Skip to content
Dia Internacional da Mulher: mulheres no RH
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de Março, você sabe por que? A história da data está ligada a um incêndio na fábrica Triangle Shirtwais, em 1911, nos Estados Unidos, que matou 146 mulheres que trabalhavam no local, e a um Protesto que ocorreu na Rússia, em 1917, em que as mulheres exigiam melhores condições de trabalho e de vida.

Esse protesto ficou conhecido como Pão e Paz, e contou com a participação de cerca de 90 mil mulheres que atuavam como operárias. Elas lutavam, também, contra as dificuldades causadas pela Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918.

Em uma época em que a carga horária de trabalho era excessiva e os salários muito inferiores aos dos homens, não foi somente o protesto na Rússia ou o incêndio nos EUA que marcaram o dia da mulher. Muitos outros movimentos foram necessários para garantir direitos trabalhistas básicos para as mulheres. 

O primeiro ano a comemorar o dia da mulher foi em 1911 pelos países Dinamarca, Alemanha, Suíça e Áustria. Etretanto, a data só foi reconhecida oficialmente pela ONU em 1975.

A importância dessa data 

O Dia da Mulher deve ser lembrado e comemorado todos os anos. Isso porque a luta pela igualdade de direitos é uma luta que percorre até hoje. 

Segundo o G1, a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho quase não caiu em 27 anos, e em 2018, a probabilidade de uma mulher trabalhar foi 26% inferior à de um homem.

Sendo assim, com a grande discussão trazida principalmente na internet, temos a sensação de que as mulheres já conquistaram tudo e que já estão 100% em pé de igualdade com os homens. Mas a realidade não é bem assim. 

Para além das redes sociais, as mulheres continuam tendo uma jornada dupla, intercalando entre trabalhar fora e trabalhar em casa/cuidar dos filhos. Claro que existem exceções, nem toda mulher leva essa rotina, mas sabemos bem que a grande maioria sim.

O dia da mulher nos lembra de que, apesar da exaustão de levar essa dupla jornada, nem sempre as mulheres puderam trabalhar fora como os homens, votar ou até mesmo cursar um ensino superior. Tudo isso foi conquistado a partir de muita luta, e isso deve se manter sempre vivo em nossa memória.

Por esses motivos, o Dia Internacional da Mulher nos propõe uma reflexão: quais oportunidades eu estou dando para as mulheres à minha volta? Eu realmente entendo que ainda existe muito a ser conquistado, e qual a importância de continuar buscando uma igualdade plena para as mulheres? 

Mulheres no RH 

Quando falamos sobre cargos de liderança, no setor de Recursos Humanos, as mulheres são a maioria, ocupando 75,2%, ou seja, a cada 4 trabalhadores do setor, 3 são mulheres.

Uma das causas para isso ter ocorrido, foi a grande mudança de funções executadas pelo setor de RH. No passado, ficava responsável principalmente pelas partes burocráticas, como contratar e demitir funcionários. 

Atualmente, o RH ocupa funções mais voltadas para o bem estar dos colaboradores na empresa, buscando promover ações que desenvolvam uma cultura organizacional bem estabelecida. Além, é claro, de buscar os melhores colaboradores para compor a equipe. 

A posição de destaque que as mulheres exercem no setor, se dá principalmente por algumas aptidões bem desenvolvidas como: a empatia, a flexibilidade e a resiliência, por exemplo. 

Conclusão 

Neste dia das mulheres, presenteie as mulheres ao seu redor, mas também se conscientize sobre a luta diária que é ser mulher em nossa sociedade. 

Compartilhe

Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

Pesquisar Matérias
Back To Top