skip to Main Content

Pesquisa e entrevista de desligamento

Você sabe o que é uma pesquisa e entrevista de desligamento? Quando feito da maneira correta, pode agregar muito para o desenvolvimento do seu negócio. Vamos entender mais a fundo sobre o assunto?

O que é?

A pesquisa e entrevista de desligamento, se trata de um processo realizado com os funcionários no momento da demissão, a fim de receber um feedback sincero sobre a situação atual da empresa a partir do seu ponto de vista. 

A importância da entrevista de desligamento

Uma conversa com um colaborador é um feedback. A importância desse tipo de entrevista acontecer justamente com os funcionários que estão saindo da empresa, é a suposição de que por não fazerem mais parte da equipe, sejam mais sinceros na hora de dizer o que pensam. 

Esse método deve permitir que o colaborador receba tanta atenção quanto durante a sua jornada. A conversa deve ir além de apenas tirar benefícios em relação a melhorias na empresa, mas sim possibilitar que ele saia da equipe com uma experiência positiva do início ao fim. 

Ninguém gosta de assuntos pendentes ou não resolvidos, né? A entrevista tem como função também resolver essas questões e esclarecer assuntos que tenham ficado nas entrelinhas. Sendo assim, a empresa e o colaborador podem se entender para que ambos sigam seu caminho sem rancor. 

Como conduzir a entrevista 

Na hora de realizar a entrevista de desligamento é preciso tomar alguns cuidados. Um alerta é o de não marcar a reunião antes do último dia de trabalho, não é agradável que após uma conversa de feedback após demissão o colaborador ainda continue frequentando o ambiente de trabalho. 

Na hora de apontar algumas questões que expliquem o motivo da demissão (caso o colaborador tenha sido desligado), se atente com a maneira de conversar. Mesmo se o mesmo tenha cometido erros que possam ter atrasado o progresso da empresa, não tem o porque se indispor com um colaborador. E lembre-se, o tratamento nessa entrevista vai refletir muito no que o esse indivíduo irá falar sobre a empresa. 

De sempre abertura para que o colaborador se sinta à vontade para explicar seus motivos, tanto se ele estiver se demitindo ao invés de ser demitido, quanto se ele cometeu erros que poderiam ser evitados. A forma como a mensagem é passada deve ser muito bem pensada para que não seja entendida da maneira errada, e estar aberto para escutar pode trazer muitas vantagens . 

Benefícios 

Realizar essa entrevista sem dúvidas não é algo fácil de se fazer, porém extremamente necessário. Para amenizar a tensão sobre esse assunto, vamos falar um pouco sobre os benefícios?

  • Cortar os custos de turnover

A partir da entrevista, saber o que pode ser melhorado na organização pode ter como um ótimo benefício o aumento de acerto em relação aos colaboradores. Quando gestores e profissionais de RH se dispõem a escutar o que pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho, os resultados são sempre positivos. 

Neste caso, influencia na diminuição da rotatividade de funcionários, o que consequentemente diminui os custos e a demanda de tempo com processos como:  recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e burocracias de demissão.  

  • Melhorar a atração de candidatos 

Um funcionário que sai satisfeito ou ao menos sentindo que foi respeitado durante suas fases na empresa onde trabalhava, irá fazer uma propaganda positiva sobre o seu negócio.  

Esse benefício entra no que conhecemos como Employer Branding, que consiste em criar uma marca forte e atrativa para os profissionais que a empresa deseja atrair e reter. Quando a imagem que está sendo passada sobre a organização é positiva, ela irá atrair melhores candidatos para as vagas. 

Por esse motivo, é tão importante que a entrevista de desligamento seja realizada com bastante cuidado, para que não haja pendências quando o colaborador for desligado. 

  • Terminar de forma adequada a relação entre funcionário e empregador 

Como citamos anteriormente, esse é um dos principais motivos para que haja a entrevista. Entender que não é porque agora o colaborador terá que procurar um novo trabalho ou coisas do tipo, que só ele estará em desvantagem se não existir essa conversa para que ambos se entendam.

Ter consciência de que todos os funcionários que já passaram pela organização tiveram a sua importância e podem falar muito bem sobre o seu negócio, são ótimos motivos para sempre resolver as pendências antes que eles saiam.

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é uma entrevista de desligamento, como conduzir, e quais são os benefícios, que tal aplicá-la no seu negócio? Sem dúvidas você sentirá diferença, e irá notar melhoras. 

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Semanalmente postamos conteúdos sobre Rh aqui no nosso blog, assine a nossa newsletter para receber as novidades clicando aqui 

 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top