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Employer Branding: importância, objetivos e benefícios

O termo Employer Branding quando traduzido para o portugues, significa marca empregadora. Se trata de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham. 

É desenvolver estrategicamente a imagem que será passada para os colaboradores e candidatos. Parecido com desenvolver uma marca comercial, tendo como ponto principal pensar em como elevar o nível de satisfação dos colaboradores. 

Qual a sua importância e seus objetivos 

Ninguém faz uma melhor propaganda sobre um negócio, do que quem está diretamente ligado a ele. O Employer Branding deve acontecer de dentro para fora da empresa, buscando uma  boa qualidade nas relações e no ambiente de trabalho, o que significa ter uma experiência positiva, e consequentemente passar essa visão interna para as outras pessoas. 

O principal objetivo é criar uma marca forte e atrativa para os profissionais que a empresa deseja atrair e reter, além de criar consciência sobre o ambiente de trabalho e promover níveis de satisfação mais altos, juntamente com o engajamento e a produtividade. Além disso, o ponto principal é pensar em como é possível elevar o nível de satisfação dos colaboradores.

Apesar de ficar a cargo do RH da empresa desenvolver a estratégia de Employer Branding, para que ela funcione, é preciso que todos os setores da equipe estejam engajados com a proposta. É sobre atrair pessoas novas que sejam ideais para o cargo e a organização, e fidelizar os que já são colaboradores. 

Benefícios para a sua empresa 

  • Uma boa reputação gera bons funcionários 

Como o Employer Branding trabalha diretamente com a visão da boa reputação, essa pode ser uma vantagem em relação a outras propostas que o candidato ideal tenha recebido. A empresa que é bem falada, é um local onde pessoas da área desejam trabalhar. 

  • Redução de gastos com R&S

Outro grande benefício é a redução de gastos em processos de recrutamento e seleção. Quanto maior a organização, é normal que ocorra muita rotatividade de funcionários, o que gera muita demanda de tempo e principalmente de investimento financeiro.

 A cada colaborador que entra, é investido em treinamento e desenvolvimento para que se aprimore e evolua na empresa, além da elaboração de um plano de carreira. Se todo esse processo tiver que ser refeito constantemente por consequência do baixo acerto nas contratações, gerará muito prejuízo para a organização. 

Por isso, o Employer Branding é um investimento que atrai e direciona as pessoas mais adequadas para os cargos em questão, evitando todo esse transtorno citado. 

  • Impacto positivo na produtividade da empresa

Estar em um bom ambiente de trabalho traz resultados positivos pois contribuem para o bom desempenho dos colaboradores, mas o que seria exatamente um bom lugar para trabalhar?

Quando falamos sobre um bom lugar para trabalhar, estamos falando sobre ser reconhecido profissionalmente e possuir uma perspectiva de evolução dentro da organização. Isso inclui conversas francas e feedbacks recorrentes que pontue se o trabalho está sendo feito da maneira desejada e o que pode ou precisa ser melhorado, e claro, a remuneração justa e proporcional ao cargo e trabalho desempenhado. 

O Employer Branding deve buscar melhorar esses quesitos para que os impactos positivos realmente apareçam. Uma boa popularidade da organização se dá em seguir corretamente atitudes que prezam pelo bem estar dos colaboradores, só assim poderão falar sobre os benefícios de se trabalhar ali. 

  • Gera identificação e sentimento de pertencimento

O sentimento de pertencimento atualmente é um fator determinante para que o colaborador escolha permanecer na empresa, e para que futuros candidatos também se identifiquem com ela.

Como a ideia do Employer Branding é justamente propor a construção de uma imagem positiva da empresa, essa função está diretamente ligada com a identificação e o sentimento de pertencimento. 

  • Estabelece um alinhamento entre o colaborador e a empresa, através do Fit Cultural

O Fit Cultural é conhecido como um teste para conhecer melhor a personalidade dos colaboradores, e entender se seus valores e princípios estão alinhados com a empresa. 

Esse teste facilita o acerto em relação às contratações, evitando que desentendimentos em relação a personalidade dos colaboradores interfira na evolução da equipe. 

  • Quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil obter boas negociações  

Quando a empresa já possui uma boa reputação pela forma que trata seus funcionários e pela sua excelência na prestação de serviços, os clientes e resultado surgem como consequência disso. 

Por isso é muito importante investir em um Employer Branding de qualidade, o investimento será recompensado em forma de negociações bem sucedidas e um bom relacionamento com os colaboradores. 

Conclusão 

Agora conhecendo os benefícios (que são muitos), que tal investir em um Employer Branding na sua empresa? 

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