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PDI: Como utilizar a análise de Gaps para o sucesso profissional
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

O primeiro PDI de um colaborador na empresa geralmente ocorre após o período de experiência e é um passo muito importante tanto para a carreira do profissional, quanto para a própria empresa. 

Para que o PDI seja realizado de forma assertiva e informada, a análise de Gaps dos colaboradores se torna uma etapa essencial. Pensando nisso, neste artigo falaremos sobre o que é PDI, como identificar os Gaps de um colaborador e como utilizar a análise dos Gaps para realizar o primeiro Plano de Desenvolvimento Individual de um colaborador. 

Vamos lá? 

O que é PDI

O termo PDI significa Plano de Desenvolvimento Individual e tem como objetivo traçar um caminho visando o desenvolvimento profissional dos colaboradores nas organizações, de forma que eles possam visualizar o seu crescimento. 

Ele auxilia, de forma estratégica e eficaz, no desenvolvimento de objetivos a curto, médio e longo prazo, para que os objetivos traçados sejam alcançados. Sendo assim, para quem busca avançar na carreira e na organização em que trabalha, ele se torna essencial. 

Além de ser utilizado nas empresas, os PDIs também são frequentemente utilizados em ambientes educacionais, como escolas e universidades, para ajudar os alunos a definir metas acadêmicas e planos de estudo. 

Essa prática pode ser muito importante para a motivação do profissional, já que visualizando até onde pode chegar em sua carreira profissional e dentro da empresa na qual trabalha, a sua produtividade e o seu foco se tornam seu principal alinhado. 

Para a empresa, os PDIs contribuem para a formação de uma equipe de profissionais especializados nas tarefas que exercem. Além disso, também contribui para a diminuição da taxa de rotatividade, pois os colaboradores se sentem valorizados dentro do ambiente de trabalho. 

Como identificar os Gaps de um colaborador

Os Gaps de competência são as diferenças entre o perfil ideal que um colaborador deve ter para ocupar determinado cargo ou função, em relação aqueles que o profissional realmente possui. 

Já as competências dizem respeito a conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que são importantes para uma pessoa na hora de desempenhar uma determinada tarefa ou função. 

Elas podem ser divididas em diversas categorias, como competências técnicas, competências comportamentais e competências de gestão, e podem variar de acordo com a área de atuação de um profissional. 

Sendo assim, identificar os Gaps de competência de um colaborador consiste em identificar quais são os seus pontos fortes, assim como as dificuldades que ele pode encontrar ao exercer o seu trabalho.  

Separamos então, algumas dicas de como você pode identificar os Gaps de um profissional na sua empresa: 

  • Tenha os objetivos da empresa bem estabelecidos 

Antes de pensar em abrir uma nova vaga, é muito importante que esteja bem definido os objetivos da empresa. Sabendo onde ela pretende chegar com o seu trabalho será possível identificar os colaboradores ideais para compor a equipe. 

Para definir os objetivos, lembre-se de utilizar a metodologia SWOT, elas te ajudarão a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

  • Faça uma descrição de cargos 

Esta ferramenta tem como objetivo descrever as vagas disponíveis nas empresas. Isso é feito com base no que se espera em relação a funções, responsabilidades, competências e habilidades do colaborador que venha a ser contratado. 

As melhores descrições de cargos devem ser bem detalhadas e ao mesmo tempo objetivas, pois a ideia é atrair os candidatos adequados, reduzindo o tempo necessário para o processo de seleção. O mais importante da descrição é o como, quando e para quem o colaborador deve exercer as suas funções.

De forma burocrática, essa função procura alinhar as expectativas entre empresa e funcionário, para definir políticas salariais, evitar desvios de funções, desentendimento e até possíveis processos trabalhistas.

  • Realize Avaliações de Desempenho 

Como o nome sugere, uma Avaliação de Desempenho tem a intenção de mensurar a produtividade e os resultados da organização, visando sempre o crescimento do negócio. Ela deve ser feita periodicamente, e estar focada nas competências de cada avaliado, visando identificar possíveis problemas no desempenho das atividades.

Existem vários métodos que podem ser utilizados para medir o desempenho dos colaboradores. A escolha do método deve partir de um planejamento bem estruturado, buscando chegar ao modelo mais compatível com a empresa. 

Realizando uma boa avaliação, feita da maneira correta, podemos entender o que precisa ser melhorado ou que já está bom e deve ser mantido. Com os dados obtidos nessa análise, é possível entender quais atitudes tomar. 

  • Aplique os testes comportamentais 

Os testes comportamentais são avaliações cujo objetivo é analisar características, comportamento e reações de um indivíduo em determinadas situações ou contextos. 

Eles são projetados de forma a coletar informações objetivas sobre como uma pessoa interage e reage a diferentes estímulos e cenários. Sendo assim, são muito importantes para perceber se os colaboradores precisam desenvolver outras habilidades e quais são seus pontos fortes e fracos. 

Além de aplicar os testes comportamentais, é muito importante que a devolutiva dos mesmos seja feita de forma correta. Isso é importante pois os resultados oferecem insights sobre suas características comportamentais e ajudam no desenvolvimento profissional e pessoal. 

  • Compare os resultados 

Após realizar todas essas etapas e ter acesso a essas informações, reúna elas e faça um comparativo entre as competências necessárias para o cargo e as competências que o profissional que irá ocupá-la possui. 

Com esse comparativo é possível identificar de forma descomplicada as possíveis lacunas de conhecimentos e habilidades do colaborador e iniciar uma estratégia para desenvolvê-las. 

É importante pontuar que: sempre que a empresa mudar seus objetivos e metas, essas etapas devem ser revisadas, para que assim, os cargos estejam sempre alinhados com o crescimento da organização. 

Como utilizar a análise de Gaps de um colaborador para realizar o 1° PDI

Abordarmos o conceito de PDI, suas principais funcionalidades, e entendermos como identificar os Gaps de um colaborador. Sendo assim, agora vamos falar sobre como utilizar essa análise para realizar o primeiro PDI de um colaborador na empresa. 

A relação entre os dois conceitos se dá principalmente pelo seguinte fato: para que um Plano de Desenvolvimento Individual seja realizado de forma eficaz, é muito importante que tenha sido realizada uma análise de Gaps do colaborador em questão. 

Isso porque, para elaborar um primeiro PDI logo após o período de experiência do colaborador na empresa, é necessário ter acesso às suas competências. Através delas, vai ser possível compreender quais serão os treinamentos necessários para aprimorar suas habilidades técnicas. 

Com os resultados dos testes comportamentais, também é possível identificar quais são os pontos de melhoria necessários para exercer de forma plena aquele cargo, partindo do princípio de que alguns perfis se saem melhor em determinadas profissões. 

Seguindo nesse caminho, a análise de Gaps irá funcionar como uma espécie de guia para que o primeiro PDI seja elaborado de forma assertiva e condizente com o que o profissional tem a oferecer. 

É importante ressaltar que o PDI deve ser constantemente revisado e atualizado, acompanhar a evolução do colaborador também é um papel que fica a cargo da equipe de RH das empresas. Além disso, essa prática pode trazer um crescimento constante para a empresa, que evolui juntamente com a equipe. 

Conclusão

Identificar os Gaps de um colaborador e tudo que envolve a elaboração de um PDI, pode parecer muita coisa para o RH conseguir contemplar todos os colaboradores. Mas com a RHGestor, você conta com Indicadores de Avaliações, Feedbacks e PDIs dentro da plataforma, de forma automatizada. 

Somos uma plataforma mais que completa para a Gestão de Pessoas, é Absoluta. Organizamos e automatizamos os  processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.

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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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