skip to Main Content
Desafios e Resultados da Gestão de Pessoas

Desafios e Resultados da Gestão de Pessoas

Mais do que organizar um happy hour ou amigo secreto, a gestão de pessoas tem um papel estratégico em todas as organizações. Estamos falando do dia a dia e de como ele é construído.

A gestão de pessoas tem passado por inúmeras transformações nos últimos anos. Crises, instabilidades financeiras, muitas ferramentas, a falta delas e a intensificação da tecnologia no mercado exigiram que as empresas se reinventassem para serem capazes de atender os novos consumidores. Nesse cenário, a gestão de pessoas passou a adquirir uma grande relevância, uma vez que as empresas precisaram produzir mais e com qualidade.

Tanto nas grandes como nas pequenas e médias empresas, a gestão estratégica de pessoas não vem sendo explorada da maneira como deveria. Para melhorarmos a reputação da marca e a sustentabilidade do negócio, é importante gerenciar da forma correta as pessoas e é por isso que é feita a gestão de pessoas.

Desafios e resultados

Identificação de talentos: seja na entrevista de emprego ou na execução de suas próprias atividades, é importante identificar quem são pessoas promissoras e quais poderão dar problema no futuro. Isso evita conflitos e também instiga na criação de um plano de carreira.

Manter uma equipe sempre motivada: sabendo da importância de contar com colaboradores motivados, cabe ao RH adotar estratégias para manter acesa a motivação e desenvolver o espírito de pro atividade na equipe, incentivando os talentos a darem o seu melhor no dia a dia e não estagnarem.

Investir na capacitação dos colaboradores: oferecer treinamento constante e capacitação aos profissionais, além de trazer um ganho em eficiência e perfeição técnica na realização dos trabalhos, também aumenta a autoestima dos profissionais, despertando-lhes o desejo de empenhar-se cada vez mais em prol da organização.

Engajamento dos colaboradores: definir claramente as funções, responsabilidades e expectativas sobre o trabalho dos colaboradores é importante para dar andamento no negócio. Além disso, implantar um plano transparente de cargos e salários baseado em metas, incentivar a autonomia, avaliar o trabalho do colaborador e fornecer feedbacks que promovam o desenvolvimento pessoal contribuem para a eficácia da ação. Alocar a mão de obra nos setores para os quais o colaborador demonstra maior competência, promove a eficiência e a valorização de habilidades individuais.

– Administrar gerações diferentes: administrar esses conflitos que surgem a partir da convivência entre gerações é um ponto importante. Para isso, é necessário promover um ambiente de compreensão e respeito, criando um espaço e oportunidades para conhecer as características de cada geração.

Reter talentos: é essencial investir em algumas práticas, como valorização dos trabalhadores, oportunidade de progressão, tomada conjunta de decisões, concessão de benefícios diferenciados etc.

Cuidar do clima organizacional: a maneira da empresa se comunicar com os funcionários também contribui para um clima organizacional saudável e produtivo. Clareza, respeito e transparência criam uma relação de confiança entre todos, assim como ajudam a assimilar os valores e princípios daquele lugar.

Entre os desafios na gestão de pessoas, está também a implementação do RH mais estratégico, num modelo mais moderno e com maiores chances de assertividade. Isso envolve tecnologia, tempo e dedicação, além da boa vontade dos gestores em seguir os processos. Uma boa solução é construir um plano e ir indo pouco a pouco na concretização dessa implementação. Um sistema automatizado pode facilitar muito mais o dia a dia dos profissionais de RH, que terão mais tempo para se dedicar a ações focadas no bem-estar dos colaboradores e em resultados muito melhores para a empresa e o processo estará automatizado.

Olhando de perto, ainda podemos listar outros desafios na gestão de pessoas, como o investimento em educação do colaborador, a melhora da cultura interna, o foco na produtividade, a satisfação dos colaboradores, entre outros. Sim, são grandes desafios, mas que podem ser superados com planejamento, profissionais focados em soluções e, sem dúvidas, o apoio de pessoas que entendem desses processos e de como alcançá-los.

A organização de pessoas trata de motivar os profissionais e criar um ambiente em que exista propósito. Mais do que isso, fazer com que as pessoas se sintam parte dele e busquem sempre o melhor.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top