skip to Main Content

Gestão de Pessoas: Desafios e resultados

A gestão de pessoas tem passado por inúmeras transformações nos últimos anos. Crises, instabilidades financeiras, muitas ferramentas, a falta delas e a intensificação da tecnologia no mercado exigiram que as empresas se reinventassem para serem capazes de atender os novos consumidores. 

Nesse cenário, a gestão de pessoas passou a adquirir uma grande relevância, uma vez que as empresas precisam produzir mais e com qualidade. 

Pensando nisso, preparamos este artigo em que você irá conferir: 

  • Sobre o departamento de GP;
  • Principais desafios da Gestão de pessoas;
  • Resultados de um departamento estruturado de GP; 

Vamos lá? 

Sobre o departamento de GP

Mais do que organizar um happy hour ou amigo secreto, a gestão de pessoas tem um papel estratégico em todas as organizações. Estamos falando do dia a dia e de como ele é construído.

Responsável por gerir o capital humano das empresas, a cada ano sua importância para o bom desenvolvimento de um negócio cresce, saber cuidar do bem estar dos colaboradores é uma tarefa que deve ser desempenhada pela gestao de pessoas, o que engloba o RH da empresa. 

As suas principais atribuições são:

  • Admissão de Profissionais: Esse processo se inicia desde o momento da busca por novos talentos para a empresa. Partindo disso, o DP fica encarregado de cuidar de todo o processo de integração, realizando os exames admissionais, explicando quais os benefícios e cuidando dos dados dos colaboradores. 
  • Compensação de Pessoal: Consiste em cuidar de todo o processo que inclui o  controle de frequência, a elaboração de cálculo da folha de pagamento, o pagamento de taxas, impostos, contribuições, salários e benefícios. 
  • Gestão de Benefícios: Responsável pela administração e distribuição de benefícios como vale-transporte, vale-refeição e cestas básicas, além do controle de gastos relacionados aos planos de saúde e odontológicos.   
  • Desligamento de Pessoal: Essa atribuição se inicia a partir do desligamento do colaborador e se encerra quando ocorre a efetiva quitação do contrato de trabalho. Além disso, também orienta o colaborador para que todos os processos relacionados ao encerramento do contrato ocorram de forma correta. 

Principais desafios da Gestão de pessoas

Agora que falamos sobre as principais atribuições da gestão de pessoas, vamos entender quais são os maiores desafios que os profissionais desta área enfrentam em seu dia a dia de trabalho? 

Conhecendo as suas funções já conseguimos imaginar como a rotina destes profissionais conta com tarefas delicadas, afinal, estão lidando com pessoas diferentes, que podem reagir e agir de maneiras diversas em cada situação. 

  • Identificação de talentos

Como responsável pela admissão e pelo desligamento de pessoal, cabe ao profissional de gestão de pessoas realizar uma boa identificação de talento. Seja na entrevista de emprego ou na execução de suas próprias atividades, é importante identificar quem são pessoas promissoras e quais poderão dar problemas no futuro. Isso evita conflitos e também instiga na criação de um plano de carreira.

  • Manter a equipe sempre motivada 

Manter uma equipe sempre motivada também é um grande desafio. Sabendo da importância de contar com colaboradores motivados, cabe ao RH adotar estratégias para manter acesa a motivação e desenvolver o espírito de pró atividade na equipe, incentivando os talentos a darem o seu melhor no dia a dia e não estagnar.

  • Investira na capacitação dos colaboradores 

Oferecer treinamento constante e capacitação aos profissionais, além de trazer um ganho em eficiência e perfeição técnica na realização dos trabalhos, também aumenta a autoestima dos profissionais, despertando-lhes o desejo de empenhar-se cada vez mais em prol da organização.

  • Manter os colaboradores engajados 

Um dos maiores desafios é manter o engajamento dos colaboradores. Definir claramente as funções, responsabilidades e expectativas sobre o trabalho dos colaboradores é importante para dar andamento no negócio.

  • Implantar um plano de cargos e salários 

Além disso, implantar um plano transparente de cargos e salários baseado em metas, incentivar a autonomia, avaliar o trabalho do colaborador e fornecer feedbacks que promovam o desenvolvimento pessoal contribuem para a eficácia da ação. Alocar a mão de obra nos setores para os quais o colaborador demonstra maior competência, promove a eficiência e a valorização de habilidades individuais.

  • Administrar diferentes gerações

Administrar gerações diferentes pode gerar possíveis conflitos a partir da convivência. Para isso, é necessário promover um ambiente de compreensão e respeito, criando um espaço e oportunidades para conhecer as características de cada geração.

  • Cuidar do clima organizacional 

Como último desafio temos o de cuidar do clima organizacional. A maneira da empresa se comunicar com os funcionários também contribui para um clima organizacional saudável e produtivo. Clareza, respeito e transparência criam uma relação de confiança entre todos, assim como ajudam a assimilar os valores e princípios daquele lugar.

Olhando de perto, ainda podemos listar outros fatores como o investimento em educação do colaborador, a melhora da cultura interna, o foco na produtividade, a satisfação dos colaboradores, entre outros. 

Sim, são grandes desafios, mas que podem ser superados com planejamento, profissionais focados em soluções e, sem dúvidas, o apoio de pessoas que entendem desses processos e de como alcançá-los.

Ao decorrer do exercício da profissão pode acontecer de surgirem outros desafios, tudo depende do local de trabalho e da equipe que esses profissionais irão gerir, mas de forma geral esses são desafios mais recorrentes. 

E a tecnologia, como pode auxiliar este setor? 

Hoje a gestão de pessoas pode contar com a opção da implementação do RH mais estratégico, num modelo mais moderno e com maiores chances de assertividade. Isso envolve tecnologia, tempo e dedicação, além da boa vontade dos gestores em seguir os processos. 

Uma boa solução é construir um plano e ir indo pouco a pouco na concretização dessa implementação. Um sistema automatizado pode facilitar muito mais o dia a dia dos profissionais de RH, que terão mais tempo para se dedicar a ações focadas no bem-estar dos colaboradores e em resultados muito melhores para a empresa e o processo estará automatizado.

Conclusão 

Com tantos desafios e processos, contar com a nossa plataforma para gestão de pessoas pode te ajudar a economizar até 70% do seu tempo otimizado para te ajudar a organizar melhor os processos e se dedicar e focar em sua equipe. 

Saiba mais sobre a nossa plataforma clicando aqui

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top