- O que são indicadores de gestão;
- A importância para a empresa;
- Principais indicadores de gestão.
O que são indicadores de gestão
Indicadores de gestão são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar como tem sido o desempenho de uma organização, de um processo ou de uma equipe, em determinado período de tempo.A partir deles é possível obter informações objetivas sobre o progresso em relação a objetivos e metas estabelecidas. Além disso, são usados com o objetivo de monitorar o desempenho e identificar o que precisa ser melhorado, dessa forma, as decisões são tomadas baseadas em informações que contribuem para o crescimento do negócio.Esse tipo de indicador pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, sendo elas: vendas, RH, produção, atendimento ao cliente, entre outras. E podem ser usados para medir diferentes aspectos como a produtividade, a qualidade, a eficiência, etc.Mas como obter esses dados? Eles podem vir a partir de dados internos da organização, como os registros financeiros e relatórios de produção, ou através de fontes externas, como pesquisas de mercado ou índices econômicos.É importante entender que não são todos os indicadores de gestão que funcionam para todos os casos em saber selecionar os mais adequados, considerando os objetivos da empresa é essencial.Ao optar por um indicador se atente aos seguintes critérios: ele deve ser claro, objetivo, relevante, mensurável, alcançável e ter relação com os resultados esperados.A importância para a empresa
Agora que falamos sobre o que são os indicadores de gestão, vamos entender mais a fundo qual a sua importância para uma organização?- Tomar decisões baseadas em informações
- Medir e acompanhar o desempenho
- Promover a comunicação e o engajamento
- Estabelecer metas realistas
- Buscar sempre a melhoria contínua
Principais indicadores de gestão
Separamos alguns indicadores importantes para os gestores se atentarem. Lembrando que no caso dos gestores, bons indicadores são formas de tomar decisões mais assertivas e ágeis. E claro, não basta só levantar esses indicadores, mas também é preciso analisá-los, saber onde está o problema e quais as melhores formas de resolvê-lo.Vamos conhecer então alguns dos principais indicadores:Ticket Médio
ROI
CAC
LTV
Rotatividade de funcionários
NPS
Conclusão
Aderir aos indicadores de gestão e adaptá-los as necessidades do seu negócio, pode ser o diferencial que você está procurando. Com a plataforma da RHGestor, você acompanha:- indicadores de Recrutamento e Seleção;
- Indicadores de Treinamento e desenvolvimento;
- Indicadores de Avaliações, Feedbacks e PDIs;
- Indicadores de Operações, BI da Folha.
- E muito mais.