skip to Main Content

Como gerir uma equipe remota?

Com a pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a se adequar de uma equipe presencial para uma equipe remota. Já outras, com as oportunidades de transformação digital optaram por fazer o mesmo, visando uma maior produtividade, redução de custos operacionais e flexibilidade de trabalho.

Essas duas situações não foram as únicas que fizeram com que tantas empresas mudassem. A carência por profissionais da mesma região também é um dos motivos, fazendo com que muitos gestores de RH e gestores de setor procurem profissionais fora da cidade matriz da organização.

Pensando nisso, preparamos esse post para falarmos um pouco sobre os maiores desafios de uma gestão remota, além de algumas sugestões de como implementar na sua empresa.

Vamos lá?

Principais desafios da gestão remota

Mesmo com todos os aparatos tecnológicos que possuímos atualmente, a distância ainda pode ser um fator que acarreta em vários desafios no cotidiano do ambiente corporativo. A partir disso, identificamos como alguns dos principais desafios da gestão remota:

  • Ruídos na comunicação: só quem tem problemas com mensagens e áudios por whatsapp vai entender. O gestor tem um desafio gigante em ter que se comunicar e ser entendido da forma correta por aplicativos ou reunião via teleconferência.
  • Isolamento social: por ficarem muito tempo sozinhos, as pessoas acabam tendo necessidades muito específicas e isso pode afetar muito a saúde mental.
  • Falta de rotina: trabalhar no mesmo lugar pode dificultar a separação da vida pessoal e profissional. Para muitos, é difícil estabelecer limites e isso pode atrapalhar o dia a dia no trabalho.
  • Falta de estrutura adequada: se as empresas não fornecerem os materiais de trabalho adequados e a pessoa não tiver uma boa internet ou móveis que auxiliem no trabalho, o rendimento pode ser prejudicado. Ergonomia e espaço reservado somente para o trabalho é o desafio de muitos.
  • Problemas com a família: home office com crianças, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Muitos adultos também não entendem essa relação entre trabalho e casa. Estar presente não significa estar desocupado, muito pelo contrário.

Sugestões de como implementar uma equipe remota na sua empresa

Embora o isolamento traga os desafios que citamos anteriormente, isso não significa que essa característica não possa mudar. Separamos algumas sugestões interessantes para que você possa observar e, quem sabe, implementar na sua empresa:

  • Reuniões mais interessantes: assim como conversas aleatórias que surgem no dia a dia presencial, é possível promover esse diálogo entre os colaboradores. O gestor pode inclusive sugerir temas a serem discutidos, falando sobre o cotidiano, o que estão passando e compartilhar experiências. O assunto é jogado na roda, como, por exemplo, receitas que aprendeu nesse tempo em casa.
  • Coffees e Happys virtuais: não é porque estamos em casa que as pessoas não podem confraternizar e comemorar. Os funcionários são incentivados a passar algumas horas por semana atendendo a essas chamadas com o objetivo de criar um ambiente mais confortável e acolhedor. Os membros da equipe podem fazer uma pausa e conversar entre si para descontrair e finalizar o dia de uma forma mais leve.
  • Inovação e entretenimento: assim como as mesas de sinuca e jogos presenciais, podemos pensar em jogos online que façam os membros da equipe se comunicarem entre si e relaxarem após expediente ou nas pausas.
  • Melhora na comunicação: o desconforto acontece e é normal. Mas para evitar as repetições, é fundamental que haja feedbacks e troca de informações entre os times com recorrência, para manter o alinhamento.
  • Boas ferramentas de tecnologia: invista em boas ferramentas para realização das atividades, compartilhamento e armazenamento de arquivos. Sistemas, aplicações, softwares e bons equipamentos. Esses recursos ajudam no gerenciamento das equipes para delegar tarefas, acompanhar o trabalho, dar feedbacks, acessar arquivos, compartilhar documentos, centralizar a comunicação e etc.
  • Apoio para lidar com os desafios: seja humano. Todo mundo tem problemas! Com essa flexibilidade de trabalho, se a comunicação também não for flexível, as coisas se tornam pesadas e desmotivam o colaborador. Por isso, entenda as dificuldades de cada um, assim, é possível garantir que não terão problemas para fazer seu trabalho.

Como gestor, o que posso fazer?

Para auxiliar uma equipe remota, como gestor, você tem inúmeras possibilidades. Comece alinhando as expectativas e faça reuniões para acompanhar o desenvolvimento das atividades, expor os problemas, encontrar soluções e alinhar o que foi combinado.

Seja transparente com o colaborador. A transparência tem a ver com a comunicação e a colaboração. Inclusive se os membros da equipe não trabalham no mesmo local e perdem um pouco a referência do todo dos projetos nos quais fazem parte, é muito importante que todos sejam completamente honestos.

Mais do que buscar culpados por um problema, o segredo para que uma equipe funcione bem enquanto time, é importante haver um líder responsável pela gestão de equipes remotas, você sempre deve incentivar a prática do diálogo e da transparência.

Alguns gestores acabam cometendo erros que poderiam ser evitados. Entre essas práticas não aconselhadas estão: estabelecer metas impossíveis, não dar feedbacks e realizar a má gestão do tempo, por exemplo.

Conclusão 

Algumas mudanças são inevitáveis e quando sabemos adequá-las para um funcionamento positivo podem ser muito vantajosas para o negócio. Gostou dessas dicas? Faz sentido para o seu trabalho como gestor com uma equipe remota? Conte para nós!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top