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Marketing de Recrutamento: Como atrair os melhores talentos para sua empresa
O marketing de recrutamento é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para atrair os melhores talentos do mercado. Através de ações de marketing digital, as empresas conseguem se destacar e chamar a atenção de profissionais qualificados, tornando o processo de recrutamento mais eficiente e assertivo.Neste post, vamos explorar como o marketing de recrutamento pode ser uma poderosa ferramenta para atrair os melhores candidatos e garantir o sucesso da sua empresa.

O que é marketing de recrutamento

O principal objetivo de um recrutador é encontrar o candidato ideal para uma vaga. Esse também é o objetivo do marketing de recrutamento, conhecido como uma estratégia para atrair e engajar os candidatos.É quando o setor de marketing e de Recursos Humanos atuam juntos pensando no bem da organização como um todo, afinal, colaboradores engajados e adequados em cada um dos cargos fazem toda a diferença no desempenho da equipe como um todo.Assim como o marketing busca atrair clientes para o negócio, o marketing de recrutamento, por sua vez, entende que não é apenas a empresa que escolhe o candidato, mas ela também deve ser escolhida como o lugar ideal para trabalhar.Ao considerar uma vaga, o candidato analisa pontos como: plano de carreira, plano de desenvolvimento pessoal, reputação da empresa no mercado, salários, benefícios e cultura organizacional.Foi a partir dessa compreensão que o setor de RH precisou se adaptar e começar a criar um funil focado em atrair os melhores talentos, mostrando quais são os seus principais diferenciais.

A importância de investir em marketing de recrutamento

Para qualquer organização que deseja atrair e reter talentos de forma assertiva e eficiente, o marketing de recrutamento se torna essencial, atuando como uma ferramenta de apoio ao RH.Porém consideramos importante ressaltar alguns pontos que fazem com que o marketing de recrutamento seja tão relevante:
  • Aprimoramento do Employer Branding
O termo Employer Branding quando traduzido para o portugues, significa marca empregadora. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham.O Marketing de Recrutamento colabora para uma reputação positiva, pois uma marca empregadora forte atrai melhores talentos e constrói uma boa reputação no mercado. Com isso, potenciais candidatos são mais propensos a se interessar por empresas que são conhecidas por serem bons lugares para trabalhar.E indo mais além, essa prática se torna uma diferenciação competitiva, já que uma imagem de marca empregadora bem trabalhada é um diferencial em relação aos concorrentes.
  • Redução de custos
Uma empresa conhecida por ser um bom lugar para trabalhar e que realmente aplica isso em seu dia a dia, está focada na boa experiência tanto do colaborador quanto do candidato, o que tende a gerar uma maior retenção de funcionários.Isso gera uma menor taxa de rotatividade na organização, o que resulta na redução de recursos voltados para a contratação de pessoal.
  • Maior atração de talentos qualificados
Com a alta competitividade do mercado, as empresas que buscam atrair candidatos qualificados devem se destacar. Nesse sentido, o marketing de recrutamento ajuda a criar uma imagem forte e atraente da empresa, destacando principalmente a sua cultura organizacional.
  • Otimização do processo seletivo
O marketing de recrutamento afunila o processo seletivo, pois atrai os candidatos mais alinhados com a vaga e que tenham um maior fit cultural com a empresa, o que reduz o tempo e a burocracia envolvidos ao longo da abertura da vaga e da contratação.

Como RH e o Marketing juntos, transformam o recrutamento

O marketing de recrutamento, como o nome mesmo sugere, é uma parceria entre dois setores: Marketing e Recursos Humanos, em que estratégias e ferramentas utilizadas no marketing são incorporadas para auxiliar no processo de recrutar talentos.Sendo assim, a comunicação e o trabalho em conjunto entre os dois setores é indispensável, principalmente quando falamos sobre Inbound Marketing, conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online. Porém no marketing de recrutamento, essa técnica é utilizada focada em candidatos ao invés de clientes.Além do inbound marketing, existem outros pontos em que as áreas se conversam para atrair e reter os candidatos ideias, sendo eles:
  • Linguagem:
Adaptação da comunicação da vaga para cada persona e uso de abordagens personalizadas para atração e engajamento de colaboradores;
  • Uso das mídias sociais e de plataformas digitais
Compreensão do que pode ser feito para atrair e engajar talentos, a busca por plataformas mais relevantes hoje, dentre sites de emprego, portais, redes sociais profissionais. A importância da regionalização, cada região tem suas particularidades, o que mais dá certo, plataformas mais conhecidas. Uso de mídias pagas para veiculação de anúncios e o uso de softwares para recrutamento e seleção.
  • A maneira como uma vaga é divulgada
A vaga precisa ser vendida, para isso é importante: gerar identificação, ter um design atrativo, utilizar palavras-chave, ter um texto claro, objetivo, destaque os diferenciais e as oportunidades.

Como aplicar o marketing de recrutamento

Agora que entendemos o que é o marketing de recrutamento, qual a sua importância e como o RH e o marketing podem trabalhar juntos para aprimorar o recrutamento, vamos entender como realizar na prática.Tudo começa com uma boa descrição da vaga e da veiculação de anúncios nos canais corretos, como e-mail marketing, ferramentas de CRM, redes sociais e sistemas de aquisição de talentos.Essas descrições devem ser detalhadas, realistas e criativas. Sendo assim, evite apenas divulgar diversos tópicos que são requisitos para a vaga, elabore um texto que realmente atraia e engaje a leitura dos candidatos.Lembre-se de incluir aspectos voltados ao comportamento e personalidade do candidato ideal, adaptando a comunicação de acordo com o perfil esperado.Agora vamos mesmo para a prática. Separamos uma estrutura que pode ser seguida, porém deve sempre ser adaptada a depender da vaga divulgada.
1. Título
É o primeiro olhar do leitor. Sendo assim, crie um título breve, claro e direto, que não dê margem para dúvidas em relação ao cargo esperado. Acrescente também o nível de experiência, se é uma vaga para júnior, pleno ou sênior.
2. Informações da empresa
Destaque as principais informações da empresa. Como o principal objetivo do marketing de recrutamento é divulgar a empresa como um bom lugar para trabalhar, essas informações precisam ser personalizadas e transparecer ao candidato as razões que fazem da empresa uma boa marca empregadora.Algumas informações que são importantes de serem abordadas sobre a empresa: aspectos sobre a cultura organizacional, os serviços oferecidos, objetivos e valores.
3. Requisitos da vaga
Será nesse ponto que o candidato poderá identificar se possui ou não as qualidades necessárias para ocupar o cargo. Sendo assim, os requisitos afunilam quem são os candidatos compatíveis ou não, possibilitando uma seleção mais assertiva.Cite os requisitos em ordem de importância, e diferencie os que são obrigatórios dos que são desejados.
4. Pontue os Benefícios
Para além de um salário adequado para o mercado, os candidatos valorizam muito os benefícios ofertados, e são um fator decisivo no momento de decisão. Por isso, descreva todos os benefícios ofertados pela vaga.Saiba mais sobre Marketing de Recrutamento com o Head de Marketing da RHGestor, Evandro Batista, e a gestora de Recursos Humanos Renata Rando, em um episódio imperdível do RHGestor Podcasts.[embed]https://youtu.be/Ds3WpnEKVxA?si=I2l7SghlkQCLuOZg[/embed]

Conclusão

O processo de Recrutamento e Seleção continua se atualizando constantemente, e estratégias para atrair e reter os talentos ideais vem sendo mais incorporadas pelas empresas.Mas como pensar em Marketing de Recrutamento quando todo o tempo dedicado a R&S está voltado ao trabalho operacional?Se você precisa de tempo para se dedicar mais a um recrutamento personalizado e uma divulgação de vagas eficaz, conte com a RHGestor. Somos uma plataforma que automatiza o seu processo de recrutamento e seleção, com uma inteligência artificial que realiza a triagem de currículos, envio de mensagens e e-mails automatizados e todo o registro do processo seletivo em um só lugar, e muito mais.Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.
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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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