skip to Main Content

Lifelong learning: entenda o conceito

Com as transformações constantes que vivenciamos no mundo, a procura por conhecimento não acaba mais ao fim do ensino médio e da graduação, muito pelo contrário, ela se tornou uma jornada constante. Com isso, surge o conceito de Lifelong Learning. Ao longo deste artigo vamos falar sobre o que é esse conceito, como surgiu, quais são os seus 4 pilares principais e qual a sua importância. 

O que é Lifelong Learning 

O termo Lifelong Learning, quando traduzido para o portugues significa ´´Aprendizado ao longo da vida“, e como o próprio nome indica, diz respeito a uma abordagem de desenvolvimento que enfatiza que o aprendizado deve ser contínuo e não se limitar a apenas um período da vida

Reconhecendo que o mundo está em constante mudança e que a capacidade de aprender e se adaptar é uma habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional ao longo da vida. O Lifelong Learning incentiva as pessoas a permanecerem curiosas, abertas a novas experiências e comprometidas com o aprimoramento contínuo de suas habilidades e competências.

No que diz respeito ao mercado profissional, o colaborador que entende que a educação é fundamental para seu desenvolvimento, certamente tem mais propriedade para lidar com as demandas corporativas do dia a dia e a complexidade empresarial.

Com isso, fica fácil perceber que vai muito além de se graduar ou pós graduar. Essa aprendizagem é geral e precisa ser entendida como um processo sem fim, visto que, nenhum diploma é sinal de linha de chegada ou final. A sua jornada de desenvolvimento é contínua e nada pode encerrar isso.

Os quatro pilares 

Esse conceito é difundido pela Instituição Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), que afirma que o conceito se baseia em quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. 

Vamos entender melhor cada um deles:

  • Aprender a conhecer

Ao falarmos sobre estudo e conhecimento, para muitas pessoas, o que vem primeiro à mente é a ideia de aprendizado como vivenciamos nas escolas e universidades. Este pilar fala sobre aprendermos a conhecer para além dos meios já tradicionalmente difundidos, de forma prazerosa. Para isso, cada pessoa precisa buscar entender qual meio de conhecimento te traz mais satisfação e produtividade. 

No mundo corporativo, isso significa que para o Lifelong learning, o ideal é que o profissional busque pelo seu próprio conhecimento, buscando alavancar a sua carreira e construindo um caminho de conhecimento de forma autônoma. 

  • Aprender a fazer 

Depois de saber como conhecer é preciso aprender a colocar esse conhecimento em prática. Cada pessoa aprende de uma forma diferente, por isso, experimentar formas diferentes de práticas é muito importante. 

Nesse processo, o autoconhecimento é muito importante, sendo assim, não apenas as habilidades técnicas merecem destaque, mas também as habilidades comportamentais, como: comunicação; inteligência emocional; liderança; colaboração e proatividade.

  • Aprender a conviver

A convivência é um fator muito importante, como o profissional se comporta e se relaciona no ambiente de trabalho é decisivo para o seu sucesso. Sendo assim, a cultura do feedback se faz muito importante nas empresas, além da troca entre educador e estudante.  

É a partir dessas trocas que sabemos no que estamos acertando e no que precisamos melhorar. Sendo assim, a convivência possibilita o conhecimento e a troca de experiências nos ambientes de trabalho e de estudos. 

  • Aprender a ser

Esse último pilar está focado na autonomia do aprendizado, desenvolver o profissional para que ele busque aprofundar os seus conhecimentos, seja através de cursos, palestras, graduações, entre outras maneiras. 

O importante, segundo o conceito de Lifelong learning, é manter o conhecimento em dia, de forma autônoma, através dos meios que considere ideal para o seu desenvolvimento.  

Qual a importância 

O Lifelong Learning é um valioso diferencial competitivo. Quando você demonstra que está comprometido com o desenvolvimento das suas competências, aumenta suas chances de prosperar profissionalmente.

Sendo assim, ele contribui para o desenvolvimento de habilidades. Isso ocorre porque à medida que novas tecnologias e conhecimentos surgem, a aquisição constante de novas habilidades se torna essencial. Isso melhora tanto a empregabilidade quanto a capacidade de realizar novas tarefas e funções.

Consequentemente, este conceito estimula o crescimento pessoal, já que aprender coisas novas não é importante apenas no âmbito profissional. Também contribui para o crescimento pessoal, expandindo horizontes, enriquecendo a vida e promovendo a autoestima. 

É fato que a aquisição contínua de conhecimento e habilidades pode melhorar a qualidade de vida, pois permite que as pessoas tomem decisões mais informadas sobre saúde, finanças, relacionamentos e outros aspectos da vida.

A exposição constante a novas ideias e informações também estimula a criatividade e a inovação, tanto em nível individual quanto em nível social, o que pode acarretar em avanços significativos em todas as áreas da vida.

Por fim, vivemos em um mundo em constante evolução, com avanços tecnológicos, mudanças econômicas e sociais frequentes. Nesse sentido, o Lifelong Learning permite que as pessoas se adaptem a essas mudanças e continuem relevantes em suas carreiras e vidas.

Conclusão

Em resumo, o Lifelong Learning desempenha um papel fundamental na capacitação das pessoas a enfrentar as demandas de um mundo em constante mudança, a melhorar suas vidas pessoais e profissionais, além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e a enriquecer seu próprio crescimento pessoal. 

Conte com uma plataforma completa para gestão de pessoas e ganhe tempo para focar no que mais importa nas empresas, que são as pessoas. Clique aqui para conhecer a RHGestor e descobrir como podemos te ajudar!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 2 comentários

  1. Parabéns pela matéria!
    Rápida e objetiva.
    Muito bom todos os profissionais saberem que o aprendizado não para nunca e buscarem atualização constante.
    Parabéns.
    Abraços
    Fábio Guilherme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top