skip to Main Content

Roteiro de entrevista: como criar o roteiro ideal

Existem duas coisas importantes que devem ser feitas antes de começar um processo seletivo: uma boa descrição de vaga para atrair as pessoas certas e um roteiro de entrevista eficaz para identificar o colaborador ideal. Quanto melhores forem as perguntas para os candidatos, mais certeiras serão as respostas e a chance de uma boa contratação.

Tópicos que abordaremos ao longo deste artigo: 

  • O que é um roteiro de entrevista 
  • A importância de criar um roteiro de entrevista 
  • Como criar um roteiro de entrevista 
  • Melhores perguntas para uma entrevista

O que é um roteiro de entrevista 

Um roteiro de entrevista é um documento que lista as perguntas que um entrevistador planeja fazer a um candidato a uma vaga de emprego, a um especialista em um determinado assunto ou a qualquer outra pessoa que seja entrevistada. 

É usado como guia para conduzir a entrevista de maneira organizada e eficiente, garantindo que todas as informações relevantes sejam coletadas. Nele pode constar perguntas abertas, que permitem que o entrevistado responda de forma mais livre, e perguntas fechadas, que exigem respostas curtas e específicas. 

O roteiro também pode conter questões que visam avaliar a experiência, habilidades, personalidade e motivação do entrevistado.

É importante lembrar que o roteiro de entrevista não deve ser seguido à risca, mas sim ser usado como uma ferramenta para garantir que a entrevista seja conduzida de forma estruturada e completa.

Como criar um roteiro de entrevistas 

O principal objetivo do roteiro de entrevista é que todos os profissionais sejam avaliados de forma igual por todos os membros da equipe de recrutamento de uma empresa, se não, cada recrutador pode adotar seu próprio roteiro e assim, inconscientemente favorecer ou desfavorecer algum candidato.

Pensando nisso, separamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo: 

  • Defina o objetivo da entrevista: 

Antes de começar a escrever as perguntas, é importante ter uma compreensão clara do que você espera obter com a entrevista. Saber o que você quer descobrir ajudará a direcionar o tipo de perguntas que você fará.

Você quer avaliar as habilidades técnicas do candidato, conhecer mais sobre suas experiências passadas ou avaliar sua adequação cultural para a empresa? 

  • Liste as perguntas a serem feitas: 

Com base no objetivo da entrevista, liste as perguntas que você fará ao candidato. Comece com perguntas gerais sobre sua experiência e habilidades, e depois aprofunde-se em perguntas mais específicas. 

Certifique-se de incluir perguntas abertas que permitam ao candidato explicar em detalhes, bem como perguntas fechadas que exijam respostas curtas.

  • Organize as perguntas: 

Agrupe as perguntas em tópicos para garantir que você não perca nada importante. Por exemplo, você pode agrupar perguntas sobre experiência de trabalho, habilidades técnicas, qualificações educacionais e adaptabilidade ao ambiente de trabalho. Organizar as perguntas por tópicos ajudará a garantir que você cubra todas as áreas relevantes.

  • Adicione perguntas situacionais ou comportamentais: 

Perguntas situacionais ou comportamentais são perguntas que pedem ao candidato que descreva como ele lidaria com uma determinada situação ou como lidou com uma situação semelhante no passado. 

Essas perguntas podem ajudar a avaliar a adequação do candidato para o trabalho e como ele reagiria a situações desafiadoras no ambiente de trabalho.

  • Revise e ajuste o roteiro:

Depois de criar o roteiro de entrevista, revise-o para garantir que ele cubra todas as áreas relevantes e que as perguntas sejam claras e concisas. 

Ajuste o roteiro, se necessário, para garantir que ele reflita o objetivo da entrevista e as necessidades específicas da empresa ou do cargo.

  • Pratique a entrevista: 

Antes de realizar a entrevista, pratique com o roteiro de entrevista para se familiarizar com as perguntas e se certificar de que elas fluem naturalmente. 

Lembre-se de que você não precisa fazer todas as perguntas na ordem exata em que aparecem no roteiro e pode ajustá-las de acordo com a direção da conversa.

É uma boa prática incluir os feedbacks de entrevista, sejam eles negativos ou positivos, no roteiro de entrevista. Isso ajuda no desenrolar das etapas e facilita para ambos os lados.

Existem três tipos de feedback diferentes para usar, dependendo de como o candidato procederá no processo, sendo eles:

– Feedback Aberto: 

É realizado geralmente quando não temos certeza se a empresa irá ou não seguir em frente com determinado candidato.

Por exemplo: “No momento, estamos avaliando alguns candidatos para esta posição. Esperamos escolher os finalistas no prazo de x dias. Os escolhidos serão chamados para uma segunda entrevista com os coordenadores da área. Já a decisão final será realizada até ____. Entraremos em contato com você em breve com uma atualização sobre o processo”

– Feedback Positivo: 

Funciona como uma resposta padrão para candidatos que avançaram no processo seletivo.

Por exemplo: “Agradecemos a sua disponibilidade e gostaríamos de dar andamento nos próximos passos. Nesta etapa, prevemos entrevistas pessoais nas próximas semanas e uma oferta até o final do mês. Como está sua agenda? Você teria disponibilidade para uma nova conversa?”

– Feedback Negativo: 

Se nessa primeira entrevista um candidato realmente não é o melhor para a posição, dar um “não” fornece o fechamento do processo e mostra que você se preocupou em dar um retorno para ele.

Isso é importante! Veja o exemplo: “Agradecemos a sua disponibilidade em participar de nosso processo seletivo. Porém, no momento, não poderemos avançar. Fique de olho na página de carreiras e vagas do nosso site para oportunidades futuras que possam ter mais proximidade com o seu perfil. Desejamos tudo de melhor em sua carreira. Sucesso!”

Melhores perguntas para uma entrevista 

Para estruturar um bom roteiro, é imprescindível contar com perguntas assertivas para o momento da entrevista. Separamos algumas perguntas para te inspirar: 

1 – Sobre experiência profissional 
  • Fale – me um pouco sobre a sua experiência profissional; 
  • Quais foram as suas principais realizações em seus trabalhos anteriores?
  • Qual foi a situação mais difícil de resolver e o que você fez para lidar com esse problema?
  • Quais são as principais habilidades que você desenvolveu ao longo de sua carreira? 
  • Qual foi a meta que você teve mais orgulho de atingir?
2 – Sobre as qualificações e habilidades 
  • Quais são as suas qualificações que te tornam um bom candidato para esta posição? 
  • Como você desenvolveu essas habilidades e qualificações? 
  • Quais são as habilidades que você acredita serem mais importantes de desenvolver e assim ter sucesso neste cargo? 
3 – Sobre as expectativas em relação ao cargo / posição a ocupar 
  • Por que você escolheu essa profissão?
  • Quais são suas expectativas em relação a esta posição? 
  • Quais são as suas expectativas de futuro nesta empresa? 
  • Como você acredita que esta posição pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional? 
  • Por que você quer trabalhar com a nossa equipe?
4 – Sobre a adaptação ao ambiente de trabalho
  • Como você se adaptaria a esta cultura organizacional?
  • Qual é o seu estilo de trabalho e como você se adapta a diferentes estilos de trabalho? 
  • Quais são os seus maiores defeitos e o que você procura fazer para melhorá-los?
  • Como você gerencia conflitos com colegas de trabalho ou supervisores? 
  • Descreva uma situação em que você teve um grande problema internamente ou com um cliente. Conte o que fez para lidar com esse desafio. 
5 – Sobre o conhecimento específico
  • Quais são as suas habilidades em relação a softwares ou ferramentas específicas que são utilizadas na área? 
  • Quais são as suas habilidades de gerenciamento de projetos? 
  • Como você aborda problemas complexos e toma decisões importantes? 
E aí, anotou tudo?

Pratique o roteiro de entrevista quantas vezes forem necessárias. Além das “falas”, é importante ser pontual, respeitoso e atencioso durante a entrevista.

Para obter melhores resultados, pense no briefing como um ponto de partida. Personalize-os de acordo com as necessidades da sua empresa e a posição aberta. Assim, você cria sua própria “biblioteca” de roteiros. Com o tempo, esse recurso tornará as entrevistas mais fáceis, rápidas e eficazes.

Confira também o vídeo sobre Roteiro de Entrevista no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.

Na RHGestor, você encontra um sistema que conta com as ferramentas necessárias para acompanhar de perto a satisfação e desempenho dos seus colaboradores, e assim, estabelecer uma forte cultura organizacional, sendo algumas delas: Avaliação de desempenho, Avaliação de experiência, Avaliação por competência, Gestão de Feedbacks, Indicadores de R&S, Indicadores de T&D e muito mais. 

Saiba mais clicando aqui!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top