skip to Main Content

Logística: conceito e o que é logística portuária

O conceito de logística está vivo na mente das pessoas e atrelado a diversas atividades do dia a dia. No entanto, no que se refere à gestão empresarial esse conceito precisa ser bem mais aprofundado, levando-se em conta a importância desse setor dentro das empresas.

Para abordar de forma completa o conteúdo, ao longo deste artigo vamos falar sobre: 

  • O que é logística; 
  • A importancia da logistica na economia; 
  • Como funciona a logística portuária; 
  • De que maneira a logística portuária impacta no processo logístico?
  • A importância da logística portuária para a economia. 

O que é logística?

É um conjunto de métodos para fazer o que for necessário para entregar os produtos certos, no tempo combinado e local adequado. A palavra vem do grego e significa habilidade de cálculo e raciocínio.

Atualmente esse conceito está mais amplo, transitando entre economia, engenharia, marketing, estatística, rh e tecnologia.

Na logística existe uma divisão de 4 tipos de empresa: logística de distribuição, logística reversa, logística de suprimentos e logística de produção. Essas operações são necessárias tanto em indústrias, como no varejo, no agronegócio e em áreas da saúde. Insumos, medicamentos, peças, animais, alimentos, matérias primas, equipamentos e até o produto final precisa acontecer para manter a economia e o mercado rodando.

Nessa dinâmica, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produto, do fornecimento ao ponto de consumo. Por isso, é o agrupamento de atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos.

Com tanta demanda e variedade, não se trata apenas de transporte, mas também com empacotamento, armazenamento e monitoramento, que fecham a atividade logística por completo.

A importância da logística na economia

A logística é uma parte vital da economia global, pois está envolvida em todas as etapas do processo de produção, distribuição e entrega de bens e serviços. A logística é responsável por gerenciar o fluxo de produtos, informações e finanças ao longo de toda a cadeia de suprimentos. 

A eficiência da logística tem um impacto direto na competitividade e na lucratividade das empresas, pois afeta o custo e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Ela também pode influenciar a satisfação dos clientes, pois a entrega rápida e confiável é uma expectativa crescente dos consumidores.

A logística também é uma importante fonte de emprego e desenvolvimento econômico, uma vez que envolve uma ampla gama de atividades, como transporte, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, distribuição, entre outras. Além disso, é um setor intensivo em tecnologia, que está em constante evolução e inovação, criando novas oportunidades de negócios e empregos.

Sendo assim,  podemos dizer que ela desempenha um papel crucial na economia global, afetando a competitividade das empresas, a satisfação dos clientes, o desenvolvimento econômico e o comércio internacional. É um setor dinâmico e em constante evolução, que oferece oportunidades significativas de negócios e empregos.

E a logística portuária, como funciona?

Vamos ao que interessa, a logística marítima portuária. Com o comércio exterior crescendo sem parar, cada vez mais os empresários veem possibilidades nesse segmento. Dado esse contexto, a logística portuária está completamente inserida no desenvolvimento da situação econômica do país.

Ela nada mais é do que o processo de gerenciamento e coordenação de todas as atividades relacionadas ao transporte de mercadorias em um porto. São muitos processos envolvidos, desde a chegada das mercadorias até a sua saída do porto. 

No contexto do comércio exterior, podemos dizer que ela envolve aspectos como transporte, armazenamento, recebimento e uso de produtos, insumos ou mercadorias pertinentes às atividades comerciais.

A logística portuária compreende as transações ligadas ao movimento de cargas — seja de transporte, de carregamento ou de descarregamento das embarcações; na gestão marítima, entre outros.

O setor logístico em geral não é simples, sendo assim, o portuário não fica para trás. Instituições responsáveis e órgãos regulamentadores são super exigentes e pedem a discriminação de todos os dados de carga, que acabam refletindo no prazo de entrega e principalmente no custo dessas mercadorias.

A estrutura desse tipo de logística é dividida em categorias:

  • Complexo fixo: responsável pelas instalações de estrutura física como terminais, portos, cais, armazéns, maquinários e equipamentos;
  • Administração: entidades que fazem a gestão dos portos, docas, o OGMO, CAP e GEMPO por exemplo;
  • Operação: operações portuárias de manutenção como rebocadores, operadores portuários, pilotos, sindicatos.

De que maneira a logística portuária impacta no processo logístico?

Os modais são os portos que fazem o: embarque, estocagem, desembarque, armazenagem, movimentação, empilhamento de mercadoria etc.

Assim como em todo lugar, existem falhas causadas por problemas como estrutura, falta de investimento e modernização, agravados por muitos processos burocráticos e ineficiência, ou seja, se um equipamento para de funcionar, todo o atraso da logística pode acontecer, visto que não há substituição fácil e rápida.

A logística portuária é importante para a economia?

Mais de 90% do que acontece nos portos brasileiros estão relacionados às atividades de comércio exterior, ou seja, na importação e exportação, a logística portuária tem papel fundamental no crescimento do país a nível internacional.

Essa logística demonstra o conjunto de operações que possibilita todas as atividades de importação e exportação no país. Seus processos estão ligados ao desenvolvimento econômico e exigem o envolvimento e trabalho de variados níveis operacionais e administrativos.

Por isso, as oportunidades de ganhos são grandes, alimentadas por estratégias governamentais para reduzir a burocracia para as empresas trabalharem de forma mais rápida e simples – como forma de atrair um bom capital externo e fortalecer a economia.

Ainda não explorado, investir nesse setor é um convite a conquista de mercado e aumento de competitividade, estímulo de evolução e vantagem ao consumidor.

Como principais desafios como toda logística, é importante sinalizar os desafios que esse tipo de empresa enfrenta:

  • segurança no transporte;
  • infraestrutura;
  • mensuração de desempenho da operação;
  • organização do espaço físico de estoque;
  • tecnologia defasada;
  • custos operacionais elevados;
  • monitoramento de frota;
  • dependência excessiva dos funcionários;
  • manutenção preventiva.
  • falta de planejamento operacional;
  • localização estratégica.

Conclusão 

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.

Na RHGestor, você encontra um sistema que conta com as ferramentas necessárias para acompanhar de perto a satisfação e desempenho dos seus colaboradores, e assim, estabelecer uma forte cultura organizacional, sendo algumas delas: Avaliação de desempenho, Avaliação de experiência, Avaliação por competência, Gestão de Feedbacks, Indicadores de R&S, Indicadores de T&D e muito mais. 

Saiba mais clicando aqui!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top