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Como aumentar a produtividade do time comercial

Em um mercado dinâmico e competitivo, as empresas enfrentam o desafio constante de otimizar a produtividade do seu time comercial. Seja através do refinamento de processos, investimento em tecnologia ou desenvolvimento de habilidades, a busca pelo aumento do desempenho se torna uma jornada essencial.

Mas o que fazer para incentivar o time comercial a ser mais produtivo? Entendendo como funciona o setor comercial e quais as suas funções, trouxemos algumas dicas que podem te auxiliar neste processo. 

Sobre o time comercial

O setor de vendas, ou departamento comercial, é o principal responsável pelos ganhos da organização, sendo assim, trabalha de forma extremamente estratégica. São eles os responsáveis por prospectar e estabelecer um bom relacionamento com os clientes, garantindo mais credibilidade do que estão vendendo. 

Para que tudo corra conforme o desejado, os profissionais do setor elaboram planos de ação para realizar as vendas. Essa prática é pensada desde a primeira abordagem ao cliente até o fechamento do negócio, por esse motivo, é muito importante o engajamento de todos da equipe. 

A produtividade do negócio está diretamente ligada ao desempenho do setor comercial. Se os integrantes da equipe não estiverem sintonizados nos objetivos e nem empenhados em atingir as metas propostas, toda a empresa sente. 

Os cargos que compõem o departamento de vendas de uma empresa, geralmente são divididos em: gerente comercial, gestor de vendas, supervisor de vendas, coordenador de vendas, consultor de vendas, executivo de vendas, suporte de vendas, auxiliar de vendas ou assistente de vendas.  

Confira o Episódio #1 do RHGestor Podcasts sobre a influência do RH no desempenho das vendas do time comercial.

Como aumentar a produtividade do time 

Existem diversas maneiras de incentivar o aumento da produtividade de um time comercial, e essa prática se torna extremamente importante para o desenvolvimento do negócio, já que as vendas afetam diretamente no faturamento. 

Sendo assim, separamos algumas práticas que podem ser muito importantes na hora de desenvolver o seu time comercial para ser mais produtivo. 

  • Treine e desenvolva o time

Desde o momento em que o colaborador passa a fazer parte da equipe, e mesmo após o processo de onboarding, é muito importante que o investimento em treinamento seja constante, buscando sempre aprimorar as técnicas de vendas. Dessa forma, o profissional estará em contínuo desenvolvimento, agregando valor e experiências para o time. 

  • Defina metas 

Sem metas claras e objetivas, a equipe comercial pode se sentir sem um  direcionamento para seguir e sem saber em qual direção focar os seus esforços. Sendo assim, na hora de defini-las, se preocupe com que sejam realistas e mensuráveis dentro do que o time costuma realizar, isso contribui para que as metas sejam mais facilmente atingidas e não desanime a equipe. 

  • Elabore campanhas de incentivo 

Campanhas de incentivo podem ser bastante encorajadoras para os colaboradores. Pois a partir da definição de metas, podem concorrer a prêmios e até a uma maior remuneração no fim do mês, dependendo dos resultados alcançados

  • Incentive a colaboração e a comunicação 

Estimule um ambiente em que a equipe compartilhe informações, ideias e estratégias entre si. Uma comunicação eficaz pode evitar retrabalho e garantir que todos estejam alinhados.

  • Estabeleça processos eficientes

Desenvolva e otimize os processos de vendas para que sejam mais eficazes e economizem tempo. Isso pode envolver a criação de scripts de vendas, padronização de processos e definição clara de responsabilidades.

  • Forneça feedback constante 

O feedback deve ser sempre uma prioridade em qualquer setor. Essa prática estimula a comunicação entre líderes e equipes, além de fornecer informações do que está funcionando e do que precisa ser melhorado. 

É importante pontuar que cada equipe, de cada segmento, possui práticas diferentes e objetivos diferentes. Mas de forma geral, essas dicas podem te ajudar a buscar uma direção para o seu time.

Conclusão

O departamento de RH contribui significativamente para um bom desempenho do time comercial de uma organização, isso ocorre pois um RH estratégico visa também alcançar resultados por meio da Gestão de Pessoas. 

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