- Sobre o departamento de GP;
- Principais desafios da Gestão de pessoas;
- Resultados de um departamento estruturado de GP;
Sobre o departamento de GP
Mais do que organizar um happy hour ou amigo secreto, a gestão de pessoas tem um papel estratégico em todas as organizações. Estamos falando do dia a dia e de como ele é construído.Responsável por gerir o capital humano das empresas, a cada ano sua importância para o bom desenvolvimento de um negócio cresce. Saber cuidar do bem estar dos colaboradores é uma tarefa que deve ser desempenhada pela gestao de pessoas, o que engloba o RH da empresa.As suas principais atribuições são:- Admissão de Profissionais: Esse processo se inicia desde o momento da busca por novos talentos para a empresa. Partindo disso, o DP fica encarregado de cuidar de todo o processo de integração, realizando os exames admissionais, explicando quais os benefícios e cuidando dos dados dos colaboradores.
- Compensação de Pessoal: Consiste em cuidar de todo o processo que inclui o controle de frequência, a elaboração de cálculo da folha de pagamento, o pagamento de taxas, impostos, contribuições, salários e benefícios.
- Gestão de Benefícios: Responsável pela administração e distribuição de benefícios como vale-transporte, vale-refeição e cestas básicas, além do controle de gastos relacionados aos planos de saúde e odontológicos.
- Desligamento de Pessoal: Essa atribuição se inicia a partir do desligamento do colaborador e se encerra quando ocorre a efetiva quitação do contrato de trabalho. Além disso, também orienta o colaborador para que todos os processos relacionados ao encerramento do contrato ocorram de forma correta.
Principais desafios da Gestão de pessoas
Agora que falamos sobre as principais atribuições da gestão de pessoas, vamos entender quais são os maiores desafios que os profissionais desta área enfrentam em seu dia a dia de trabalho?Conhecendo as suas funções já conseguimos imaginar como a rotina destes profissionais conta com tarefas delicadas. Afinal, estão lidando com pessoas diferentes, que podem reagir e agir de maneiras diversas em cada situação.Identificação de talentos
Manter a equipe sempre motivada
Investira na capacitação dos colaboradores
Manter os colaboradores engajados
Implantar um plano de cargos e salários
Administrar diferentes gerações
Cuidar do clima organizacional