Funil de Recrutamento é um processo utilizado por organizações, com o objetivo de atrair e selecionar candidatos para uma vaga de emprego.
Um Funil de recrutamento pode trazer diversos benefícios para as contratações do seu negócio. Isso porque, como o próprio nome indica, o funil faz uma seleção dos candidatos que mais se aproximam da proposta da vaga.
Sendo assim, o Funil funciona por etapas. Cada uma das etapas possui filtros que selecionam os candidatos que irão prosseguir para a próxima etapa, de forma que a quantidade de candidatos diminui gradualmente à medida que avançam no Funil.
Agora que sabemos o que é um Funil de Recrutamento, vamos entender melhor quais são essas etapas?
Etapas do funil de recrutamento
Antes de falarmos sobre as etapas do Funil de Recrutamento, é muito importante que haja um Planejamento. Esse é o momento em que a empresa estabelece e define quais são as necessidades de contratação. A partir disso, o planejamento segue para o que é exigido em cada vaga, quais são as habilidades e os requisitos esperados de um candidato. Em seguida é essencial estabelecer um plano de recrutamento.
Após planejar a vaga, entramos então nas 4 etapas do Funil:
- Atração de candidatos
Uma estratégia bem estabelecida deve se voltar principalmente para a divulgação da vaga. Os canais em que esta vaga será vinculada, farão muita diferença nas candidaturas, e os meios mais comuns de divulgação são: sites de emprego, anúncios em jornais e redes sociais (principalmente o LinkedIn).
- Conversão
Na segunda etapa temos a conversão, que consiste em uma avaliação com a finalidade de entender se os candidatos atendem os requisitos básicos da vaga. Nela ocorre uma análise básica dos currículos para conhecer as habilidades e experiências do candidato, em que é possível eliminar alguns currículos que não correspondam a proposta da vaga.
- Entrevistas e Testes
Chegamos então à etapa de Entrevistas. Após analisar os currículos, começa o agendamento de entrevistas para conhecer melhor os candidatos que possuem pré requisitos compatíveis com a vaga. Nessa etapa também podem ser aplicados testes técnicos ou avaliações para entender melhor qual o nível de experiência em alguns conhecimentos específicos, dependendo do cargo.
- Contratação
Essa é a última etapa, e consiste na oferta de emprego ao candidato escolhido, o que inclui a negociação de salário, benefícios, entre outros. Quando a oferta for aceita, são realizados os últimos ajustes e as burocracias relacionadas à contratação.
Embora tenhamos dividido esse processo em 4 etapas, elas podem variar de empresa para empresa, porém sempre seguindo o mesmo objetivo: encontrar o candidato qualificado para a vaga.
Quais são os principais benefícios do funil de recrutamento de uma empresa?
Os benefícios do Funil de Recrutamento começam por um ponto muito importante: a Economia de tempo. Isso se deve principalmente ao fato de que ele permite que a empresa concentre seus esforços nos candidatos mais qualificados para a vaga, o que faz com que a equipe de recrutamento não perca tempo avaliando candidatos que não possuem requisitos básicos para a vaga.
Outro benefício proporcionado pelo funil é a redução de custos. Sabemos que um processo de Recrutamento e Seleção exige muitos recursos, como os anúncios das vagas em canais de comunicação, além de tempo envolvido no processo. Quando o funil de recrutamento entra em ação, o tempo e os recursos antes destinados a avaliarem muitos candidatos agora podem ser direcionados para outras demandas do setor.
A melhoria da qualidade de contratação também é um benefício notável, pois com um funil de recrutamento eficiente, a empresa consegue atender de forma mais atenciosa os candidatos que são mais compatíveis com a vaga. Isso consequentemente gera uma taxa de acerto nas contratações.
Seguindo nessa mesma linha da qualidade das contratações, temos também o benefício do alinhamento do candidato com a cultura da empresa, pois além de a empresa conseguir avaliar as experiências profissionais do candidato e quais são as suas habilidades, também permite entender qual é a sua adequação à cultura e os valores da empresa, o que contribui para a construção de uma equipe alinhada.
Outros benefícios são a retenção de talentos e a diminuição da taxa de turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores na empresa. Isso se dá principalmente pelo fato do funil possibilitar a contratação de candidatos alinhados à cultura organizacional.
E por fim, temos a melhoria da imagem da empresa no mercado de trabalho, já que candidatos que são bem recebidos e bem tratados durante o processo seletivo tendem a ter uma visão positiva da empresa, o que pode vir a atrair melhores talentos, além de contribuir para a construção do Employer Branding, ou marca empregadora.
Dicas para ter um funil de recrutamento eficiente
Após entender tudo sobre o funil de recrutamento, surge a dúvida: mas como eu faço para ter um Funil de recrutamento eficiente no meu processo seletivo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como ter um funil de recrutamento eficiente:
Comece pelo planejamento
Uma vaga precisa de requisitos pré definidos e de um planejamento de divulgação. Para começar a montar um funil de recrutamento eficiente defina claramente quais são os requisitos e as habilidades necessárias.
Além disso, estabeleça os critérios de avaliação para cada uma das etapas do funil, e se atente na descrição do cargo, ela deve ser atrativa e conter: responsabilidades, habilidades e benefícios da vaga.
Isso irá contribuir muito na atração de candidatos que estejam mais alinhados com o que você está procurando, e também ajuda a evitar inscrições de candidatos que não tenham compatibilidade com a mesma.
Trabalhe na atração de candidatos qualificados e em uma triagem de currículos eficiente
Após planejar a sua vaga, se preocupe em atrair candidatos qualificados para ela. Isso pode ser feito através da divulgação em canais confiáveis, como site de vagas e as próprias redes sociais da empresa.
Para que uma triagem de currículos seja eficiente, estabeleça critérios bem definidos que possibilitem uma avaliação rápida dos currículos que forem recebidos.
Estruture as entrevistas e avalie as habilidades
As entrevistas são uma etapa indispensável do processo seletivo, sendo assim, se preocupe em estruturá-las focando nos aspectos que são relevantes para a vaga. Para isso, você pode preparar um roteiro de entrevista com perguntas que permitam avaliar as habilidades técnicas e comportamentais do candidato. (link para o BP)
Dependendo da vaga, inclua avaliações de habilidades específicas ou testes práticos. Isso ajudará a verificar as competências técnicas dos candidatos de forma objetiva.
Lembre-se também de manter uma comunicação clara com os candidatos ao longo de todo o processo.
Assista também ao vídeo sobre Fit Cultural no canal da RHGestor:
Conclusão
Com a RHGestor, você aumenta a qualidade do perfil das suas contratações com o auxílio da RHIA, nossa Inteligência Artificial, que permite ao recrutador criar parâmetros de análise conforme a “persona” desejada para a vaga, o que possibilita otimizar o seu tempo com a triagem de currículos.
Esse processo também auxilia no Funil de Recrutamento, pois é através da RHIA que é realizada a seleção dos currículos que avançam ou não as etapas do funil. Quer saber mais?
Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.