Skip to content
Comunicação assertiva: como implementar na sua empresa
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

Desde muito pequenos, assim que nascemos, já nos comunicamos. Seja através de choro, resmungos ou batuques. Comunicar é sinalizar vontade, emoção, informação ou sentimento. Para a construção de um ambiente de trabalho saudável, em que haja respeito entre líderes e equipe, é indispensável que exista uma cultura de comunicação assertiva. 

Por isso, ao longo deste artigo você irá conferir: 

  • O que é comunicação assertiva 
  • Benefícios;
  • Elementos da comunicação assertiva; 
  • Como alcançar uma comunicação mais assertiva na empresa;
  • Conclusão.

O que é comunicação assertiva 

Antes de entendermos a fundo qual é o impacto da comunicação assertiva no trabalho, vamos entender melhor no que consiste essa prática?

Ela diz respeito a uma habilidade de comunicação eficaz e saudável, que conta com o equilíbrio entre ter consciência sobre o outro e saber expressar suas opiniões, pensamentos, necessidades e sentimentos de forma respeitosa, clara e direta.  

Uma pessoa que se comunica de forma assertiva, consegue estabelecer limites e solicitar tudo que precisa sem agressividade ou passividade, além de conseguir resolver conflitos de forma construtiva. 

Ao aderir a comunicação assertiva, você pode evitar mal entendidos, ser compreendido quando está tentando passar uma mensagem e também construir relacionamentos saudáveis, o que é muito importante no ambiente corporativo. 

Apesar de algumas pessoas já terem mais facilidade de realizar este modelo de comunicação, devido a sua personalidade, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. Para isso, é necessário investir em prática e autoconhecimento. 

Benefícios da comunicação assertiva 

Os benefícios já começam a partir do momento em que a comunicação assertiva é colocada em prática. O clima organizacional é diretamente afetado pela forma com que a equipe se comunica, se for de forma assertiva, o ambiente se torna saudável e colaborativo.

Isso ocorre porque os colaboradores passam a se sentirem confortáveis para expressar suas sugestões e necessidades, o que pode levar a um aumento do engajamento e satisfação da equipe. 

Seguindo nessa linha, temos a redução de conflitos cotidianos, já que com a comunicação assertiva os mal entendidos e suposições são deixados de lado, a resolução de problemas acontece de forma leve e os problemas são resolvidos antes de se tornarem conflitos maiores. 

O desenvolvimento de relacionamentos positivos e saudáveis entre a equipe também é um dos benefícios, já que as opiniões e perspectivas dos outros são levadas sempre em consideração, o que gera confiança e respeito. Isso é muito importante pois fortalece a sintonia no ambiente de trabalho. 

Com os relacionamentos bem estabelecidos, consequentemente a produtividade também cresce, pois as informações passam a transitar de forma eficiente, evitando atrasos e erros decorrentes da má comunicação ou falta dela. 

Isso também afeta no atendimento ao cliente, uma comunicação assertiva também auxilia na resolução de problemas de forma eficiente, sabendo lidar com críticas, sugestões e reclamações. 

Vale a pena investir, né? 

Elementos da comunicação assertiva 

Existem alguns elementos ou pilares que constituem uma comunicação assertiva. São alguns pontos que fazem dela eficaz ou não, sendo eles: 

  • Clareza:

A comunicação assertiva requer clareza na expressão de ideias, pensamentos e sentimentos. É importante transmitir as informações de forma direta e sem ambiguidades, para que a mensagem seja compreendida corretamente.

  • Escuta ativa:

Essa prática não é apenas sobre transmitir sua própria mensagem, mas também sobre ouvir atentamente os outros. A escuta ativa envolve prestar atenção às palavras, expressões faciais e linguagem corporal da outra pessoa, demonstrando interesse genuíno pelo que está sendo dito.

  • Direção:

Ela deve ser direta e focada, o que envolve expressar-se de maneira objetiva, evitando rodeios ou divagações desnecessárias. Ao comunicar-se assertivamente, você vai direto ao ponto e evita deixar espaço para interpretações equivocadas.

  • Respeito mútuo:

Valorização do respeito mútuo entre todas as partes envolvidas, ou seja, tratar os outros com consideração e empatia, reconhecendo seus direitos, opiniões e sentimentos, e vice-versa. 

  • Autoconfiança:

A comunicação assertiva exige uma dose de autoconfiança, pois envolve se expressar de maneira firme e segura, sem permitir que a ansiedade ou o medo de rejeição o impeça de expressar suas necessidades e opiniões de forma clara.

  • Gerenciamento de emoções:

Isso significa expressar seus sentimentos de forma apropriada, evitando a agressividade ou a passividade. É importante procurar se expressar de forma calma, controlada e respeitosa, mesmo quando as opiniões forem diferentes.

  • Linguagem não verbal:

Ela também envolve a linguagem corporal adequada. Manter contato visual, adotar uma postura aberta e relaxada, e usar gestos apropriados são aspectos importantes da comunicação assertiva. A linguagem não verbal deve estar alinhada com a mensagem verbal para transmitir consistência e confiança.

Esses elementos trabalham em conjunto para promover uma comunicação clara, respeitosa e eficaz. Praticar esses elementos te ajudam a se comunicar assertivamente e a estabelecer relacionamentos saudáveis com os outros.

Como alcançar uma comunicação mais assertiva na empresa

Sabemos que para aderir a uma comunicação mais assertiva no ambiente de trabalho e até no âmbito pessoal é necessário prática. 

Sendo assim, separamos algumas dicas para te auxiliar no processo: 

1 – Comece pelo autoconhecimento.

Estar ciente das suas opiniões, necessidades e limites é indispensável para o processo. Se conhecendo, é possível controlar suas emoções, evitando agir de forma agressiva para começar a se comunicar de forma mais clara, buscando se expressar de forma assertiva. 

2 – Peça feedback aos colegas de trabalho e supervisores sobre sua comunicação.

Essa é uma ferramenta extremamente importante neste processo, pois auxilia na hora de identificar em quais áreas você pode melhorar e fornecer insights valiosos sobre como você é percebido pelos outros. Lembre-se de que para uma comunicação assertiva eficaz é preciso ter humildade de escutar e querer mudar. 

3 – Busque aprender a lidar com conflitos de maneira construtiva.

Isso envolve ouvir todas as partes envolvidas, buscar soluções de compromisso e encontrar um terreno comum. A comunicação assertiva desempenha um papel fundamental na resolução de conflitos de forma saudável.

4 – Na mesma linha do feedback, a escuta ativa é fundamental para uma comunicação assertiva.

Certifique-se de ouvir atentamente os outros, demonstrando interesse genuíno pelo que eles têm a dizer. Isso não apenas mostra respeito, mas também permite que você entenda melhor as perspectivas dos outros e responda de maneira apropriada.

5 – Pensando na parte educativa, informe-se sobre as técnicas de comunicação assertiva.

Como usar “eu” em vez de “você” ao expressar suas preocupações, fazer perguntas abertas para obter mais informações e utilizar o feedback construtivo. 

Conclusão 

Lembre-se de que a prática é essencial para aprimorar sua comunicação assertiva. Quanto mais você se esforçar para aplicar essas dicas no seu dia a dia, mais natural e eficaz será sua comunicação na empresa.

Conheça a nossa plataforma. Com processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão, quem utiliza a RHGestor conta com uma plataforma que cuida de todo o ciclo do colaborador na empresa.

Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas saber mais sobre nossas funcionalidades.

Compartilhe
Pesquisar Matérias
Back To Top