A importância de desenvolver os colaboradores
O desenvolvimento dos colaboradores deve ser sempre um ponto de atenção para os gestores de uma empresa. Essa prática consiste no processo de aprendizagem, relacionada ao progresso na carreira (trocar de cargo) ou de maior profissionalização dentro do cargo atual.O principal objetivo do desenvolvimento é o de proporcionar o crescimento de uma pessoa, no que está relacionado aos seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Além de ser muito benéfico para o profissional, o desenvolvimento também desempenha um papel essencial para as empresas.Isso ocorre porque quando o desenvolvimento se torna uma prioridade dentro do ambiente de trabalho, cria-se uma cultura de aprendizado, que é muito importante para a retenção de talentos e a diminuição da taxa de turnover.Quando uma empresa investe no desenvolvimento dos profissionais, isso faz com que se sintam valorizados no ambiente de trabalho e visualizem um crescimento tanto pessoal quanto profissional. O que consequentemente será um incentivo para que aprendam cada vez mais, melhorem o seu desempenho e desejem permanecer na empresa.Programas de desenvolvimento
Existem diversas maneiras de desenvolver os colaboradores dentro de uma organização. Pensando nisso, separamos os principais programas de desenvolvimento e as suas especificidades, para que você identifique qual faz mais sentido para cada colaborador no momento em que se encontra:Coaching
Mentoring
Aconselhamento (counselling)
Desenvolvimento de sucessores
Job rotation
On the job
- Desenvolvimento de equipes: são aplicados visando identificar os pontos fortes e fracos durante o processo produtivo, otimizando os pontos fortes e minimizando os pontos fracos;
- Desenvolvimento gerencial: pensado para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores que ocupam cargos de chefia, coordenação, supervisão, executivos, entre outros;
- Desenvolvimento de instrutores: tem como objetivo preparar os colaboradores para multiplicar os conhecimentos dentro e fora da empresa, desta forma, um colaborador aprende algo e repassa o aprendizado ao restante da equipe;
- Projetos comunitários: são pensados para garantir uma maior conscientização social e ambiental, nesse sentido, a Universidade Corporativa tem sido uma grande aliada para grandes empresas, sendo um espaço de treinamentos voltados para o bem-estar social.