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Indicadores de RH para a área da saúde
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

Os indicadores de RH, ou indicadores de desempenho, são métricas estratégicas usadas para medir os resultados de cada área, como índice de satisfação, motivação e produtividade, do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. 

Esses indicadores são importantes para: entender se os processos estão sendo otimizados, para reduzir as despesas, aumentar a produtividade e apontar se a gestão está perto ou longe de atingir as suas metas e objetivos.  É uma alternativa fácil de identificar problemas e entender o que precisa ser melhorado em cada setor visando a maior produtividade da empresa. 

Esse trabalho com os indicadores fica principalmente a cargo do setor de RH. É muito importante que os indicadores sejam adaptados para cada setor ou estratégia, eles devem ser específicos para o que se procura entender. 

O método usado para medir e analisar esses indicadores de RH são os KPIs (Key Performance Indicators), que traduzindo é o equivalente a indicadores-chave de performance. Os bons indicadores devem ser bem detalhados e específicos para que se obtenha um resultado positivo. 

Indicadores na área da saúde 

Na área da saúde, os indicadores de desempenho exercem um papel de acompanhar de maneira detalhada, histórica e linear, como a empresa está respondendo aos desafios do dia a dia. 

Os indicadores funcionam como métricas particulares segundo cada processo exercido pela instituição, e como comparativos internos e externos, proporcionando maior chance de acerto nas decisões.  Nos hospitais, essa análise otimiza o desempenho e os avanços destes processos. 

Cada instituição deve entender quais são os indicadores mais adequados para que essa pesquisa realmente seja um fator que beneficie a organização. 

Existem três tipos de indicadores: 

A seguir, vamos falar um pouco sobre os indicadores mais utilizados na área da saúde.

1 –  Índice de Absenteísmo: O índice de absenteísmo diz respeito ao total de faltas ou atrasos dos colaboradores. O cálculo é feito dividindo a quantidade de horas perdidas pela quantidade de horas que deveriam ser trabalhadas, multiplicado por 100. 

2 – Headcount: O headcount, que traduzindo  fica ¨contagem de cabeças¨, é o número de funcionários que trabalham em uma empresa. Ter esses dados é importante pois avalia se o número de colaboradores aumentou ou diminuiu, e o que pode ser feito para evitar ou melhorar isso, além de obter informações precisas e atualizadas sobre eles. 

3 – Turnover: É a rotatividade de colaboradores da organização, quantos foram desligados da empresa num determinado intervalo de tempo. 

4 – Tempo médio de empresa: Avalia quanto tempo, em média, um colaborador permanece na organização.

5 – Clima Organizacional: É um meio de pesquisa em que percebe se quais os aspectos que precisam melhorar e quais pontos são fortes. 

6 – Produtividade: Diz respeito ao quanto o funcionário está entregando de si para produzir e considera aspectos específicos da função que o profissional atua.

7 – Horas extra x Horas trabalhadas: Indicador que busca entender se o colaborador está dando conta das suas tarefas, e se não estiver, o que está acontecendo e precisa ser mudado. 

Os benefícios dos indicadores para a sua empresa 

Os indicadores irão fornecer apoio para definir e entender de forma detalhada como anda a situação atual da empresa, para definir as metas futuras e medir se esses resultados estão sendo alcançados da forma esperada. Eles ajudarão a diagnosticar como está o lado organizacional da empresa.

Podemos dizer também que os indicadores servem como uma bússola para orientar o gestor a tomar as decisões mais assertivas, quando feitos de forma bem definida, eles colaboram para o crescimento do negócio. É importante ressaltar que os indicadores de RH não são para medir pessoas, mas sim avaliar os processos.   

Conhecer mais a fundo os números que fazem parte dos processos da organização, e como eles podem ser úteis, favorecendo muito na hora de tomar decisões, e possibilita fazer isso de forma estratégica, buscando corrigir erros que interferem no resultado da empresa. 

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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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