skip to Main Content

RH Estratégico: A chave para impulsionar as vendas da sua empresa

O setor de Recursos Humanos da sua empresa trabalha em conjunto com os outros setores ou de forma isolada? Entendendo a importância de uma relação de colaboração do departamento de RH para o aumento das vendas, neste post você irá ler:

  • Como funciona o setor de vendas;
  • Como o RH estratégico pode contribuir com o setor de vendas e ajudar a empresa a vender mais; 
  • O que significa ser um RH estratégico e quais as responsabilidades; 
  • Dicas de como o RH pode contribuir para o aumento das vendas.

Fica até o fim que temos materiais exclusivos e gratuitos para você se aprofundar no tema!

Conhecendo o setor comercial 

O setor de vendas, ou departamento comercial, é o principal responsável pelos ganhos da organização, sendo assim, trabalha de forma extremamente estratégica.

Assim como em todos os departamentos e setores de uma empresa, o setor de vendas deve bater metas. Para acompanhar as ações estabelecidas para chegar nesses objetivos, o setor se apropria de indicadores de desempenho, como a taxa de conversão, por exemplo. 

A produtividade do negócio está diretamente ligada ao desempenho do setor comercial. Se os integrantes da equipe não estiverem sintonizados nos objetivos e nem empenhados em atingir as metas propostas, toda a empresa sente. 

Por dentro do departamento de RH 

O setor de Recursos Humanos trabalha em uma organização como o responsável por processos essenciais como: Recrutamento e seleção, onboarding, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, gestão de cargos e salários, clima organizacional, avaliação de desempenho e retenção de talentos. 

Essas são as principais e essenciais funções do setor de RH de uma organização, mas como esse RH pode ser Estratégico

Como fazer um RH estratégico 

Um RH Estratégico é um RH que atua juntamente com cada área da empresa, inclusive a área de vendas, e com a gestão como um todo. Sendo assim, é imprescindível que a equipe de Recursos Humanos participe do dia a dia dos planejamentos a curto e longo prazo do negócio, e das grandes tomadas de decisões. 

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o gestor comercial compartilha os indicadores e as estratégias do setor de vendas, assim como o gestor de RH compartilha os objetivos e dificuldades do setor. Essa troca de experiências colabora muito para que ambas as partes estejam sintonizadas em um só objetivo: o crescimento da organização.

Um RH estratégico tem como uma de suas prioridades, a otimização dos processos, visando sintonizar os objetivos tanto da equipe quanto dos gestores da organização.

Outro aspecto importante para um RH estratégico, é sua preocupação com a comunicação interna e entre as áreas, contribuindo na redução de ruídos, atritos e turnover.

O que antes era feito de forma manual, agora passa a ser automatizado ou comunicado entre as áreas de interesse. Isso contribui para a otimização do tempo da gestão de pessoas e, consequentemente, o investimento em outros processos mais voltados para o desenvolvimento do negócio. 

Como o RH pode contribuir para o aumento das vendas 

Para que uma equipe alcance suas metas e objetivos, é preciso que o trabalho esteja sendo desempenhado em conjunto e sintonia entre os profissionais envolvidos. No setor de vendas não poderia ser diferente. 

O RH entra principalmente quando ele entende a dor da área, no caso, a área comercial. Desta forma, ele compreenderá quais são os problemas existentes, como está o ânimo da equipe, se tem a pessoa certa no lugar certo, dentre outras coisas.

O RH precisa ser um Business Partner da área Comercial, entender que a “nossa” meta ou “nossos” objetivos precisam ser atingidos, auxiliando no que dispuser de recursos para isso.

O setor de RH desempenha algumas funções essenciais quando se trata de contribuir com o setor comercial, sendo elas: 

  • Recrutando e Selecionando os candidatos certos;
  • Fornecendo treinamentos específicos e não genéricos;
  • Oferecendo incentivos;
  • Melhorando a comunicação;
  • Criando um ambiente de trabalho positivo;
  • Acompanhando a Performance e corrigindo os gaps continuamente.

E-book: O papel do RH no sucesso das vendas 

Como prometido, trouxemos um material completo e gratuito para você se aprofundar ainda mais nesse tema. 

Neste E-book, discutimos a importância do RH para aumentar as vendas do setor comercial de uma empresa. Começamos citando as principais funções e cargos tanto do setor comercial quanto do setor de Recursos Humanos. Em seguida, falamos sobre como realizar um RH estratégico e quais são as suas responsabilidades, e o principal: Como o RH pode contribuir para o aumento das vendas. 

Clique na imagem para baixar o material 

Clique na imagem e confira também ao episódio do nosso Podcast sobre o mesmo tema. Nele, o CEO e Founder da RH Gestor, César Carvalho, e o COO e Co-Founder da RHGestor, Wilson Teixeira, conversam com a Head comercial e a Head de Gente e Gestão de RHGestor, Malú e Renata, sobre como a contribuição entre os setores de vendas e de RH podem gerar vendas para a sua empresa.

Sobre a RH Gestor

A RHGestor é composta por profissionais de Gestão, Recursos Humanos, Psicologia e Tecnologia, com o objetivo de transformar a maneira como a Gestão de Pessoas entrega resultados para as empresas

Nosso foco é empoderar o RH a tal ponto que seja impossível não considerar suas ações e decisões junto ao board mais alto da empresa. Nós entendemos o RH como a principal estratégia de lucratividade para as organizações.

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Em nossa plataforma possuímos um módulo de gestão de metas, onde os gestores podem definir os indicadores/KPIs para o setor desejado e desdobrar estas metas para os colaboradores. Dessa forma, a Gestão de RH se torna uma parceira de resultado de todas as áreas! 

Clique aqui para saber mais.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top