skip to Main Content

A importância dos treinamentos: descubra os principais tipos e como aplicá-los

Os treinamentos são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores em uma empresa. Eles proporcionam a oportunidade de adquirir novas habilidades, conhecimentos e competências, além de contribuírem para o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo

Sabemos que o treinamento é essencial para o sucesso de uma empresa, pois colaboradores bem treinados são mais produtivos, engajados e capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Pensando nisso, ao longo deste post vamos explorar a importância dos treinamentos e como aplicá-los de forma eficaz. 

A importância dos treinamentos

O investimento em treinamentos influencia em vários aspectos o ambiente corporativo, pois ajuda a promover a cultura de aprendizado contínuo, fortalecer a performance individual e coletiva e auxilia na gestão de mudanças. 

Considerando que muitos candidatos valorizam as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, a ausência deste investimento pode ou não ser um fator decisivo para uma alta taxa de rotatividade e dificuldade na atração de talentos, dependendo do mercado de trabalho e das expectativas do candidato. 

Sendo assim, o investimento em treinamentos é uma estratégia relevante para a retenção de talentos, pois demonstra o comprometimento da empresa com o crescimento dos colaboradores, impactando sua satisfação e engajamento. A falta deste investimento pode ser um fator para a rotatividade de pessoal. 

Os treinamentos também criam um ambiente de trabalho mais motivador, com colaboradores mais engajados e satisfeitos, pois se sentem valorizados e veem uma possibilidade de crescimento profissional e profissional dentro da empresa. 

Em relação a atração de talentos, é possível que os candidatos em potencial percebam esta porcentagem de investimento em T&D como um indicativo de que a empresa valoriza o desempenho pessoal e profissional, o que pode torná-la mais atrativa comparada a outras que não investem tanto nessa área.  

No que tange a retenção de talentos, os colaboradores podem ser menos propensos a buscar oportunidades em outras empresas se sentirem que há um investimento real em seu desenvolvimento na organização atual. 

Quais são os principais tipos de treinamentos e como aplicá-los

Após saber a importância de investir em treinamentos é importante compreender que existem diversos tipos focados em diferentes objetivos. Vamos conhecer melhor cada um deles:  

  • Treinamento de integração de novos colaboradores 

Este modelo de treinamento visa adaptar o colaborador a uma nova empresa e é tão importante quanto o processo de Recrutamento e Seleção, pois é a partir dele que o colaborador irá ser integrado a sua equipe e as tarefas que irá desempenhar ao longo da sua jornada dentro da organização. 

Ele pode ser aplicado em particular ou em pequenos grupos que foram admitidos em um mesmo período de tempo, contanto que fique claro os conteúdos abordados e que haja espaço para dúvidas e trocas entre o superior imediato e o recém admitido. 

Ele pode ser dividido em algumas etapas, como: 

– Treinamento de boas-vindas: Ocorre no primeiro dia de trabalho e é proposto pelo superior imediato do novo colaborador. Nele serão apresentados informações sobre a empresa, como missão, visão e valores, um breve histórico, cronograma do treinamento de integração, normas de saúde e segurança no trabalho e uma visita pelo espaço, por exemplo. 

– Treinamento admissional: Geralmente é proposto no segundo dia de trabalho, também pelo superior imediato, com o objetivo de explicar como funciona a organização do departamento, as regras de conduta, o desempenho esperado e também realizar etapas mais burocráticas como realizar o login dos softwares utilizados e informações gerais sobre os equipamentos. 

– Treinamentos técnicos: São os treinamentos realizados nos próximos dias após a contratação e que estão previstos no que chamamos de Onboarding, o processo de integração de um novo colaborador por meio de treinamentos sobre a empresa e sobre as suas funções a serem desempenhadas. 

  • Treinamento de integração pós-promoção 

Uma transição de carreira pode ocorrer dentro de uma mesma empresa, seja por meio de um realocamento de funções ou por uma promoção de cargo. Nesse sentido, o treinamento de integração pós-promoção ocorre visando treiná-lo para o cargo que irá desempenhar e para prepará-lo para as diferentes funções que irá realizar

Para realizá-lo é necessário um trabalho conjunto entre o RH e o superior encarregado do setor no qual ele passará a trabalhar, juntamente com uma pesquisa para montar um cronograma de cursos que contemplem as especificidades do cargo. 

  • Treinamento em segurança no trabalho

Dependendo do tamanho da empresa, quantidade de colaboradores e segmento de atuação, os treinamentos em segurança no trabalho são obrigatórios. Eles podem ser desenvolvidos e ministrados por profissionais de Recursos Humanos e visam garantir que os colaboradores estejam seguros no ambiente de trabalho. Devem ser realizados recorrentemente, para que os colaboradores que passem a integrar a equipe também participem desses treinamentos. 

Para a sua realização é importante haver uma programação para que o treinamento seja realizado em um dia e horário no qual todos os colaboradores, ou a grande maioria, possam participar. Além disso, deve haver um espaço adequado no qual todos estejam confortáveis. A realização de materiais didáticos também pode ser de grande ajuda neste processo, assim as informações podem ficar registradas a longo prazo. Se necessário, contar com um especialista da área da saúde também pode ser benéfico para os resultados esperados. 

  • Treinamento técnico

Esses treinamentos são direcionados com o objetivo de desenvolver conhecimentos e habilidades específicas de um cargo, também conhecidas como Hard Skills, e pode ser aplicado tanto pelos próprios colaboradores quanto por uma consultoria devidamente capacitada na área. 

Geralmente ocorrem quando um novo colaborador entra na empresa ou quando as suas funções são alteradas; alguns exemplos de treinamentos técnicos estão relacionados ao desempenho de funções nas áreas de marketing, contabilidade, vendas, entre outros. 

Por exemplo, se um colaborador será um designer, os treinamentos técnicos podem ser direcionados para que ela desenvolva habilidades voltadas para manusear ferramentas como o Photoshop e o Illustrator. 

  • Treinamento comportamental

As competências comportamentais são compostas por três elementos: conhecimento, atitude e habilidade. Cada pessoa possui essas competências de diversas formas e em diversos níveis. No contexto corporativo, elas são muito importantes pois dizem respeito a forma como um profissional se comporta e se relaciona no ambiente de trabalho, já que muitas vezes ele possui o conhecimento e habilidades necessárias para desempenhar uma determinada função, mas as suas atitudes acabam interferindo negativamente. 

Nesse sentido, os treinamentos comportamentais são importantes pois têm como objetivo desenvolver essas competências seguindo a cultura organizacional da empresa, de forma que o colaborador se identifique com a equipe e vice-versa. Eles podem ser ministrados focados em desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional dos profissionais por meio de workshops, atividades práticas, feedbacks construtivos e mentorias, por exemplo. 

Esses são os principais tipos de treinamentos corporativos, mas existem outros que podem se encaixar dependendo das necessidades atuais da empresa e dos colaboradores. Alguns deles são: 

  • Treinamento de estagiário: forma de treinamento que visa preparar o estagiário para assumir cargos da empresa posteriormente ao período de estágio;
  • Treinamento de menor aprendiz: para preparar os jovens de 14 a 18 anos para iniciarem a sua qualificação profissional associada ao processo educacional dentro das organizações; 
  • Treinamento de trainee: tem como objetivo preparar profissionais para assumirem cargos de responsabilidade dentro da empresa; 
  • Treinamento específico para certificação: treinamentos voltados para que a empresa conquiste certificações em determinada área. 

Conclusão

Em conclusão, os treinamentos são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores em uma empresa, pois permitem que os funcionários adquiram novas habilidades, conhecimentos e competências, tornando-se mais eficientes e produtivos em suas funções. 

Para aplicá-los de forma eficaz, é importante identificar as necessidades da equipe, definir o público-alvo do treinamento e utilizar métodos adequados, como treinamentos presenciais, online ou mistos. 

Portanto, não deixe de investir em treinamentos para garantir o sucesso e o crescimento do seu negócio, e conte com a RHGestor para te auxiliar nesse processo. Somos uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que, dentre diversas funcionalidades, conta também com um módulo totalmente voltado para Gestão de Treinamentos presenciais, EAD e híbridos.

Entre as principais funcionalidades que compõem este módulo estão a matrícula de colaboradores, a criação de trilhas de desenvolvimento, materiais para download, aplicação de provas, criação de uma Universidade Corporativa híbrida e indicadores de T&D. 

Imagina contratar um software para automatizar o seu RH e ainda contar com uma Universidade Corporativa para treinar e capacitar os colaboradores? Isso você só encontra na plataforma da RHGestor! 

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e saber como podemos te ajudar!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top