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Avaliação de desempenho: como escolher a ferramenta ideal

Como o nome sugere, uma Avaliação de Desempenho tem a intenção de mensurar a produtividade e os resultados da organização, visando sempre o crescimento do negócio. 

Essa Avaliação de Desempenho deve ser feita periodicamente, e estar focada nas competências de cada avaliado, sendo elas: conhecimentos, habilidades e atitudes.  

Existem vários métodos que podem ser utilizados para medir o desempenho dos colaboradores. A escolha do método deve partir de um planejamento bem estruturado, buscando chegar ao modelo mais compatível com a empresa. 

A sua função é estratégica, a fim de monitorar as atividades e comportamentos dos profissionais. Essa análise é feita pelo setor de Gestão de pessoas, avaliando de forma individual ou setorizada. 

Realizando uma boa avaliação, feita da maneira correta, podemos entender o que precisa ser melhorado ou que já está bom e deve ser mantido. Com os dados obtidos nessa análise, é possível entender quais atitudes tomar. 

Sabendo disso, que tal conhecer quais sao os objetivos, os tipos e as vantagens de aderir a avaliaçao de desmpenho, além de escolher qual a ferramenta ideal?

Objetivos da Avaliação de Desempenho 

O maior e principal objetivo da avaliação de desempenho é mensurar a performance dos colaboradores na execução de suas funções, mas além desses objetivos tem diversos outros que ressaltam a importância deste tipo de avaliação nas organizações, sendo eles:

  • Obter o comprometimento necessário em relação aos resultados esperados;
  • Gerar melhorias direcionadas a produtividade, a satisfação e qualidade;
  • Estabelecer as metas e resultados desejados dos profissionais;
  • Tornar mais dinâmico os planejamentos realizados na organização;
  • Gerar informações que auxiliam no crescimento do negócio; 
  • Melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos, possibilitando maior segurança e um melhor clima de convivência;
  • Criar uma rotina de orientações frequentes sobre o desempenho dos profissionais, buscando sempre o aprimoramento; 
  • Trazer mais engajamento entre o colaborador e as funções desempenhadas, para que saibam a importância do seu trabalho para a organização.

Os tipos de Avaliação de Desempenho

Existem diversos tipos de Avaliação de Desempenho, e diversas formas de utilizá-los e aproveitar os resultados obtidos. Por esse motivo, é muito importante buscar usufruir de mais de uma forma de avaliação, obtendo assim, resultados mais satisfatórios. 

A principal função desses modelos, é reduzir a distância entre o desempenho desejado pela organização, e o desempenho realizado pelos colaboradores. Afinal, só é possível melhorar em algo, quando sabemos no que estamos errando.

Esses relatórios são o ponto de partida para uma análise que possibilita mudanças mais assertivas. Essas mudanças podem incluir treinamentos, substituição de líderes, mudanças de estratégia, entre outros.

Com a finalidade de apreciar a performance individual e coletiva, os modelos de Avaliação de Desempenho analisam alguns pontos como: os comportamentos, os alinhamentos com os objetivos do negócio, o respeito às normas, o valor agregado pelo profissional e o alcance de metas. 

Vamos conhecer então alguns tipos de Avaliação de Desempenho?  

Autoavaliação / Autofeedback 

Como o nome sugere, neste modelo de Avaliação, o próprio colaborador é quem avalia o seu desempenho. O seu principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento do autoconhecimento, entendendo que o colaborador é quem irá identificar os seus pontos fortes e os pontos que precisa melhorar. 

A Avaliação é feita a partir de um questionário elaborado pelo departamento de Gestão de Pessoas, e é dividido em duas etapas: a autoavaliação do colaborador ao responder ao questionário, e depois a conversa com o líder, que possibilita a elaboração de planos de melhoria.

Pode ser extremamente vantajosa em uma equipe engajada e disposta a melhorar o seu desempenho. Em contrapartida, é um modelo que também promove maior engajamento entre a equipe, pois é uma excelente maneira de fazer com que os colaboradores se sintam como parte importante dos processos. 

Os critérios devem ser bem definidos, e é importante que os colaboradores saibam que não serão prejudicados e que devem ser honestos, pois a intenção é ajudar em seu desempenho profissional e na otimização dos processos na empresa. 

Avaliação por Competências

Essa é a ferramenta ideal caso o seu objetivo seja descobrir quais são as competências necessárias para determinado cargo ou função da empresa. 

Ela é dividida em duas partes: 

  • Comportamental: ligada ao comportamento dos colaboradores. Se preocupa com a produtividade, com o comprometimento, o trabalho em equipe, as relações interpessoais, entre outros. 
  • Técnica: as competências técnicas estão voltadas para o conhecimento relacionado a softwares, máquinas, equipamentos, entre outros. Ele varia de acordo com o cargo e a função. 

A execução deste modelo de Avaliação de Desempenho, é pautada em itens listados pelos gestores, que serão usados para analisar a equipe. Dessa forma, a Avaliação é feita por cargo e setor da organização, buscando analisar tanto as competências técnicas como as comportamentais. 

É uma avaliação que costuma ser bem trabalhosa, porém uma das mais completas também, trazendo muitas vantagens para a empresa. Isso ocorre porque através dela é possível se aprofundar nas questões que devem ser analisadas, proporcionando maior chance de melhoria. 

Avaliação por objetivos 

Este modelo de avaliação é muito importante para promover o sentimento de pertencimento do colaborador com a equipe. Isso acontece, porque as metas são estabelecidas juntamente com a gestão, considerando todos os fatores para que elas sejam realmente alcançadas. 

Para que a Avaliação por objetivos seja eficiente, é necessário realizar um cronograma que não sobrecarregue a equipe, e que esteja de acordo com a realidade do colaborador. Além de estabelecer prazos e sempre realizar feedbacks sobre o desempenho do mesmo. 

Quem realiza este cronograma é o próprio colaborador e deve ser levado em consideração:

  • A análise de como estão atuando para atingir os resultados esperados;
  • As revisões do cumprimento das metas 
  • Os rumos que eles devem tomar para que aumentem o seu potencial dentro da empresa. 

Avaliação de desempenho da Equipe

Para avaliar a equipe como um todo, é muito importante levar em consideração cada colaborador separadamente. Por isso, este modelo de Avaliação leva em consideração critérios pré estabelecidos como: metas definidas, competências necessárias, comunicação e o fluxo de trabalho. 

A partir da Avaliação em equipe, a gestão consegue ter uma ampla visão de como está a sintonia e alinhamento do grupo, além de explorar outras formas de promover mais trocas de experiências entre os colaboradores. 

O foco deve estar na comunicação e no relacionamento, como pilares principais do bom relacionamento e do cumprimento das metas estabelecidas. Essas avaliações são fundamentais para percepção de como os esforços individuais possuem impactos coletivos. 

Avaliação 180°

É um modelo de avaliação de desempenho mais tradicional, geralmente feito a partir de um questionário de autoavaliação preenchido individualmente pelo colaborador e o seu gestor direto, que acompanha de perto suas tarefas e sua rotina. 

Entre seus benefícios, temos o fato de seus critérios serem padronizados, ou seja, todos são avaliados sob os mesmos tópicos. Por outro lado, é importante que a relação entre líder e subordinados seja boa, se não a imparcialidade estará comprometida. 

Avaliação 360°

Diferente da Avaliação 180° que é realizada pelo gestor e colaborador, neste modelo a avaliação de desempenho é realizada de todos os lados, sendo assim, o colaborador é avaliado pela gestão, pela liderança, por seus colegas de trabalho, além de avaliar também a si mesmo, seus líderes e gestores. 

A ideia é avaliar o desempenho através dos critérios definidos com base em diversos pontos de vista, tornando o processo muito mais completo. É bastante utilizado em grandes empresas, pois gera dados capazes de orientar o RH em ações para desenvolver a equipe. 

Para que seja eficiente, deve existir muita maturidade de todos os envolvidos, pois a avaliação será realizada por pessoas que convivem no dia a dia, o que acaba gerando opiniões pessoais e não somente profissionais. A partir disso, fica a cargo do líder incentivar os colaboradores a criar objetivos. 

Avaliação da Liderança 

Este tipo de avaliação por competência, leva em consideração a performance individual dos líderes de uma organização, considerando os comportamentos e resultados. Participam dela os gestores e os liderados, que emitem opiniões sobre os líderes.

A ideia é que os gestores obtenham feedbacks de como sua liderança está sendo vista pela equipe, já que o desempenho da liderança tende a refletir na atuação da equipe. 

Ela pode ser realizada com uma frequência estabelecida pelos gestores (a cada três meses, por exemplo) e levar em conta algumas competências como: comunicação, diplomacia, delegação, confiança, motivação, apoio e desenvolvimento da equipe). 

Avaliação de experiência

A Avaliação de experiência acontece durante o período de 90 dias, considerado como período de experiência, conforme o contrato CLT. Possui o objetivo de avaliar o desempenho do colaborador segundo o cargo, e entender se ele está apto a continuar na função.  

Os líderes e gestores avaliam os pontos fortes e fracos do colaborador, se há necessidade de investir em novos treinamentos, e se a performance está saindo como o esperado. 

Esse modelo de avaliação é muito importante pois a troca de feedbacks beneficia o colaborador, que entende em quais pontos esta indo bem e em quais precisa melhorar, e a observação do desempenho também beneficia os gestores, que percebem mais rapidamente se o mesmo está apto a fazer o trabalho, reduzindo custos e burocracias de um desligamento.  

Como escolher a ferramenta de desempenho ideal? 

O primeiro ponto a considerar no momento de escolher a ferramenta de avaliação ideal, é o propósito da análise a ser realizada. Depois, é necessário um conhecimento prévio das necessidades da empresa.

Para isso, considere: responsabilidades da função, metas definidas para o setor, características culturais da organização e o potencial de cada envolvido. Inclua também projeções para o futuro, com o objetivo de promover novas ações que desenvolvam o potencial humano da equipe. 

E não se esqueça de conhecer bem a empresa no momento de definir qual o melhor software para avaliação, e entender bem quais são as funcionalidades da plataforma, já que ela deve atender as necessidades e fornecer dados confiáveis. 

Preparamos algumas dicas do que levar em consideração na hora da escolha: 

  • Escolha o modelo mais adequado para a sua empresa;
  • Defina as competências a serem avaliadas;
  • Defina o periodo a ser implementada a avaliação; 
  • Utilize os dados obtidos para avaliar e tomar decisões. 

Quais os benefícios de utilizar uma ferramenta de Avaliação? 

A ferramenta de Avaliação de desmpenho é muito importante para os processos de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa. Para treinar um colaborador e qualificar cada vez mais o seu trabalho, é preciso haver um acompanhamento da performance e evolução dos profissionais, à medida que os programas são implementados. 

Outro benefício é que a Gestão de Pessoas assume um caráter estratégico, sendo assim, utilizam a tecnologia para automatizar processos, e passam a se dedicar a outras questões que também são extremamente importantes mas que não recebiam atenção por conta da demanda de trabalhos. A GP se torna protagonista nas tomadas de decisão. 

A automatização de processos também gera resultados significativos para empresa, já que atualmente, temos acompanhado um crescimento significativo de processos que demandam informações sobre os profissionais da organização, e que ajudam a serem planejados adequadamente. 

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Sobre a RHGestor

RHGestor é uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas que organiza e automatiza processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.

Conclusão

O RH vem se mantendo atualizado e facilitando cada dia mais o trabalho dos profissionais de RH.

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

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