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Como funciona o Eneagrama?

O Eneagrama é uma sabedora milenar que possibilita compreender o processo contínuo do indivíduo. Foi desenvolvida por Gurdijeff, um filósofo armênico, em que através de uma figura geométrica de 9 pontas representa os 9 tipos de aspectos psicológicos.

Este profundo e preciso sistema permite o entendimento e descoberta das motivações base do sujeito, descrevendo suas formas de agir, pensar e sentir. A partir deste conhecimento, a pessoa passa a ter um melhor entendimento de seu próprio ser, possibilitando as melhores escolhas em sua busca de crescimento pessoal.

A motivação base

A motivação base é o que direciona nossos comportamentos e influencia nossa tomada de decisão no dia a dia. Para cada tipo de psique descrito pelo eneagrama, existe um objetivo subjetivo e uma motivação inconsciente das quais nossas ações se baseiam.

O indivíduo, quando traz para sua consciência esse conhecimento antes escondido de si, inevitavelmente passa a evidenciar seus aspectos buscando encontrar o melhor caminho para seu auto-crescimento, entendendo sua forma de ver o mundo e como melhorar o seu redor.

“Por exemplo, um perfeccionista, com todo o seu exagero no rigor, detalhe e preocupação de fazer tudo de uma forma exemplar, procura reconstruir um ambiente de perfeição onde crê que resgatará uma sensação perdida de serenidade.” (Fonte: Eneacoaching)

Por que e como utilizar o Eneagrama

O eneagrama não apenas nos mostra nossa visão de ser e de mundo, como também nos mostra a forma que agimos em situações de estresse. Sendo assim, ajuda a entender qual o melhor caminho a se tomar em direção à segurança comportamental nesses momentos.

Você como gestor de equipe sabe que a melhor maneira de trabalhar em equipe é conhecer os integrantes, para a partir disso, saber como evidenciar os pontos fortes de cada colaborador, e como trabalhar na melhoria dos pontos fracos. Sua gestão sempre terá melhores resultados ao conhecer os detalhes de personalidade de seus colaboradores, suas motivações e capacidades.

A profundidade do teste permite um mapeamento de personalidade que leva à consciência os padrões de comportamento construtivos e destrutivos. O gestor, tendo também consciência desses detalhes individuais de sua equipe, poderá apontar alternativas de desenvolvimento individual e coletivo, além de melhorar a distribuição de tarefas com base no subjetivo do sujeito e tomar conhecimento das necessidades do time a serem supridas.

Os tipos de aspectos psicológicos

Oscar Ichazo, filósofo boliviano que, assim como Gurdjieff, era fascinado pela ideia de recuperar conhecimentos perdidos, pesquisou e sintetizou os vários elementos do eneagrama. No início da década de 50, Ichazo associou as nove pontas do símbolo aos nove tributos divinos que refletem a natureza humana, oriundos da tradição cristã. Nascia a relação entre o eneagrama e os tipos de personalidade. (Fonte: Instituto IEneagrama)

 

As 9 personalidades do eneagrama

1.O Perfeccionista

As pessoas do Tipo 1 são muito perfeccionistas por serem altamente exigentes, tanto consigo mesmas quanto com as pessoas ao seu redor. Sua visão de mundo se mostra uma bifurcação onde há apenas o certo e o errado, sem meio-termos, e por isso são vistas muitas vezes como pessoas difíceis ou autoritárias.

São sujeitos disciplinados e objetivos que seguem fielmente as regras e as formalidades da sociedade em que vivem. No trabalho e na vida, são esforçados e organizados, além de sempre agir em busca de independência. Trabalham normalmente em áreas em que seu esforço pode ser medido, como por exemplo, áreas de contabilidade, financeiras, de organização e de métodos.

2.O prestativo

Pessoas centradas na emoção que tem uma percepção aguda do próximo, tornando-se conquistadoras e agradáveis de conviver. Agem de forma diferente com cada pessoa, respeitando suas particularidades e não generalizando pensamentos e comportamentos.

Esse tipo de personalidade costuma recusar ajuda por se considerar auto-suficiente, mas está sempre pronto para ajudar o próximo. Acredita que pode sempre fazer tudo e sozinho. Trabalham normalmente em áreas em que há relacionamentos com pessoas, como por exemplo, vendas, relações humanas e secretariado.

3.O bem sucedido

Pessoas competitivas e centradas em ações que os guiam para o sucesso, visando seu reconhecimento. São trabalhadores, eficientes e objetivas, visam o resultado e costumam sempre bater as metas.

Trabalham normalmente em áreas em que há possibilidades de crescimento, como por exemplo, vendas, advocacia, administração, consultoria, assessoria, política e trabalhos autônomos.

4.O romântico

São pessoas centradas na emoção e sensíveis ao ambiente. São observadoras e, por serem também sensíveis, conseguem ver o que outras pessoas não conseguem; percebem pequenos detalhes que fazem diferença.

Trabalham normalmente em áreas em que a criatividade e a originalidade possam ser expressadas, como por exemplo artes, psicologia e jornalismo. Gostam de coisas diferentes, querem expressar seus sentimentos, usando sua criatividade.

5.O observador

São pessoas centradas na mente, são mais individualistas, preferem “ver de longe”. Optam por não fazer parte dos acontecimentos e apenas analisar ao longe para manter seu senso crítico, assim como escolhem ficar consigo mesmos, envolvidos em atividades que só dizem respeito a si próprios.

Sujeitos mais analíticos, sérios e racionais, que evitam expressar sentimentos para não passar por situações inadequadas. Trabalham normalmente em áreas de planejamento, como por exemplo, engenharia, pesquisa e informática, áreas de ciências exatas. São bons para fazer análises e estratégias, sendo eficientes em planejamentos.

6.O questionador

São pessoas cautelosas que raramente agem impulsivamente, planejam sempre suas ações antes e deixam tudo preparado com antecedência. Por serem desconfiadas, têm sempre medo de que algo dê errado e procuram cuidar de tudo para que não ocorra improvisos. Além disso, são sujeitos dependentes que requerem um líder alguém que os sustentem.

Organizados, criativos e comprometidos, que evitam os problemas a arcam com as conseqüências. Trabalham normalmente em áreas de gerências de pessoas e procedimentos, como por exemplo, áreas de produção, financeira e relações humanas. O que as ajuda são sua capacidade de perceber riscos e de críticar os processos, prevendo as falhas.

7.O sonhador

Pessoas agitadas, bem humoradas e muito otimistas, e por isso possuem bons relacionamentos interpessoais. Procuram evitar o desprazer e focam em atividades que lhe dão satisfação; facilmente se entediam com as coisas e ficam saciadas rapidamente, por isso odeiam rotinas e evadem dos padrões e regras. Entretanto, têm tendência a se sobrecarregar de trabalho na tentativa de fugir de problemas emocionais.

Desta forma, trabalham normalmente em áreas em que não há rotina e é necessário o uso da criatividade, como, por exemplo, marketing, vendas, planejamento e negociação. São bons para resolver problemas por serem criativos e otimistas.

8.O confrontador

Pessoas centradas na ação e que possuem muita facilidade em liderar. Diretas e objetivas, visam a realização das atividades, que em geral são intensas e desafiadoras, pois não se intimidam com a dificuldade. Possui um instinto para os negócios e sua autoconfiança fazem deles pessoas que inspiram crescimento e superação. Entretanto, costumam ser autoritárias e gostam de fazer tudo do seu jeito, que considera único e correto.

Trabalham normalmente em uma área relacionada à liderança, como por exemplo, liderando empresas. Sendo confiantes e negociadores, procuram crescer, usando métodos diretos e eficazes. O que querem fazer, elas fazem, sendo realizadoras. Podem ser bons líderes, cuidando firmemente dos interesses do grupo, mas só quando coincidem com os seus próprios.

9.O mediador

São pessoas que centradas na mente ou na emoção, e suas decisões e atitudes sempre visam o bem comum, sujeitos agradáveis e amáveis que vão evitar o conflito a qualquer custo, e portanto, não são nada competitivas. Apesar de terem facilidade de se colocar no lugar do próximo e resolver conflitos quando necessário, costumam ceder às vontades do outro apenas para não gerar intriga ao invés de resolver o problema de fato.

Trabalham nas mais variadas áreas, porque sua facilidade em se adaptar lhes permite trabalhar em mais áreas e se manterem trabalhando, apesar de resistirem inicialmente à mudanças. Normalmente se encontram em setores administrativos, secretariado, atendimento ao público e auxiliares.

Clique na imagem e confira também o Episódio do RHGestor Podcasts,em que Renata Rando, recebe o Leandro Pagani, professor e especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, para umbate-papo sobre Eneagrama e Testes comportamentais.

Sobre a RHGestor

ARHGestoré uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas queorganiza e automatiza processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.

Conclusão

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.Clique aqui e solicite um contato com um de nossos especialistas para saber mais.
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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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