O marketing de recrutamento é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para atrair os melhores talentos do mercado. Através de ações de marketing digital, as empresas conseguem se destacar e chamar a atenção de profissionais qualificados, tornando o processo de recrutamento mais eficiente e assertivo.
Neste post, vamos explorar como o marketing de recrutamento pode ser uma poderosa ferramenta para atrair os melhores candidatos e garantir o sucesso da sua empresa.
O que é marketing de recrutamento
O principal objetivo de um recrutador é encontrar o candidato ideal para uma vaga. Esse também é o objetivo do marketing de recrutamento, conhecido como uma estratégia para atrair e engajar os candidatos.
É quando o setor de marketing e de Recursos Humanos atuam juntos pensando no bem da organização como um todo, afinal, colaboradores engajados e adequados em cada um dos cargos fazem toda a diferença no desempenho da equipe como um todo.
Assim como o marketing busca atrair clientes para o negócio, o marketing de recrutamento, por sua vez, entende que não é apenas a empresa que escolhe o candidato, mas ela também deve ser escolhida como o lugar ideal para trabalhar.
Ao considerar uma vaga, o candidato analisa pontos como: plano de carreira, plano de desenvolvimento pessoal, reputação da empresa no mercado, salários, benefícios e cultura organizacional.
Foi a partir dessa compreensão que o setor de RH precisou se adaptar e começar a criar um funil focado em atrair os melhores talentos, mostrando quais são os seus principais diferenciais.
A importância de investir em marketing de recrutamento
Para qualquer organização que deseja atrair e reter talentos de forma assertiva e eficiente, o marketing de recrutamento se torna essencial, atuando como uma ferramenta de apoio ao RH.
Porém consideramos importante ressaltar alguns pontos que fazem com que o marketing de recrutamento seja tão relevante:
Aprimoramento do Employer Branding
O termo Employer Branding quando traduzido para o portugues, significa marca empregadora. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham.
O Marketing de Recrutamento colabora para uma reputação positiva, pois uma marca empregadora forte atrai melhores talentos e constrói uma boa reputação no mercado. Com isso, potenciais candidatos são mais propensos a se interessar por empresas que são conhecidas por serem bons lugares para trabalhar.
E indo mais além, essa prática se torna uma diferenciação competitiva, já que uma imagem de marca empregadora bem trabalhada é um diferencial em relação aos concorrentes.
Redução de custos
Uma empresa conhecida por ser um bom lugar para trabalhar e que realmente aplica isso em seu dia a dia, está focada na boa experiência tanto do colaborador quanto do candidato, o que tende a gerar uma maior retenção de funcionários.
Isso gera uma menor taxa de rotatividade na organização, o que resulta na redução de recursos voltados para a contratação de pessoal.
Maior atração de talentos qualificados
Com a alta competitividade do mercado, as empresas que buscam atrair candidatos qualificados devem se destacar. Nesse sentido, o marketing de recrutamento ajuda a criar uma imagem forte e atraente da empresa, destacando principalmente a sua cultura organizacional.
Otimização do processo seletivo
O marketing de recrutamento afunila o processo seletivo, pois atrai os candidatos mais alinhados com a vaga e que tenham um maior fit cultural com a empresa, o que reduz o tempo e a burocracia envolvidos ao longo da abertura da vaga e da contratação.
Como RH e o Marketing juntos, transformam o recrutamento
O marketing de recrutamento, como o nome mesmo sugere, é uma parceria entre dois setores: Marketing e Recursos Humanos, em que estratégias e ferramentas utilizadas no marketing são incorporadas para auxiliar no processo de recrutar talentos.
Sendo assim, a comunicação e o trabalho em conjunto entre os dois setores é indispensável, principalmente quando falamos sobre Inbound Marketing, conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.
Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online. Porém no marketing de recrutamento, essa técnica é utilizada focada em candidatos ao invés de clientes.
Além do inbound marketing, existem outros pontos em que as áreas se conversam para atrair e reter os candidatos ideias, sendo eles:
Linguagem:
Adaptação da comunicação da vaga para cada persona e uso de abordagens personalizadas para atração e engajamento de colaboradores;
Uso das mídias sociais e de plataformas digitais
Compreensão do que pode ser feito para atrair e engajar talentos, a busca por plataformas mais relevantes hoje, dentre sites de emprego, portais, redes sociais profissionais. A importância da regionalização, cada região tem suas particularidades, o que mais dá certo, plataformas mais conhecidas. Uso de mídias pagas para veiculação de anúncios e o uso de softwares para recrutamento e seleção.
A maneira como uma vaga é divulgada
A vaga precisa ser vendida, para isso é importante: gerar identificação, ter um design atrativo, utilizar palavras-chave, ter um texto claro, objetivo, destaque os diferenciais e as oportunidades.
Como aplicar o marketing de recrutamento
Agora que entendemos o que é o marketing de recrutamento, qual a sua importância e como o RH e o marketing podem trabalhar juntos para aprimorar o recrutamento, vamos entender como realizar na prática.
Tudo começa com uma boa descrição da vaga e da veiculação de anúncios nos canais corretos, como e-mail marketing, ferramentas de CRM, redes sociais e sistemas de aquisição de talentos.
Essas descrições devem ser detalhadas, realistas e criativas. Sendo assim, evite apenas divulgar diversos tópicos que são requisitos para a vaga, elabore um texto que realmente atraia e engaje a leitura dos candidatos.
Lembre-se de incluir aspectos voltados ao comportamento e personalidade do candidato ideal, adaptando a comunicação de acordo com o perfil esperado.
Agora vamos mesmo para a prática. Separamos uma estrutura que pode ser seguida, porém deve sempre ser adaptada a depender da vaga divulgada.
1. Título
É o primeiro olhar do leitor. Sendo assim, crie um título breve, claro e direto, que não dê margem para dúvidas em relação ao cargo esperado. Acrescente também o nível de experiência, se é uma vaga para júnior, pleno ou sênior.
2. Informações da empresa
Destaque as principais informações da empresa. Como o principal objetivo do marketing de recrutamento é divulgar a empresa como um bom lugar para trabalhar, essas informações precisam ser personalizadas e transparecer ao candidato as razões que fazem da empresa uma boa marca empregadora.
Algumas informações que são importantes de serem abordadas sobre a empresa: aspectos sobre a cultura organizacional, os serviços oferecidos, objetivos e valores.
3. Requisitos da vaga
Será nesse ponto que o candidato poderá identificar se possui ou não as qualidades necessárias para ocupar o cargo. Sendo assim, os requisitos afunilam quem são os candidatos compatíveis ou não, possibilitando uma seleção mais assertiva.
Cite os requisitos em ordem de importância, e diferencie os que são obrigatórios dos que são desejados.
4. Pontue os Benefícios
Para além de um salário adequado para o mercado, os candidatos valorizam muito os benefícios ofertados, e são um fator decisivo no momento de decisão. Por isso, descreva todos os benefícios ofertados pela vaga.
Saiba mais sobre Marketing de Recrutamento com o Head de Marketing da RHGestor, Evandro Batista, e a gestora de Recursos Humanos Renata Rando, em um episódio imperdível do RHGestor Podcasts.
Conclusão
O processo de Recrutamento e Seleção continua se atualizando constantemente, e estratégias para atrair e reter os talentos ideais vem sendo mais incorporadas pelas empresas.
Mas como pensar em Marketing de Recrutamento quando todo o tempo dedicado a R&S está voltado ao trabalho operacional?
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