As competências comportamentais, ou soft skills, estão se tornando cada vez mais importantes no ambiente de trabalho. Para os trabalhadores, elas complementam as competências técnicas, enquanto para os empregadores, contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Neste artigo, oferecemos orientações para recrutadores e empresários sobre como integrar as competências comportamentais nas avaliações de desempenho, e para os trabalhadores, sugerimos formas de desenvolvê-las.
Competências comportamentais: um pouco de contexto
O comportamento e a psicologia humana têm uma influência decisiva no sucesso das organizações, tanto no nível individual como coletivo. As competências comportamentais são traços de personalidade e características pessoais que impactam como as pessoas interagem no ambiente de trabalho — seja com colegas, superiores, clientes ou fornecedores.
Estas competências incluem aspectos tão conhecidos como: liderança, capacidade de trabalho em equipe, organização, empatia, proatividade, inteligência emocional, etc.
As competências comportamentais são o complemento perfeito para as competências técnicas, que se referem a habilidades específicas, como a capacidade de programar em C++ ou de falar inglês. Por exemplo, saber falar inglês é uma habilidade valiosa, mas combiná-la com a capacidade de escuta ativa ou empatia torna essa competência ainda mais poderosa.
Na realidade, as competências comportamentais tornam o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, sendo assim melhor para todos.
Como incorporar as competências comportamentais na avaliação de desempenho
Avaliar o desempenho dos trabalhadores é fundamental para conhecer o nível de desempenho atual, o potencial de crescimento e para definir metas de desenvolvimento. Antes, a avaliação de desempenho analisava principalmente as competências técnicas. Isso se devia ao fato de essas serem mais fáceis de avaliar e mensurar — afinal, ou você sabe trabalhar com Excel, ou não sabe —, e de se pensar que as competências comportamentais não eram tão importantes assim para a produtividade geral.
Porém, hoje sabemos que estas competências são fundamentais para o desempenho, principalmente em um momento em que a tecnologia assume cada vez mais competências técnicas, fazendo com que os empregadores valorizem de forma crescente as habilidades que as máquinas não podem reproduzir.
Se você é responsável por recursos humanos ou empresário, aqui estão algumas estratégias para incluir as competências comportamentais nas avaliações de desempenho:
Avaliação 360 graus:
As pessoas mais indicadas para avaliar as qualidades comportamentais de um trabalhador são as que lidam com ele diariamente. Com a avaliação 360 graus, você pede o feedback de colegas, superiores, subordinados e até de pessoas de fora da empresa, como clientes e fornecedores. Isso permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
Entrevistas comportamentais:
Todos possuímos padrões de comportamento que refletem qualidades e áreas a melhorar. Ao entrevistar alguém para avaliar seu desempenho, faça perguntas que permitam analisar esses padrões, como “Fale sobre uma vez em que precisou resolver um conflito em equipe”.
Definição de metas de desenvolvimento:
É difícil avaliar algo se não houver uma meta; por isso, é importante incluir metas de desenvolvimento comportamental nos planos de carreira dos trabalhadores, pois isso pode incentivá-los a buscar melhoria contínua.
Simulações:
As simulações permitem observar como os colaboradores aplicam suas competências em situações que simulam desafios do dia a dia no ambiente de trabalho. É possível, por exemplo, criar uma simulação onde um trabalhador precisa lidar com um cliente insatisfeito, o que permite avaliar a capacidade de comunicação, empatia e resolução de problemas.
Como desenvolver as competências comportamentais
É verdade que as soft skills possuem um componente inato — algumas pessoas são naturalmente mais comunicativas, atentas aos detalhes, dinâmicas… Porém, as situações de vida que enfrentamos e a nossa vontade também podem desenvolvê-las.
Se você deseja aprimorar suas qualidades comportamentais para se tornar um profissional mais completo e bem-sucedido, pode fazê-lo das seguintes maneiras:
Buscar feedback:
Se quisermos olhar para nossas costas, precisamos de um espelho. Da mesma maneira, nem sempre temos consciência de nossos pontos-fracos; por isso, o feedback dos outros pode se tornar nosso espelho.
Peça a opinião sincera das pessoas que o rodeiam, tanto no trabalho como em outras situações, mesmo daquelas que pensa que o podem deixar um pouco desconfortável — muitas vezes, serão essas que lhe permitirão identificar o “chumbo” que você poderá transformar em “ouro”.
Participar de treinamentos:
Os cursos e workshops em áreas como a liderança, comunicação não-violenta, trabalho em equipe e gestão do estresse são cada vez mais comuns. Eles podem ser uma ótima maneira de aprimorar essas competências e conhecer outras pessoas que estão no mesmo caminho.
Autorreflexão:
Refletir sobre nossos comportamentos e seus resultados pode ser uma boa maneira de descobrir alguns padrões prejudiciais. Para facilitar esse processo, você pode utilizar um diário ou um aplicativo de notas. Registre situações desafiantes, como um conflito com um colega ou uma decisão difícil em equipe, e depois reflita sobre como se sentiu, como reagiu e o que poderia ter feito de forma diferente.
Leitura:
Ler nos oferece a possibilidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa e entender como ela vê o mundo e lida com as situações. Isso pode ser o suficiente para provocar uma autorreflexão ou um momento de clareza que permita desenvolver as competências que lhe faltam.
Destacando suas competências no currículo
Se você está buscando emprego, é essencial saber como destacar suas competências, comportamentais e técnicas, no currículo. Para fazê-lo é essencial criar uma seção de Competências, com as 5 ou 6 competências mais relevantes para cada emprego específico a que se candidatar.
Este número reduzido deve-se ao fato de você querer criar impacto, algo que se dilui se adicionar muitas competências.
Segundo o artigo dos especialistas do Jobseeker: competências no currículo, é importante fazer o seguinte para destacar suas competências:
- Analise a vaga e a empresa: Leia atentamente a vaga e consulte informações sobre a empresa para identificar as competências-chave pretendidas.
- Detalhe o nível de proficiência: Indique sempre o seu nível de perícia em cada competência. Pode usar um gráfico com uma escala de um a cinco, por exemplo, para causar um maior impacto visual.
- Posicionamento da seção: A seção de Competências não deve ser a primeira nem a última do currículo. É geralmente colocada após a Experiência profissional e a Educação.
- Diferencie-se com competências únicas: Se tiver competências incomuns ou altamente especializadas, apresentá-las pode distinguí-lo dos outros candidatos.
Competências comportamentais: pensamentos finais
O mundo do trabalho mudou nos últimos anos e agora a qualidade das relações interpessoais é muito mais valorizada. Seja como recrutador, proprietário de empresa ou trabalhador, não se esqueça da importância de cultivar as competências pessoais e de estimulá-las nos outros. Só assim podemos criar empresas mais humanas e produtivas, e alcançar o nosso máximo potencial enquanto seres humanos.