A Inteligência Artificial (IA) está cada dia mais presente em nosso dia a dia e na nossa rotina de trabalho, e o setor de Recursos Humanos também é atingido por essas novidades. Quando se trata do processo de Recrutamento e Seleção, a Triagem de Currículos pode ser realizada a partir do uso da IA, e é sobre isso que iremos falar hoje, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é Inteligência Artificial e exemplos;
- Como é realizado o processo de Recrutamento e Seleção hoje;
- Como a IA pode auxiliar a triagem de currículos no recrutamento;
- Porque utilizar a Inteligência Artificial no processo de R&S;
O que é Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como tomar decisões, analisar e resolver problemas.
Através de máquinas e programas de computador, utiliza diversas abordagens que incluem aprendizado de máquina, redes neurais, algoritmos genéticos e processamento de linguagem natural.
Apesar de parecer uma coisa muito distante, a IA está presente no nosso cotidiano já faz um bom tempo, mas muitas vezes não percebemos. Sendo assim, trouxemos alguns exemplos de Inteligência Artificial:
- Assistente virtual: As assistentes virtuais entendem comandos de voz e fornecem respostas através do processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Algumas assistentes muito conhecidas são: Alexa, Siri e Google Assistant.
- Recomendações personalizadas: Plataformas que utilizam a IA para analisar o histórico de uso e acessar as preferências e comportamentos do usuário para oferecer recomendações personalizadas. Alguns exemplos dessas plataformas são: Amazon, Netflix e Spotify.
- ChatBots: Programas de computador que usam a IA para interagir com os usuários, fornecendo suporte ao cliente e respondendo perguntas comuns. Eles estão em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens.
- Reconhecimento de voz e imagem: São muito utilizadas em várias áreas, como sistemas de segurança baseados em reconhecimento facial.
O processo de R&S hoje
O Recrutamento e Seleção é um processo muito utilizado pelas empresas para atrair e identificar candidatos que sejam qualificados para preencher vagas em aberto.
O Recrutamento se refere ao processo de divulgação das oportunidades de emprego e atração de candidatos para o processo seletivo, e pode ser realizado por meio de diferentes canais. Atualmente a divulgação de vagas ocorre por sites de emprego e redes sociais, mas pode ocorrer também em meios de comunicação mais tradicionais, como os anúncios em jornais, ou até por indicação.
Já a Seleção envolve a avaliação dos candidatos para escolher quem se encaixa melhor na vaga. Para isso, é realizado um processo de análise dos currículos, testes psicológicos, entrevistas e outras ferramentas que auxiliam na hora de avaliar as habilidades e competências dos candidatos.
O principal objetivo do R&S é escolher os candidatos mais adequados para preencher as vagas em aberto, levando sempre em consideração aspectos como: as habilidades, experiências, competências e valores necessários para desempenhar a função requisitada com sucesso.
A forma que o processo é realizado varia de acordo com as necessidades e recursos de cada organização, mas de forma geral, se baseia em algumas etapas, sendo elas: planejamento, divulgação da vaga, triagem dos currículos, entrevista, testes e seleção final.
Como a Inteligência Artificial pode auxiliar a triagem de currículos no recrutamento?
Como citamos anteriormente, no processo de recrutamento, as empresas costumam contar com o auxílio de sites de vagas de emprego para anunciar as vagas disponíveis, mas a tecnologia pode auxiliar para além disso no processo de recrutamento.
Através do uso de algoritmos e de técnicas de aprendizado de máquina, a Inteligência Artificial pode analisar automaticamente os currículos recebidos e ajudar os recrutadores no processo de seleção dos candidatos mais adequados para o cargo em questão.
Isso faz com que os processos sejam realizados de forma mais ágil e eficaz, já que ao analisar cada um dos currículos o RH dedica muito tempo e recursos, faltando tempo para conhecer e entrevistar candidatos que possam estar mais próximos do que exige a vaga.
Muitos dos currículos enviados a uma candidatura muitas vezes não possuem compatibilidade com a vaga. Nesse sentido, com uma plataforma adequada e bem estruturada, a triagem de currículos se torna um processo prático, permitindo que a contratação seja mais rápida e assertiva.
Por que utilizar IA no processo de R&S?
A agilidade proporcionada pela tecnologia na Triagem de Currículos já é uma grande vantagem e um bom motivo para utilizar IA no processo de Recrutamento e Seleção, mas para além disso, existem vários outros motivos, como:
- Análise de grande volume de dados: Uma das grandes vantagens da Inteligência Artificial é a capacidade de identificar padrões e tendências a partir dos dados, o que auxilia na identificação de melhores candidatos baseados em métricas.
- Personalização da experiência do candidato: A realização de um processo seletivo pode ser uma fase de tensão para o candidato, nesse sentido, a IA pode oferecer interações personalizadas, que mantém o profissional informado sobre o andamento do processo, e utilizar chatbots que programam entrevistas e fornecem feedbacks automatizados.
- Triagem objetiva: Se engana quem acha que a IA irá tornar os processos exclusivos, na realidade o que ocorre é que ela analisa automaticamente os currículos e aplica critérios predefinidos para identificar os candidatos mais adequados. Sem julgamentos subjetivos, a IA pode garantir uma triagem mais justa e imparcial.
- Melhor correspondência entre candidatos e vagas: A partir dos requisitos exigidos na vaga, a IA pode analisar habilidades, qualificações e experiências dos candidatos. Isso também leva a identificação de correspondências relevantes, o que a leva a até recomendar candidatos adequados para a posição.
É sempre importante ressaltar que quem calibra essas tecnologias são os usuários, dessa forma, se a empresa possui um viés em que a diversidade não é aceita, e aplica isso na plataforma, o processo consequentemente não será diverso e inclusivo.
Além disso, os recrutadores são quem desempenham o papel principal: entrevistar e analisar os candidatos antes da tomada de decisão.
Asssista também ao vídeo sobre Inteligência Artificial no processo de Triagem de currículos no canal da RHGestor no YouTube:
Conclusão
Na RHGestor, você diminui em 70% o tempo em Triagem de Currículos utilizando a RHIA a Inteligência Artificial da RHGestor, ela auxilia na otimização do tempo de triagem de currículos, pois permite analisar os candidatos mais próximos do perfil da vaga desejada. Um ponto a observar, é que a RHIA não exclui candidatos, apenas permite ao recrutador criar parâmetros de análise conforme a “persona” desejada.
Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.