O controle de ponto eletrônico é uma ferramenta super interessante e que permite registrar e gerenciar as horas trabalhadas de uma forma totalmente inovadora quando comparado aos métodos tradicionais.
Essa prática traz diversos benefícios para a organização, como a redução de custos, o cumprimento da legislação trabalhista e a transparência nas relações de trabalho.
Mas você sabia que o controle de ponto digital também pode impactar positivamente a produtividade e o engajamento dos colaboradores?
Isso a gente vai te contar no post de hoje!
Acompanhe a leitura e veja aqui quais são as vantagens de adotar essa solução na sua empresa.
O que é o controle de ponto digital?
O controle de ponto eletrônico é uma forma de registrar a jornada de trabalho dos funcionários de uma empresa por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets ou computadores.
Esse sistema substitui os antigos relógios de ponto mecânicos ou cartográficos, que exigiam o uso de cartões de papel ou crachás.
É importante salientar que, para utilizar o controle de ponto digital, é preciso seguir algumas normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Por exemplo, é necessário utilizar um sistema homologado, que atenda aos requisitos do Programa de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (PcSREP).
Também é necessário que esses sistemas sejam capazes de garantir a inviolabilidade dos dados registrados, impedindo qualquer alteração ou exclusão.
O controle de ponto eletrônico é uma solução moderna e eficiente para gerenciar o tempo dos colaboradores e cumprir as obrigações legais.
Dessa forma, é possível otimizar os processos, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.
Benefícios do controle de ponto digital
Veja só alguns dos benefícios mais notáveis do uso do ponto eletrônico na sua empresa:
1. Maior segurança e confiabilidade
Sem dúvidas, softwares e plataformas de controle de ponto são mais seguros e confiáveis que controles manuais, tendo em vista que esses dados são armazenados na nuvem em servidores criptografados.
2. Redução de custos
Contratando sistemas de ponto como um serviço, a sua empresa pode dizer adeus a custos com materiais e manutenção dos equipamentos de ponto!
Tudo pode ser feito por meio dos dispositivos dos próprios colaboradores ou nos computadores da empresa.
3. Facilidade de integração
É possível integrar a sua plataforma de registro de ponto com os demais sistemas de gestão, como folha de pagamento, banco de horas e benefícios.
Assim, torna-se mais fácil o gerenciamento de pessoas no RH da sua organização.
4. Melhor controle e transparência
Como os acessos de cada funcionário são individuais, baseados no uso de logins e senhas, é possível ter um melhor controle sobre a jornada de trabalho, com menos erros e possibilidade de fraudes.
Tanto o colaborador tem acesso às suas próprias informações quanto os gestores, evitando assim conflitos trabalhistas.
Como esse sistema pode aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores?
Para além dos benefícios que citamos acima, os sistemas de gestão de ponto são grandes aliados no aumento da produtividade e engajamento dos seus colaboradores.
Mas bem, como isso é possível? Destacamos alguns pontos aqui:
1. Aumento da autonomia e flexibilidade
Funcionários que percebem que as empresas oferecem uma maior autonomia para realizar as suas atividades, inclusive de gerenciamento de tempo, se sentem mais motivados.
Consequentemente, passam a ser mais maduros e produtivos, já que reconhecem quais são suas responsabilidades.
2. Estimula o cumprimento das metas e dos prazos
E por falar em autonomia e responsabilidade, o controle de ponto eletronico possui uma grande precisão no registro, sendo essas características imprescindíveis para evitando atrasos e faltas;
3. Reconhece o desempenho dos funcionários
Do mesmo modo, a precisão de registro reflete também na questão da presença dos colaboradores, banco de horas e horas extras, que passam a ser contabilizados corretamente, sem falhas.
Assim, a empresa passa a reconhecer devidamente os colaboradores comprometidos de fato com as suas atividades.
4. Favorece o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Esse é um ponto especialmente importante para trabalhadores remotos, que podem misturar o tempo da sua vida pessoal com as cargas de trabalho, quando não existem limites de horário.
Com o controle de ponto, os seus colaboradores reduzem o estresse, se tornando mais produtivos dentro das horas que devem de fato trabalhar.
5. Promove uma cultura de inovação e colaboração
Um ambiente que adota práticas cada vez mais tecnológicas e que facilita a rotina dos colaboradores incentiva ainda mais o trabalho da equipe.
Ambientes inovadores conseguem refletir em mais colaboração e isso gera o que as empresas tanto buscam: mais engajamento e produtividade!
Como escolher o melhor sistema de controle de ponto digital?
Se você está pensando em adotar um sistema de ponto eletrônico para a sua empresa, saiba que essa é uma ótima decisão.
Mas a grande questão é: como escolher um sistema de ponto eletrônico adequado para a sua empresa?
Existem diversos modelos e fornecedores no mercado, mas nem todos atendem às suas necessidades e expectativas.
Por isso, é importante considerar alguns critérios na hora da decisão, como:
1. Características da sua equipe
Em primeiro lugar, é importante que você conheça a quantidade e o perfil dos funcionários que vão utilizar o sistema.
Dessa forma, fica mais fácil selecionar quais seriam as plataformas candidatas que podem se adaptar melhor ao seu cenário.
2. Tipo de identificação e forma de registro
Sistemas de ponto digital possuem uma grande quantidade de recursos e formas de identificação como a biometria, cartão, senha e reconhecimento facial, por exemplo.
Neste caso, escolha a opção que causará menos erros e ruídos no dia a dia, para evitar situações de estresse
3. Compatibilidade
É de suma importância que, no momento de escolher o seu sistema, verifique se o mesmo se integra com os softwares que você já utiliza na sua empresa.
4. Custo-benefício
O investimento em tecnologia também precisa levar em consideração o custo-benefício, verificando se estão adequados o preço, a qualidade e a durabilidade do sistema.
5. Suporte técnico
Esse é um ponto que você precisa se ater, pois o suporte técnico e o atendimento ao cliente oferecidos pelo fornecedor é crucial.
Afinal, em caso de qualquer problema, a equipe deve estar pronta para atender as necessidades.
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