skip to Main Content

Como o Benchmarking pode impulsionar o crescimento da sua empresa

O benchmarking é uma prática essencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Por meio dessa estratégia, é possível analisar o que outras empresas estão fazendo de certo e identificar oportunidades de melhoria para o próprio negócio

Pensando nisso, preparamos alguns tópicos do que você irá conferir ao longo deste artigo, sendo eles: 

  • O que é benchmarking;
  • Tipos;
  • Qual a sua importância; 
  • Como fazer (passo a passo). 

Se você está em busca de insights para impulsionar o crescimento da sua empresa, continue lendo e descubra como o benchmarking pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso.

O que é benchmarking

Benchmarking é uma prática de monitoramento de mercado, muito utilizada no meio empresarial, que envolve a comparação e análise das práticas, processos e desempenho de uma empresa com os líderes do setor ou com empresas consideradas como referência em determinada área. 

Nesse processo estão envolvidas práticas como comparações de produtos, serviços, estratégias de marketing, processos de produção e gestão, entre outros aspectos, visando aprender com as melhores práticas do mercado e se tornar mais competitivo.

O principal objetivo é identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças para alcançar um desempenho equivalente ou superior às empresas do mesmo setor, se mantendo assim, relevante no mercado. 

Tipos de Benchmarking

Antes de iniciar um benchmarking, é importante saber que existem alguns tipos, para então identificar qual faz mais sentido para o seu negócio. Vamos então conhecer os principais tipos de benchmarking:

  • Benchmarking Interno  

Neste primeiro modelo de benchmarking, as comparações para a pesquisa são feitas entre diferentes departamentos ou unidades dentro de uma mesma empresa, com o objetivo de identificar o que está funcionando em determinado setor e aplicar em outras áreas.

Em médias e grandes empresas os setores costumam ter uma maior autonomia, sendo assim, utilizam diferentes metodologias. Nestes casos, o setor comercial e o setor de marketing, por exemplo, podem realizar um benchmarking entre eles para incorporar essas melhorias. 

  • Benchmarking Cooperativo 

O benchmarking cooperativo ocorre com a colaboração entre duas empresas que não são concorrentes diretas. O objetivo é a troca de experiências e o compartilhamento de informações e práticas assertivas para benefício de ambas.

Dessa forma, se uma empresa tem mais assertividade no processo de retenção de talentos enquanto a outra empresa tem uma alta taxa de rotatividade, por exemplo, elas podem trocar estratégias que possam melhorar o desempenho. 

  • Benchmarking Genérico 

Como o próprio nome indica, este tipo de benchmarking foca em áreas mais específicas de atividade ou processos. Sendo assim, ele pode ser realizado entre empresas que possuem atuações diferentes, independentemente da indústria. 

Alguns exemplos desse tipo de benchmarking podem incluir a comparação de práticas de atendimento ao cliente, gestão de inventário, entre outros.

  • Benchmarking Funcional 

O benchmarking funcional geralmente é realizado com estratégias mais gerais de todas as organizações, como por exemplo, práticas de RH, contabilidade, estratégias comerciais, entre outros. 

Dessa forma, pode ser realizado entre empresas de segmentos totalmente diferentes, já que a comparação está focada principalmente nos processos de trabalho. 

  • Benchmarking Competitivo 

O benchmarking competitivo é um dos mais utilizados, e consiste na comparação do desempenho da empresa com o de concorrentes diretos ou empresas líderes no mercado, com o objetivo de identificar oportunidades para melhorias competitivas.

Ele ocorre a partir de análises minuciosas das práticas da concorrência em relação a determinadas atividades. Apesar de ser um dos tipos mais realizados, não é tão simples, pois as empresas não costumam fornecer tantas informações aos seus concorrentes. 

A escolha do tipo de benchmarking depende dos objetivos específicos da empresa e das áreas que deseja melhorar. Em muitos casos, as empresas utilizam uma combinação de diferentes tipos de benchmarking conforme o momento em que estão, para obter uma visão mais ampla de suas práticas e identificar oportunidades de aprimoramento.

Qual a sua importância e benefícios 

Entendendo quais os tipos de benchmarking, vamos entender agora quais são as razões e benefícios de aderir essa prática no seu negócio? 

Um dos principais pontos é que ao observar o que as empresas bem-sucedidas fazem de melhor, uma empresa pode aprender com as melhores organizações do setor

Além disso, ao comparar suas práticas e desempenho com os líderes do setor, a empresa pode encontrar oportunidades para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e aprimorar a qualidade.

A empresa, ao implementar as melhorias baseadas no benchmarking, também se torna mais competitiva no mercado. Isso é crucial em setores onde a concorrência é acirrada, pois as empresas que constantemente buscam melhorar estão mais bem posicionadas para atrair clientes e parceiros. 

Comparar o desempenho com empresas de referência é benéfico na medida em que ajuda a estabelecer metas realistas e mensuráveis, o que contribui para a criação de um caminho claro para o desenvolvimento e ajuda a acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Como o benchmarking possibilita entender como as empresas líderes atendem às expectativas dos clientes, a empresa pode ajustar seus produtos, serviços e processos para melhor atender às necessidades do mercado, e assim alinhar as expectativas do cliente em relação ao produto/serviço oferecido. 

Como fazer um benchmarking (passo a passo) 

Mas, afinal, como fazer benchmarking? Para te ajudar a colocar em prática essa pesquisa e obter todos os benefícios que ela oferece, preparamos um passo a passo!

1 – Faça uma análise interna

Nesta primeira etapa, foque em entender o seu negócio de ponta a ponta, todos os processos internos e práticas que a empresa possui. 

Esse conhecimento irá te auxiliar nas etapas seguintes. 

2 – Defina um objetivo 

Ao realizar um benchmarking é muito importante ter em vista um objetivo claro do que se pretende alcançar. Faça um mapeamento de tudo que você deseja obter ao realizar a pesquisa. 

Nesse momento é importante definir qual será o tipo de benchmarking ideal para alcançar o resultado esperado. 

3 – Selecione as empresas que irão participar da pesquisa

Com o objetivo definido, é hora de definir pelo menos três empresas que serão as inspirações ou concorrentes para realizar a pesquisa.  

4 – Defina os indicadores 

Para que o benchmarking possa ser uma métrica a ser avaliada, é necessário selecionar indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para a área. Nesse sentido, é importante garantir que os KPIs escolhidos sejam comparáveis e mensuráveis.

5 – Colete Dados

Colete dados sobre as práticas e desempenho da sua empresa e dos concorrentes ou empresas de referência. Para isso, utilize uma combinação de métodos, como pesquisas, análise de dados financeiro e entrevistas.

6 – Analise os Dados

Com os dados coletados, identifique as diferenças significativas entre a sua empresa e as empresas de referência, e analise as práticas e processos que contribuem para o desempenho superior das outras empresas.

7 – Identifique Oportunidades de Melhoria

Com base na análise, identifique oportunidades específicas de melhoria na sua empresa. Nesse processo, considere tanto as práticas operacionais quanto as estratégicas.

8 – Desenvolva um Plano de Ação

Após realizar todas essas etapas, é hora de criar um plano de ação detalhado para implementar as melhorias. Comece definindo as responsabilidades, prazos e recursos necessários para a execução do plano.

9 – Implemente as mudanças

Por fim, implemente as mudanças planejadas e monitore continuamente o progresso. Também é muito importante estar aberto a ajustes conforme necessário durante o processo de implementação.

RHGestor Conecta 

Você já imaginou ter ao seu alcance um benchmarking continuamente atualizado, repleto de informações cruciais sobre gestão de pessoas, abrangendo processos, ferramentas e pesquisas salariais? 

Se a resposta for sim, você precisa conhecer a RHGestor Conecta, um ecossistema completo e sempre atualizado, unindo informações compartilhadas entre departamentos de diversos RHs de todo o Brasil.

Com o Conecta, nossos clientes têm sempre à mão um abrangente benchmarking, repleto de informações vitais sobre gestão de pessoas, processos, ferramentas e pesquisas salariais.

Um recurso perfeito para:

  • Descobrir as últimas tendências em gestão de Recursos Humanos;
  • Comparar a eficiência do seu departamento com outras empresas;
  • Tomar decisões assertivas que impulsionarão os resultados do seu negócio.

Venha ser um cliente RHGestor e desfrutar do benchmarking mais completo sobre Gestão de Pessoas! 

Com processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão, quem utiliza a RHGestor conta com uma plataforma que cuida de todo o ciclo do colaborador na empresa.

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e conhecer as nossas funcionalidades. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top