Como o nome sugere, uma Avaliação de Desempenho tem a intenção de mensurar a produtividade e os resultados da organização, visando sempre o crescimento do negócio.
Essa Avaliação de Desempenho deve ser feita periodicamente, e estar focada nas competências de cada avaliado, sendo elas: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Existem vários métodos que podem ser utilizados para medir o desempenho dos colaboradores. A escolha do método deve partir de um planejamento bem estruturado, buscando chegar ao modelo mais compatível com a empresa.
A sua função é estratégica, a fim de monitorar as atividades e comportamentos dos profissionais. Essa análise é feita pelo setor de Gestão de pessoas, avaliando de forma individual ou setorizada.
Realizando uma boa avaliação, feita da maneira correta, podemos entender o que precisa ser melhorado ou que já está bom e deve ser mantido. Com os dados obtidos nessa análise, é possível entender quais atitudes tomar.
Sabendo disso, que tal conhecer quais sao os objetivos, os tipos e as vantagens de aderir a avaliaçao de desmpenho, além de escolher qual a ferramenta ideal?
Objetivos da Avaliação de Desempenho
O maior e principal objetivo da avaliação de desempenho é mensurar a performance dos colaboradores na execução de suas funções, mas além desses objetivos tem diversos outros que ressaltam a importância deste tipo de avaliação nas organizações, sendo eles:
- Obter o comprometimento necessário em relação aos resultados esperados;
- Gerar melhorias direcionadas a produtividade, a satisfação e qualidade;
- Estabelecer as metas e resultados desejados dos profissionais;
- Tornar mais dinâmico os planejamentos realizados na organização;
- Gerar informações que auxiliam no crescimento do negócio;
- Melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos, possibilitando maior segurança e um melhor clima de convivência;
- Criar uma rotina de orientações frequentes sobre o desempenho dos profissionais, buscando sempre o aprimoramento;
- Trazer mais engajamento entre o colaborador e as funções desempenhadas, para que saibam a importância do seu trabalho para a organização.
Os tipos de Avaliação de Desempenho
Existem diversos tipos de Avaliação de Desempenho, e diversas formas de utilizá-los e aproveitar os resultados obtidos. Por esse motivo, é muito importante buscar usufruir de mais de uma forma de avaliação, obtendo assim, resultados mais satisfatórios.
A principal função desses modelos, é reduzir a distância entre o desempenho desejado pela organização, e o desempenho realizado pelos colaboradores. Afinal, só é possível melhorar em algo, quando sabemos no que estamos errando.
Esses relatórios são o ponto de partida para uma análise que possibilita mudanças mais assertivas. Essas mudanças podem incluir treinamentos, substituição de líderes, mudanças de estratégia, entre outros.
Com a finalidade de apreciar a performance individual e coletiva, os modelos de Avaliação de Desempenho analisam alguns pontos como: os comportamentos, os alinhamentos com os objetivos do negócio, o respeito às normas, o valor agregado pelo profissional e o alcance de metas.
Vamos conhecer então alguns tipos de Avaliação de Desempenho?
Autoavaliação / Autofeedback
Como o nome sugere, neste modelo de Avaliação, o próprio colaborador é quem avalia o seu desempenho. O seu principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento do autoconhecimento, entendendo que o colaborador é quem irá identificar os seus pontos fortes e os pontos que precisa melhorar.
A Avaliação é feita a partir de um questionário elaborado pelo departamento de Gestão de Pessoas, e é dividido em duas etapas: a autoavaliação do colaborador ao responder ao questionário, e depois a conversa com o líder, que possibilita a elaboração de planos de melhoria.
Pode ser extremamente vantajosa em uma equipe engajada e disposta a melhorar o seu desempenho. Em contrapartida, é um modelo que também promove maior engajamento entre a equipe, pois é uma excelente maneira de fazer com que os colaboradores se sintam como parte importante dos processos.
Os critérios devem ser bem definidos, e é importante que os colaboradores saibam que não serão prejudicados e que devem ser honestos, pois a intenção é ajudar em seu desempenho profissional e na otimização dos processos na empresa.
Avaliação por Competências
Essa é a ferramenta ideal caso o seu objetivo seja descobrir quais são as competências necessárias para determinado cargo ou função da empresa.
Ela é dividida em duas partes:
- Comportamental: ligada ao comportamento dos colaboradores. Se preocupa com a produtividade, com o comprometimento, o trabalho em equipe, as relações interpessoais, entre outros.
- Técnica: as competências técnicas estão voltadas para o conhecimento relacionado a softwares, máquinas, equipamentos, entre outros. Ele varia de acordo com o cargo e a função.
A execução deste modelo de Avaliação de Desempenho, é pautada em itens listados pelos gestores, que serão usados para analisar a equipe. Dessa forma, a Avaliação é feita por cargo e setor da organização, buscando analisar tanto as competências técnicas como as comportamentais.
É uma avaliação que costuma ser bem trabalhosa, porém uma das mais completas também, trazendo muitas vantagens para a empresa. Isso ocorre porque através dela é possível se aprofundar nas questões que devem ser analisadas, proporcionando maior chance de melhoria.
Avaliação por objetivos
Este modelo de avaliação é muito importante para promover o sentimento de pertencimento do colaborador com a equipe. Isso acontece, porque as metas são estabelecidas juntamente com a gestão, considerando todos os fatores para que elas sejam realmente alcançadas.
Para que a Avaliação por objetivos seja eficiente, é necessário realizar um cronograma que não sobrecarregue a equipe, e que esteja de acordo com a realidade do colaborador. Além de estabelecer prazos e sempre realizar feedbacks sobre o desempenho do mesmo.
Quem realiza este cronograma é o próprio colaborador e deve ser levado em consideração:
- A análise de como estão atuando para atingir os resultados esperados;
- As revisões do cumprimento das metas
- Os rumos que eles devem tomar para que aumentem o seu potencial dentro da empresa.
Avaliação de desempenho da Equipe
Para avaliar a equipe como um todo, é muito importante levar em consideração cada colaborador separadamente. Por isso, este modelo de Avaliação leva em consideração critérios pré estabelecidos como: metas definidas, competências necessárias, comunicação e o fluxo de trabalho.
A partir da Avaliação em equipe, a gestão consegue ter uma ampla visão de como está a sintonia e alinhamento do grupo, além de explorar outras formas de promover mais trocas de experiências entre os colaboradores.
O foco deve estar na comunicação e no relacionamento, como pilares principais do bom relacionamento e do cumprimento das metas estabelecidas. Essas avaliações são fundamentais para percepção de como os esforços individuais possuem impactos coletivos.
Avaliação 180°
É um modelo de avaliação de desempenho mais tradicional, geralmente feito a partir de um questionário de autoavaliação preenchido individualmente pelo colaborador e o seu gestor direto, que acompanha de perto suas tarefas e sua rotina.
Entre seus benefícios, temos o fato de seus critérios serem padronizados, ou seja, todos são avaliados sob os mesmos tópicos. Por outro lado, é importante que a relação entre líder e subordinados seja boa, se não a imparcialidade estará comprometida.
Avaliação 360°
Diferente da Avaliação 180° que é realizada pelo gestor e colaborador, neste modelo a avaliação de desempenho é realizada de todos os lados, sendo assim, o colaborador é avaliado pela gestão, pela liderança, por seus colegas de trabalho, além de avaliar também a si mesmo, seus líderes e gestores.
A ideia é avaliar o desempenho através dos critérios definidos com base em diversos pontos de vista, tornando o processo muito mais completo. É bastante utilizado em grandes empresas, pois gera dados capazes de orientar o RH em ações para desenvolver a equipe.
Para que seja eficiente, deve existir muita maturidade de todos os envolvidos, pois a avaliação será realizada por pessoas que convivem no dia a dia, o que acaba gerando opiniões pessoais e não somente profissionais. A partir disso, fica a cargo do líder incentivar os colaboradores a criar objetivos.
Avaliação da Liderança
Este tipo de avaliação por competência, leva em consideração a performance individual dos líderes de uma organização, considerando os comportamentos e resultados. Participam dela os gestores e os liderados, que emitem opiniões sobre os líderes.
A ideia é que os gestores obtenham feedbacks de como sua liderança está sendo vista pela equipe, já que o desempenho da liderança tende a refletir na atuação da equipe.
Ela pode ser realizada com uma frequência estabelecida pelos gestores (a cada três meses, por exemplo) e levar em conta algumas competências como: comunicação, diplomacia, delegação, confiança, motivação, apoio e desenvolvimento da equipe).
Avaliação de experiência
A Avaliação de experiência acontece durante o período de 90 dias, considerado como período de experiência, conforme o contrato CLT. Possui o objetivo de avaliar o desempenho do colaborador segundo o cargo, e entender se ele está apto a continuar na função.
Os líderes e gestores avaliam os pontos fortes e fracos do colaborador, se há necessidade de investir em novos treinamentos, e se a performance está saindo como o esperado.
Esse modelo de avaliação é muito importante pois a troca de feedbacks beneficia o colaborador, que entende em quais pontos esta indo bem e em quais precisa melhorar, e a observação do desempenho também beneficia os gestores, que percebem mais rapidamente se o mesmo está apto a fazer o trabalho, reduzindo custos e burocracias de um desligamento.
Como escolher a ferramenta de desempenho ideal?
O primeiro ponto a considerar no momento de escolher a ferramenta de avaliação ideal, é o propósito da análise a ser realizada. Depois, é necessário um conhecimento prévio das necessidades da empresa.
Para isso, considere: responsabilidades da função, metas definidas para o setor, características culturais da organização e o potencial de cada envolvido. Inclua também projeções para o futuro, com o objetivo de promover novas ações que desenvolvam o potencial humano da equipe.
E não se esqueça de conhecer bem a empresa no momento de definir qual o melhor software para avaliação, e entender bem quais são as funcionalidades da plataforma, já que ela deve atender as necessidades e fornecer dados confiáveis.
Preparamos algumas dicas do que levar em consideração na hora da escolha:
- Escolha o modelo mais adequado para a sua empresa;
- Defina as competências a serem avaliadas;
- Defina o periodo a ser implementada a avaliação;
- Utilize os dados obtidos para avaliar e tomar decisões.
Quais os benefícios de utilizar uma ferramenta de Avaliação?
A ferramenta de Avaliação de desmpenho é muito importante para os processos de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa. Para treinar um colaborador e qualificar cada vez mais o seu trabalho, é preciso haver um acompanhamento da performance e evolução dos profissionais, à medida que os programas são implementados.
Outro benefício é que a Gestão de Pessoas assume um caráter estratégico, sendo assim, utilizam a tecnologia para automatizar processos, e passam a se dedicar a outras questões que também são extremamente importantes mas que não recebiam atenção por conta da demanda de trabalhos. A GP se torna protagonista nas tomadas de decisão.
A automatização de processos também gera resultados significativos para empresa, já que atualmente, temos acompanhado um crescimento significativo de processos que demandam informações sobre os profissionais da organização, e que ajudam a serem planejados adequadamente.
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Sobre a RHGestor
A RHGestor é uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas que organiza e automatiza processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.
Conclusão
O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.
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