A metodologia CHA é uma abordagem de desenvolvimento de competências que se baseia em três pilares: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Se trata de saber, saber fazer e querer fazer, três fatores que afetam diretamente o desempenho de um profissional em suas atividades.
É aplicada principalmente por profissionais de RH na gestão de competências, com o objetivo de avaliar as capacidades dos colaboradores de aplicar aquilo que aprenderam.
Esse método compreende que, por meio de treinamentos, experiências e atividades no geral, as pessoas podem desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Os três pilares da metodologia: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
Conhecimentos
É o saber, aquilo que aprendemos nas escolas, universidades e livros, por exemplo. É o domínio teórico sobre certa área ou assunto. Sabemos muitas coisas que vamos aprendendo ao longo da vida, mas nem tudo que sabemos utilizamos no dia a dia.
O conhecimento engloba as hard skills, que são as competências técnicas necessárias para que um profissional ocupe determinado cargo na organização.
O conhecimento é o primeiro pilar, pois é a base da capacidade para que as habilidades e atitudes sejam aplicadas. Sem os conhecimentos básicos em determinado assunto, não dá para desenvolver as habilidades e atitudes necessárias.
Habilidades
É o saber fazer e a capacidade que cada profissional tem de colocar seu conhecimento em prática, ou seja, tudo aquilo que fazemos a partir dos nossos conhecimentos. Isso inclui experiências e resultados alcançados, por exemplo.
Com o passar do tempo, as habilidades tendem a se aperfeiçoar por meio de treinamentos e práticas. São o que chamamos de soft skills, as habilidades e técnicas que são desenvolvidas ao longo da vida, por meio de experiências pessoais.
Atitudes
É o que nos leva a exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, e envolve principalmente o comportamento do profissional, sua proatividade, disposição e a vontade de tomar iniciativas utilizando seus conhecimentos e habilidades.
Onde aplicar a metodologia CHA
Uma dúvida muito frequente em relação a essa metodologia é entender em quais momentos e situações ela pode ser aplicada na organização de forma que facilite o trabalho do RH.
Sendo assim, vamos pontuar abaixo quais são as principais motivações para aplicar este método:
Fazer uma contratação mais assertiva
O processo de recrutar e selecionar candidatos qualificados é um desafio para o RH, que utiliza de diferentes meios para conseguir avaliar e entender se o candidato é ideal para o cargo em questão.
Com a metodologia CHA, é possível analisar as competências ao longo do processo de recrutamento e seleção, para entender se os candidatos possuem as experiências necessárias para ocupar o cargo. Para isso, podem ser aplicadas algumas dinâmicas e entrevistas.
Gestão de competências
É comum encontrar trabalhadores com habilidades e atitude para executar tarefas, mas sem as competências necessárias, assim como profissionais com amplo conhecimento, mas que não conseguem desempenhar suas funções corretamente.
O método CHA se torna essencial para as empresas ao permitir uma análise da equipe e a criação de estratégias que promovam um ambiente motivacional. Isso faz com que os colaboradores se dediquem mais às suas tarefas, com foco maior no desenvolvimento profissional dos trabalhadores.
Além disso, essa análise permite identificar as principais dificuldades da equipe, possibilitando a criação de treinamentos específicos para melhorar conhecimentos, habilidades e atitudes, gerando melhores resultados para o negócio.
Mensuração de resultados
Acompanhar os resultados do negócio é crucial, e isso se aplica também ao método CHA. Através desse acompanhamento, é possível identificar a necessidade de novas estratégias, analisar quais colaboradores atendem às necessidades do negócio e melhorar fatores internos e externos.
A relação entre habilidade e conhecimento é fundamental para a execução das atividades. Assim, a empresa deve considerar a implementação gradual da metodologia CHA ou optar pela terceirização para obter suporte mais rápido.
Feedbacks
O feedback é crucial na gestão de pessoas, pois reconhece o papel de cada colaborador e promove uma cultura de melhoria contínua. Implementar uma cultura de feedbacks, utilizando o método CHA, orienta os colaboradores sobre o que a empresa espera deles.
O feedback construtivo pode alinhar as atitudes dos funcionários com as expectativas da empresa, beneficiando ambas as partes. Isso porque este método pode ser aplicado tanto para avaliar quanto para auxiliar no crescimento dos colaboradores, tornando os pontos de melhoria mais claros e aumentando o engajamento e a compreensão dos erros por parte dos funcionários.
Confira um vídeo da nossa série ABC do RH sobre a Metodologia CHA
Como aplicar o método CHA
Sabendo quais são os três pilares da metodologia CHA e onde aplicar, agora entra a dúvida: mas como posso aplicar na minha empresa?
O primeiro passo é realizar um diagnóstico inicial. Para isso, faça uma análise detalhada dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para as funções dentro da organização.
Em seguida, faça o mesmo para os cargos. Para te auxiliar, utilize descrições de cargos e perfis de competências. Também aplique avaliações de desempenho regularmente, buscando mapear os níveis dos colaboradores nos três pilares da metodologia.
Para as avaliações, você pode utilizar ferramentas como o feedback 360° e autoavaliações. Buscando continuar desenvolvendo a equipe, crie programas de treinamento específicos para os pontos que foram identificados como mais fracos no mapeamento.
Nessa mesma linha, crie PDIs personalizados para cada colaborador, e monitore e ajuste os planos regularmente, com base na evolução do profissional. Também reconheça e recompense os colaboradores que demonstram progresso significativo no desenvolvimento, dessa forma terão incentivos para continuar buscando conhecimento.
A cultura do feedback contínuo deve ser um passo essencial para orientar e motivar os colaboradores. Assim como a promoção de uma cultura organizacional que valorize o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Conclusão
O RH possui diversos métodos para tornar o desenvolvimento dos colaboradores cada vez maior dentro das organizações, além de promover uma cultura de desenvolvimento contínuo.
Mas se o RH está focado em rotinas operacionais, que tempo sobra para se dedicar aos colaboradores? Se essa é a sua realidade, conheça a RHGestor.
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