skip to Main Content

Banco de talentos: Como manter sempre atualizado

Médias e grandes empresas recebem todos os dias um grande volume de currículos e, como nem sempre existem vagas abertas para todos os candidatos, ter um local onde armazenar esses currículos é muito importante; para isso serve o Banco de Talentos.   

Para as pequenas empresas este banco também é importante, pois possibilita que os recrutadores analisem quais são os perfis dos candidatos que se candidatam às vagas da empresa, além de, com um Portal de Vagas, tornar as vagas em aberto mais atrativas. 

Se você quer se aprofundar no tema, prossiga com a leitura que nela você vai encontrar: 

  • O que é um Banco de talentos; 
  • Quais sao os beneficios para o RH; 
  • O papel do banco de talentos no processo de R&S; 
  • Como montar um banco de talentos. 

O que é um Banco de Talentos 

O Banco de Talentos é uma plataforma ou um sistema utilizado pelas empresas para armazenar informações sobre profissionais que se candidataram a uma vaga na empresa. 

Entre essas informações temos principalmente os currículos, que contém detalhes sobre o candidato, como: suas experiências anteriores, formação acadêmica, habilidades e outros dados que podem ser relevantes para a vaga. 

O principal objetivo do Banco de Talentos é facilitar o processo de Recrutamento e Seleção, já que possuindo um banco com todas essas informações, não é necessário iniciar uma busca por candidatos do zero toda vez que uma vaga está em aberto. Com isso, a equipe de recrutamento poupa tempo e recursos ao contratar um profissional. 

Quais são os benefícios para o RH 

É importante citar que o Banco de Talentos facilita muito a vida do RH de uma empresa, isso se dá devido a alguns fatores, como: 

  • Rápida filtragem e triagem 

O Banco de Talentos conta com a funcionalidade de organização a partir de requisitos da vaga, por exemplo, o recrutador pode buscar por candidatos com 3 anos de experiência ou mais, e a partir disso analisar os currículos que já constarem esse requisito. Assim, é possível reduzir a quantidade de candidatos que seriam analisados caso não houvesse essa opção. 

  • Transparência no processo de contratação 

Com o Banco de Talentos, todos os candidatos têm a possibilidade de serem analisados, partindo dos requisitos que são desejados para a vaga, o que reduz as possibilidades de preconceitos e favorecimento de um candidato em relação a outro.

  • Facilita a contratação de candidatos 

Uma grande facilidade do Banco de Talentos é o fato de que mesmo que o candidato não seja contratado assim que manda o currículo ou até mesmo para a vaga que se candidatou, é possível que o recrutador se mantenha em contato com este profissional para que ele possa vir a ocupar uma vaga no futuro. 

  • Economia de tempo e recursos 

Este benefício é um dos maiores motivos dos RHs optarem por utilizarem um Banco de Talentos. Dentre tantos processos que demandam atenção todos os dias, a facilidade de contar com um Banco de Talentos faz toda a diferença. Os recursos investidos em uma contratação são muito grandes, por isso, contar com opções de currículos que possam garantir uma maior assertividade na contratação é muito importante para o setor. 

O papel do Banco de Talentos no processo de R&S 

Quando se trata do processo de Recrutamento e Seleção, sabemos que o trabalho desempenhado pelo RH é denso e leva tempo. Encontrar os candidatos ideais para as vagas em aberto, e escolher quem será ideal para ocupar um cargo, geram muitas demandas tanto para empresas pequenas quanto para as maiores. 

Como citamos anteriormente, o Banco de Talentos já contribui para o setor ou o profissional de RH na redução de custos e tempo, mas qual é o seu papel dentro do processo de R&S?

Tudo começa com o fato de o Banco de Talentos funcionar como uma fonte de candidatos para a empresa, o que faz com que não seja necessário iniciar um processo de recrutamento do zero, a cada vaga que fica disponível. Sendo assim, este banco possibilita a análise a partir de critérios pré definidos, agilizando a seleção dos candidatos. 

Outro papel desempenhado pelo banco de talentos, é o de manter os currículos atualizados. À medida em que os candidatos acrescentam ou removem informações, isso vai sendo registrado no Banco de Talentos, o que ajuda o recrutador a ter acesso ao perfil completo e atualizado do profissional, analisando quais se encaixam melhor para a vaga. 

O Employer Branding, ou marca empregadora, também é beneficiado por um Banco de Talentos, que quando bem gerenciado auxilia na construção de uma imagem positiva da empresa como empregadora. Quando o processo de recrutamento é transparente e breve, ajuda a criar uma visão positiva dos candidatos em relação à empresa, o que contribui para que cada vez melhores profissionais queiram se juntar à equipe. Saiba mais sobre Employer Branding clicando aqui. 

Além desses papéis, o Banco de Talentos também desempenha as funções de triagem e filtragem dos currículos e possibilita que os candidatos mantenham contato com a empresa para vagas que possam ocupar no futuro, como citamos anteriormente. 

Com a RHGestor, a sua empresa terá um portal de vagas próprio para captação de currículos vinculado a um Banco de Talentos. 

Portal de vagas da nossa parceira Unimed, através da nossa plataforma. 

Como montar um banco de talentos 

Agora que já falamos sobre a relação entre o Banco de Talentos e o processo de Recrutamento e Seleção, vamos te dar algumas dicas de passos que você pode seguir na hora de montar um banco de talentos para o seu negócio. 

  1. Comece pela definição dos critérios e requisitos que os candidatos devem preencher:

Quais são as informações que você deseja saber sobre os candidatos a determinada vaga? Comece por eles. Algumas dicas de requisito que você pode solicitar, são: formação acadêmica, experiências profissionais e competências.

      2.  Defina um sistema ou plataforma para o seu Banco de Talentos:

Contar com softwares especializados em R&S ou se a sua empresa for menor, contar com soluções personalizadas para as suas necessidades é muito importante. 

      3. Desenvolva um formulário de inscrição:

Ao se candidatar para uma vaga, os candidatos irão precisar inserir informações que sejam relevantes para o cargo. Sendo assim, um dos primeiros passos deve ser o desenvolvimento de um formulário com campos que contemplem os dados que o recrutador deseja analisar. Neste formulário, se preocupe em solicitar campos como: os dados pessoais, habilidades, experiências profissionais, entre outros. 

     4. Promova e gerencie o Banco de Talentos:

Após criar este banco, se preocupe em divulgá-lo nos canais adequados, como site corporativo e redes sociais. Além disso, sempre o mantenha organizado e se certifique de que as informações estão sendo armazenadas de forma correta, para isso, você pode separar por categorias, como áreas de especialização e competências, por exemplo. Utilize também filtros e recursos de busca para otimizar o processo.

     5. Certifique-se de estar dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados):

Se atente para que a coleta e o armazenamento das informações dos candidatos estejam em conformidade com as leis e regulamentações de privacidade de dados. Informe os candidatos sobre como suas informações serão tratadas e solicite sua permissão. 

     6. Cuide da atualização dos dados:

Incentive os candidatos a atualizarem suas informações periodicamente no Banco de Talentos, especialmente se houver alterações em suas experiências, habilidades ou informações de contato. Isso ajudará a manter o banco de dados atualizado e facilitará o contato com os candidatos quando surgirem oportunidades relevantes.

Conte com a RHGestor

Somos uma plataforma completa de Gestão de Pessoas, em que você encontra processos mais eficientes e automatizados, além de ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Com a nossa plataforma, a sua empresa terá um portal de vagas próprio para captação de currículos vinculado a um Banco de Talentos, permitindo uma série de filtros para triagem, aplicação de testes, avaliações comportamentais, entrevistas, solicitação de assinaturas de documentos digitalmente, e muito mais. Um recurso que permite economizar até 70% do tempo do seu time de recrutamento.

Asssista também ao vídeo sobre Banco de Talentos no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

A criação e o gerenciamento de um Banco de Talentos são um processo contínuo. É importante revisar e aprimorar regularmente suas práticas para garantir que ele esteja alinhado com as necessidades da empresa e seja eficaz na identificação e seleção dos melhores candidatos.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top