skip to Main Content

Como buscar recolocação profissional?

O mercado de trabalho está em constante mudança, o que leva muitos profissionais a buscarem por melhores salários, melhores cargos e diferentes oportunidades. Com isso, surge a recolocação profissional, e é sobre ela que falaremos neste artigo. 

Continue lendo para conferir: 

  • O que é recolocação profissional; 
  • O que leva as pessoas a buscarem por recolocação; 
  • Como buscar a recolocação profissional. 

O que é recolocação profissional 

Profissionais que estão há muitos anos na mesma área / cargo e optaram por buscar novos rumos, ou os que estão em início de carreira mas já não se identificam com o caminho que sua carreira está tomando, ambos passam pela recolocação profissional que consiste basicamente em buscar por uma nova oportunidade de trabalho. 

Esse processo pode contar com práticas como: revisão do currículo, treinamento para entrevistas, posicionamento em redes sociais e networking na área ou fora dela.

A recolocação profissional é super importante, auxiliando o profissional a se reinserir no mercado de trabalho, direcionando ele a uma nova vaga e fazendo a gestão da sua carreira. 

O que faz as pessoas buscarem por ela 

São diversos os motivos que levam profissionais a buscarem  pela recolocação profissional, ela pode ser uma necessidade a partir de uma demissão, como pode também ser uma busca por novos desafios.

Em outros casos pode ser por pontos como: ascensão profissional, falta de investimento em capacitação, insatisfação (salário ou problemas de relacionamento), mudança de cidade entre outros. 

Os motivos variam muito de acordo com cada pessoa, assim como o processo é diferente para cada um. O importante é entendermos que a recolocação profissional não é um momento de descanso, muito pelo contrário, é preciso muito trabalho para poder se realocar no mercado de trabalho. 

A transição de carreira é uma opção a ser considerada, pois muita gente não está satisfeita com os rumos da sua vida profissional. Esse momento geralmente possui três estágios:

  • Desconforto: marcado por descobertas pessoais, o mercado ou propriamente a relação com a área de trabalho em si. É preciso ter muita firmeza para não se deixar abalar por sentimentos negativos como decepção ou baixa auto estima. O ideal é que a pessoa consiga explorar um mundo de possibilidades e encare isso como uma oportunidade.
  • Abandono: aqui é quando a pessoa já tomou a decisão de abandonar seu emprego e não retornar a mesma área. Por mais satisfeito que a pessoa esteja, nunca é fácil tomar essa decisão e encarar todas as mudanças que podem vir.
  • Explorar: Como último estágio, é quando o trabalhador explora um novo mercado de trabalho. Aperfeiçoamento, cursos, candidatura a vagas novas ou começar um negócio próprio.

Como buscar a recolocação profissional 

Mas afinal, como posso me recolocar no mercado de trabalho? 

Para quem já está a um tempo no mercado e já passou por processos seletivos, sabe que na hora de buscar por novas oportunidades não dá pra contar com a sorte só cadastrando currículo sem experiência em sites de vagas. 

Pensando nisso, preparamos alguns passos que podem te ajudar nesse momento: 

  1. Analise com calma a sua carreira até aqui, e aproveite esse rompimento para olhar para a sua carreira profissional. Avalie as condições, metas e desejos, definindo objetivos e analisando as oportunidades de trabalho.
  2. Feito isso, é importante analisar os impactos que a recolocação pode causar, como o impacto familiar, financeiro e profissional. Quando tudo isso estiver 100%, é hora de focar na divulgação do seu nome.
  3. As redes sociais são muito importantes atualmente e nesse momento, por isso sempre atualize seu currículo e também mantenha seu perfil atualizado nos meios em que podem te encontrar. Alguns exemplos são: Linkedin atualizado, cadastro em sites de vagas, experiências preenchidas corretamente, tudo para que os recrutadores consigam informações sobre você rapidamente.
  4. Mapeie vagas e faça um bom marketing pessoal, mostre suas habilidades e competências! Além disso, busque contatos e amizades do meio. 
  5. É muito normal ficar desacostumado com entrevistas após muito tempo trabalhando no mesmo lugar. Sendo assim, quando for convidado para uma pesquisa, pesquise e leia bastante sobre a empresa. Trabalhe também todo o seu potencial de comunicação para se dar bem e principalmente: confie no seu potencial para transmitir segurança e sentimento na conversa.

Alguns meios que podem te auxiliar durante o processo:

  • Sites de emprego | novas vagas;
  • Através de amigos em rede empresarial, social ou pessoal;
  • Agência de empregos públicas ou privadas;
  • Site de uma empresa específica;
  • Orientação profissional, consultoria ou coach de carreiras;
  • Visita direta a empresa que deseja.

Conclusão

Essa caminhada rumo a novas oportunidades pode ser longa e difícil, mas com certeza vale a pena se seu objetivo é o de encontrar através do trabalho não apenas o sustento, mas também a satisfação pessoal e profissional.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top