skip to Main Content

Expansão do trabalho híbrido: qual o papel do RH?

Após a pandemia de COVID-19 no mundo, e a adaptação do trabalho presencial para o trabalho remoto, a ideia do trabalho híbrido vem sendo discutida como uma forma de atender a dor dos funcionários, e adaptar o trabalho para que a produtividade e o bem estar dos mesmos sejam o foco principal

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma adaptação do trabalho remoto juntamente com o trabalho presencial, visando entender o que funciona melhor de colaborador para colaborador. É quando os colaboradores possuem autonomia para escolher como, quando e onde realizam suas atividades profissionais. 

Algumas pessoas produzem muito mais estando no escritório / ambiente de trabalho, enquanto outras são mais produtivas trabalhando em casa. Entender e respeitar a individualidade de cada indivíduo da equipe pode gerar um aumento considerável na produtividade da empresa. Para definir essa questão utiliza-se o termo ´´anywhere office´´.

Transição do trabalho presencial para o trabalho híbrido. 

A repentina mudança do trabalho presencial para o trabalho 100% remoto durante o período de pandemia, exigiu adaptações bruscas por parte tanto dos gestores da organização, quanto da parte dos colaboradores.

Misturar o ambiente de casa/descanso, com o ambiente de trabalho, enquanto estávamos privados de socializar e transitar pelos locais de costume, pode ter sido uma dificuldade muito grande para muitas pessoas que trabalhavam no ambiente corporativo.

Porém, sabemos que nós seres humanos somos extremamente adaptáveis a determinadas condições a que estamos submetidos. Sendo assim, boa parte dos colaboradores de grandes empresas que foram migrados para o home office conseguiram se adaptar à rotina, afinal, a redução de custo e tempo de deslocamento, por exemplo, é um grande ponto positivo desse formato de trabalho. 

Alguns se adaptaram tanto a produzir em casa, que preferem se manter dessa maneira. Apesar de haver um preconceito com o home office, causado por pessoas que acreditam que quem opta por trabalhar em casa está “enrolando´´, conforme o tempo foi passando, foi comprovado que algumas pessoas produzem sim melhor em casa, inclusive diversas empresas passaram a nem possuir mais um espaço físico, todo o trabalho esta sendo feito remotamente. 

Benefícios

A grande taxa de aderência ao trabalho híbrido não é à toa, existem diversos motivos que geram atração para esse modelo, a seguir vamos destacar alguns deles.

  • Aumento da qualidade de vida 

Sem dúvidas um dos benefícios mais marcantes é o ganho de qualidade de vida. Diminuir o tempo gasto em deslocamento nos dias em que o trabalho será remoto e poder almoçar em casa também, por exemplo, são práticas que trazem maior conforto na rotina dos colaboradores. Além disso, esse modelo também possibilita que passem mais tempo na companhia da família, consequentemente aumentando a qualidade de vida. 

  • Liberdade e flexibilidade para trabalhar de onde quiser

O paradigma de que as pessoas só são produtivas no trabalho quando estão no escritório é algo que deve ser derrubado. Como comentamos anteriormente, com a popularidade do home office no período de pandemia, muitos colaboradores se adaptaram a trabalhar de casa, e descobriram que são mais produtivos nesse formato. Nesse sentido, a flexibilidade e liberdade para trabalhar de onde quiserem é um benefício significativo para muitos. 

  • Redução de custos 

O custo com transporte e alimentação sempre é uma questão quando se trabalha fora de casa. A opção do trabalho híbrido possibilita reduzir esses custos, o que sem dúvidas é uma grande vantagem desse formato. 

  • Aprendizado para se manter organizado e trabalhar melhor com prazos  

Sem os gestores presencialmente dizendo o que fazer e como fazer, a responsabilidade de se organizar e otimizar os seus trabalhos para estar dentro do prazo surge de cada profissional. Isso incentiva uma maior organização por parte dos colaboradores. 

Quem também tem companhias que amam o home office? 

Desafios do trabalho híbrido

Nem só de benefícios vive o trabalho híbrido… existem também alguns grandes desafios para que este modelo funcione bem, principalmente da parte da gestão da empresa. 

Para o início da carreira, o trabalho híbrido ou remoto pode ser um grande desafio, já que é uma etapa que exige bastante treinamento, para que o colaborador entenda o funcionamento da empresa e se adeque ao trabalho. Por esse motivo, nessa etapa é importante que em alguns momentos o presencial seja utilizado.

Outro grande desafio é saber como controlar a quantidade de horas trabalhadas quando o trabalho está feito em home office. Não existe uma fórmula para isso, cada empresa irá se adequar segundo suas estratégias e convicções, mas sem dúvidas exige confiança por parte dos gestores e comprometimento por parte dos colaboradores. 

Trabalhar de casa não significa arcar com todos os custos e comprar todos os materiais que serão utilizados. Sendo assim, a empresa deve fornecer uma ajuda de custo ou materiais para que os colaboradores tenham um ambiente adequado para poder produzir sem precisarem se adequar a utilizarem poucos recursos. 

Manter a coesão da cultura organizacional também pode ser muito difícil quando alguns colaboradores não estão no ambiente corporativo. É preciso buscar alternativas que implementem essa consciência de pertencimento à equipe, mesmo trabalhando de casa. 

O papel do RH

Nesse período de pós-pandemia, e de adaptação do trabalho híbrido, deve ser um momento em que o RH se disponha a escutar e entender o que os colaboradores têm a dizer e se planejar baseando-se nisso. 

O departamento de RH, que exerce um papel de responsabilidade pelo bem estar dos colaboradores, é um elemento essencial nesse processo. Como citamos anteriormente, entender como melhorar a produtividade dos colaboradores e estar disposto a escutar suas dores durante este processo, pode garantir um grande sucesso nessa transição. 

Também é importante que exista uma ponte entre os colaboradores e gestores, para que ambos os lados consigam evoluir e produzir de forma que o progresso pessoal e da empresa seja o principal objetivo, sem passar por cima das dificuldades que cada um possui. 

Mostrar que o colaborador tem voz dentro da organização e deixá-lo a vontade deste o primeiro contato, são papéis muito importantes do setor de RH. 

Conclusão 

Nem todas as empresas possuem todos esses desafios ao executar o trabalho híbrido, mas sem dúvidas um desafio ou outro sempre irá surgir. Sendo assim, sugerimos uma transição calma e bem pensada, para que a produtividade do seu negócio não diminua, e para que todos possam se adaptar bem a este modelo. 

A RHGestor te ajuda a implementar um RH automatizado, o que possibilita que você, profissional de RH, possa investir mais tempo e dedicação em práticas voltadas para o bem estar dos colaboradores!

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita para conhecer a plataforma de RH mais completa do Brasil.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top