O que é marketing de recrutamento
O principal objetivo de um recrutador é encontrar o candidato ideal para uma vaga. Esse também é o objetivo do marketing de recrutamento, conhecido como uma estratégia para atrair e engajar os candidatos.É quando o setor de marketing e de Recursos Humanos atuam juntos pensando no bem da organização como um todo, afinal, colaboradores engajados e adequados em cada um dos cargos fazem toda a diferença no desempenho da equipe como um todo.Assim como o marketing busca atrair clientes para o negócio, o marketing de recrutamento, por sua vez, entende que não é apenas a empresa que escolhe o candidato, mas ela também deve ser escolhida como o lugar ideal para trabalhar.Ao considerar uma vaga, o candidato analisa pontos como: plano de carreira, plano de desenvolvimento pessoal, reputação da empresa no mercado, salários, benefícios e cultura organizacional.Foi a partir dessa compreensão que o setor de RH precisou se adaptar e começar a criar um funil focado em atrair os melhores talentos, mostrando quais são os seus principais diferenciais.A importância de investir em marketing de recrutamento
Para qualquer organização que deseja atrair e reter talentos de forma assertiva e eficiente, o marketing de recrutamento se torna essencial, atuando como uma ferramenta de apoio ao RH.Porém consideramos importante ressaltar alguns pontos que fazem com que o marketing de recrutamento seja tão relevante:Aprimoramento do Employer Branding
Redução de custos
Maior atração de talentos qualificados
Otimização do processo seletivo
Como RH e o Marketing juntos, transformam o recrutamento
O marketing de recrutamento, como o nome mesmo sugere, é uma parceria entre dois setores: Marketing e Recursos Humanos, em que estratégias e ferramentas utilizadas no marketing são incorporadas para auxiliar no processo de recrutar talentos.Sendo assim, a comunicação e o trabalho em conjunto entre os dois setores é indispensável, principalmente quando falamos sobre Inbound Marketing, conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online. Porém no marketing de recrutamento, essa técnica é utilizada focada em candidatos ao invés de clientes.Além do inbound marketing, existem outros pontos em que as áreas se conversam para atrair e reter os candidatos ideias, sendo eles:Linguagem:
Uso das mídias sociais e de plataformas digitais
A maneira como uma vaga é divulgada