skip to Main Content

Indicadores de RH para a área da saúde

Os indicadores de RH, ou indicadores de desempenho, são métricas estratégicas usadas para medir os resultados de cada área, como índice de satisfação, motivação e produtividade, do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. 

Esses indicadores são importantes para: entender se os processos estão sendo otimizados, para reduzir as despesas, aumentar a produtividade e apontar se a gestão está perto ou longe de atingir as suas metas e objetivos.  É uma alternativa fácil de identificar problemas e entender o que precisa ser melhorado em cada setor visando a maior produtividade da empresa. 

Esse trabalho com os indicadores fica principalmente a cargo do setor de RH. É muito importante que os indicadores sejam adaptados para cada setor ou estratégia, eles devem ser específicos para o que se procura entender. 

O método usado para medir e analisar esses indicadores de RH são os KPIs (Key Performance Indicators), que traduzindo é o equivalente a indicadores-chave de performance. Os bons indicadores devem ser bem detalhados e específicos para que se obtenha um resultado positivo. 

Indicadores na área da saúde 

Na área da saúde, os indicadores de desempenho exercem um papel de acompanhar de maneira detalhada, histórica e linear, como a empresa está respondendo aos desafios do dia a dia. 

Os indicadores funcionam como métricas particulares segundo cada processo exercido pela instituição, e como comparativos internos e externos, proporcionando maior chance de acerto nas decisões.  Nos hospitais, essa análise otimiza o desempenho e os avanços destes processos. 

Cada instituição deve entender quais são os indicadores mais adequados para que essa pesquisa realmente seja um fator que beneficie a organização. 

Existem três tipos de indicadores: 

A seguir, vamos falar um pouco sobre os indicadores mais utilizados na área da saúde.

1 –  Índice de Absenteísmo: O índice de absenteísmo diz respeito ao total de faltas ou atrasos dos colaboradores. O cálculo é feito dividindo a quantidade de horas perdidas pela quantidade de horas que deveriam ser trabalhadas, multiplicado por 100. 

2 – Headcount: O headcount, que traduzindo  fica ¨contagem de cabeças¨, é o número de funcionários que trabalham em uma empresa. Ter esses dados é importante pois avalia se o número de colaboradores aumentou ou diminuiu, e o que pode ser feito para evitar ou melhorar isso, além de obter informações precisas e atualizadas sobre eles. 

3 – Turnover: É a rotatividade de colaboradores da organização, quantos foram desligados da empresa num determinado intervalo de tempo. 

4 – Tempo médio de empresa: Avalia quanto tempo, em média, um colaborador permanece na organização.

5 – Clima Organizacional: É um meio de pesquisa em que percebe se quais os aspectos que precisam melhorar e quais pontos são fortes. 

6 – Produtividade: Diz respeito ao quanto o funcionário está entregando de si para produzir e considera aspectos específicos da função que o profissional atua.

7 – Horas extra x Horas trabalhadas: Indicador que busca entender se o colaborador está dando conta das suas tarefas, e se não estiver, o que está acontecendo e precisa ser mudado. 

Os benefícios dos indicadores para a sua empresa 

Os indicadores irão fornecer apoio para definir e entender de forma detalhada como anda a situação atual da empresa, para definir as metas futuras e medir se esses resultados estão sendo alcançados da forma esperada. Eles ajudarão a diagnosticar como está o lado organizacional da empresa.

Podemos dizer também que os indicadores servem como uma bússola para orientar o gestor a tomar as decisões mais assertivas, quando feitos de forma bem definida, eles colaboram para o crescimento do negócio. É importante ressaltar que os indicadores de RH não são para medir pessoas, mas sim avaliar os processos.   

Conhecer mais a fundo os números que fazem parte dos processos da organização, e como eles podem ser úteis, favorecendo muito na hora de tomar decisões, e possibilita fazer isso de forma estratégica, buscando corrigir erros que interferem no resultado da empresa. 

Principais indicadores de resultados em RH

Agora que você já sabe um pouco sobre os indicadores de RH e a sua importância dentro da organização, que tal aprofundar o seu conhecimento com o curso Principais indicadores de resultados em RH?

 

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão. Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e conhecer a plataforma mais completa para Gestão de Pessoas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top