-lo.Vamos conhecer então alguns dos principais indicadores:
  • Ticket Médio
O ticket médio é uma métrica que fornece detalhes sobre o valor médio das vendas por cliente. Ele é calculado somando as vendas em determinado período e dividindo pelo número de clientes.
  • ROI
Existe uma fórmula simples para o cálculo do ROI. Você deve subtrair a receita gerada por aquele investimento pelo custo dele. Em seguida, dividir o resultado pelo custo de investimento e, por fim, multiplicar por cem.Chegando, assim, à porcentagem de retorno sobre aquela ação. Essa é uma das métricas mais usadas para que a empresa consiga mensurar seus ganhos com os investimentos que realiza.
  • CAC
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de Marketing e Vendas que mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada cliente. Esse custo de aquisição de clientes é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente.Na grande maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são Marketing e Vendas, mas dependendo do negócio podem variar e muitas vezes ficar na mão de gestores diversos.
  • LTV
O Lifetime Value é o valor no ciclo de vida, ou seja, quanto em média seus clientes investem em seus produtos ou serviços durante o período em que eles se relacionam com sua empresa.É uma métrica que mostra a importância do investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor.
  • Rotatividade de funcionários
Não somente no RH, mas também muito utilizado por gerentes e gestores de algumas empresas, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa.Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores que dependem ou não da relação com o gestor da área. Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período.O cálculo é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.
  • NPS
Essa é uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa. Mesmo que você não tenha ouvido falar sobre NPS antes, provavelmente já teve contato com o principal instrumento dessa métrica: a pesquisa de satisfação.O NPS funciona porque a pessoa possui o poder de recomendar, ou não, produtos e serviços para um amigo ou familiar. Dessa maneira, a pergunta mede a probabilidade de recomendar, e não há um indicativo maior de satisfação dos clientes do que recomendar uma empresa para pessoas queridas já que elas gostaram de determinada coisa.Não é uma métrica medida com frequência, a não ser que a base de cliente seja muito grande. Sendo pequena, duas vezes ao ano é suficiente. E se for muito grande, vale a pena fazer a cada 30 dias.

Conclusão

Aderir aos indicadores de gestão e adaptá-los as necessidades do seu negócio, pode ser o diferencial que você está procurando. Com a plataforma da RHGestor, você acompanha:
  • indicadores de Recrutamento e Seleção;
  • Indicadores de Treinamento e desenvolvimento;
  • Indicadores de Avaliações, Feedbacks e PDIs;
  • Indicadores de Operações, BI da Folha.
  • E muito mais.
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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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