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Controle de ponto eletrônico: benefícios para melhorar a produtividade e engajamento dos colaboradores
O controle de ponto eletrônico é uma ferramenta super interessante e que permite registrar e gerenciar as horas trabalhadas de uma forma totalmente inovadora quando comparado aos métodos tradicionais.Essa prática traz diversos benefícios para a organização, como a redução de custos, o cumprimento da legislação trabalhista e a transparência nas relações de trabalho.Mas você sabia que o controle de ponto digital também pode impactar positivamente a produtividade e o engajamento dos colaboradores?Isso a gente vai te contar no post de hoje!Acompanhe a leitura e veja aqui quais são as vantagens de adotar essa solução na sua empresa.

O que é o controle de ponto digital?

O controle de ponto eletrônico é uma forma de registrar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets ou computadores.Esse sistema substitui os antigos relógios de ponto mecânicos ou cartográficos, que exigiam o uso de cartões de papel ou crachás.É importante salientar que, para utilizar o controle de ponto digital, é preciso seguir algumas normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).Por exemplo, é necessário utilizar um sistema homologado, que atenda aos requisitos do Programa de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (PcSREP).Também é necessário que esses sistemas sejam capazes de garantir a inviolabilidade dos dados registrados, impedindo qualquer alteração ou exclusão.O controle de ponto eletrônico é uma solução moderna e eficiente para gerenciar o tempo dos colaboradores e cumprir as obrigações legais.Dessa forma, é possível otimizar os processos, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.

Benefícios do controle de ponto digital

Veja só alguns dos benefícios mais notáveis do uso do ponto eletrônico na sua empresa:
1. Maior segurança e confiabilidade
Sem dúvidas, softwares e plataformas de controle de ponto são mais seguros e confiáveis que controles manuais, tendo em vista que esses dados são armazenados na nuvem em servidores criptografados.
2. Redução de custos
Contratando sistemas de ponto como um serviço, a sua empresa pode dizer adeus a custos com materiais e manutenção dos equipamentos de ponto!Tudo pode ser feito por meio dos dispositivos dos próprios colaboradores ou nos computadores da empresa.
3. Facilidade de integração
É possível integrar a sua plataforma de registro de ponto com os demais sistemas de gestão, como folha de pagamento, banco de horas e benefícios.Assim, torna-se mais fácil o gerenciamento de pessoas no RH da sua organização.
4. Melhor controle e transparência
Como os acessos de cada funcionário são individuais, baseados no uso de logins e senhas, é possível ter um melhor controle sobre a jornada de trabalho, com menos erros e possibilidade de fraudes.Tanto o colaborador tem acesso às suas próprias informações quanto os gestores, evitando assim conflitos trabalhistas.

Como esse sistema pode aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores?

Para além dos benefícios que citamos acima, os sistemas de gestão de ponto são grandes aliados no aumento da produtividade e engajamento dos seus colaboradores.Mas bem, como isso é possível? Destacamos alguns pontos aqui:
1. Aumento da autonomia e flexibilidade
Funcionários que percebem que as empresas oferecem uma maior autonomia para realizar as suas atividades, inclusive de gerenciamento de tempo, se sentem mais motivados.Consequentemente, passam a ser mais maduros e produtivos, já que reconhecem quais são suas responsabilidades.
2. Estimula o cumprimento das metas e dos prazos
E por falar em autonomia e responsabilidade, o controle de ponto eletronico possui uma grande precisão no registro, sendo essas características imprescindíveis para evitando atrasos e faltas;
3. Reconhece o desempenho dos funcionários
Do mesmo modo, a precisão de registro reflete também na questão da presença dos colaboradores, banco de horas e horas extras, que passam a ser contabilizados corretamente, sem falhas.Assim, a empresa passa a reconhecer devidamente os colaboradores comprometidos de fato com as suas atividades.
4. Favorece o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Esse é um ponto especialmente importante para trabalhadores remotos, que podem misturar o tempo da sua vida pessoal com as cargas de trabalho, quando não existem limites de horário.Com o controle de ponto, os seus colaboradores reduzem o estresse, se tornando mais produtivos dentro das horas que devem de fato trabalhar.
5. Promove uma cultura de inovação e colaboração
Um ambiente que adota práticas cada vez mais tecnológicas e que facilita a rotina dos colaboradores incentiva ainda mais o trabalho da equipe.Ambientes inovadores conseguem refletir em mais colaboração e isso gera o que as empresas tanto buscam: mais engajamento e produtividade!

Como escolher o melhor sistema de controle de ponto digital?

Se você está pensando em adotar um sistema de ponto eletrônico para a sua empresa, saiba que essa é uma ótima decisão.Mas a grande questão é: como escolher um sistema de ponto eletrônico adequado para a sua empresa?Existem diversos modelos e fornecedores no mercado, mas nem todos atendem às suas necessidades e expectativas.

Por isso, é importante considerar alguns critérios na hora da decisão, como:

1. Características da sua equipe
Em primeiro lugar, é importante que você conheça a quantidade e o perfil dos funcionários que vão utilizar o sistema.Dessa forma, fica mais fácil selecionar quais seriam as plataformas candidatas que podem se adaptar melhor ao seu cenário.
2. Tipo de identificação e forma de registro
Sistemas de ponto digital possuem uma grande quantidade de recursos e formas de identificação como a biometria, cartão, senha e reconhecimento facial, por exemplo.Neste caso, escolha a opção que causará menos erros e ruídos no dia a dia, para evitar situações de estresse
3. Compatibilidade
É de suma importância que, no momento de escolher o seu sistema, verifique se o mesmo se integra com os softwares que você já utiliza na sua empresa.
4. Custo-benefício
O investimento em tecnologia também precisa levar em consideração o custo-benefício, verificando se estão adequados o preço, a qualidade e a durabilidade do sistema.
5. Suporte técnico
Esse é um ponto que você precisa se ater, pois o suporte técnico e o atendimento ao cliente oferecidos pelo fornecedor é crucial.Afinal, em caso de qualquer problema, a equipe deve estar pronta para atender as necessidades.

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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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