skip to Main Content

Competências técnicas: como avaliar durante o processo seletivo

Em um processo seletivo, existem diversos requisitos que podem ser cumpridos para tornar a contratação mais assertiva. Um desses requisitos é a avaliação por competências técnicas. 

Ao longo deste artigo você vai encontrar: 

  • O que são as competências técnicas; 
  • O que é uma avaliação por competências técnicas; 
  • A importância de avaliar as competências durante o processo seletivo; 

Vamos lá? 

O que são as competências técnicas

Competências dizem respeito a conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que são importantes para uma pessoa na hora de desempenhar uma determinada tarefa ou função. 

As competências podem ser divididas em diversas categorias, como competências técnicas, competências comportamentais e competências de gestão, e podem variar de acordo com a área de atuação de um profissional. 

É importante entender que as competências não são algo inato ao ser humano, mas elas podem sim serem desenvolvidas ao longo do tempo, através de treinamentos, estudos e experiências práticas, por exemplo. Sendo assim, é importante sempre buscar se manter atualizado, para assim, se manter também relevante no mercado.  

Hoje iremos falar especificamente sobre as competências técnicas, que são aquelas relacionadas ao conjunto de conhecimentos e habilidades específicas necessárias para desempenhar uma determinada tarefa ou para ocupar um determinado cargo. 

Entendendo a avaliação por competências técnicas

Agora que sabemos o que são as competências técnicas, vamos entender como acontece a avaliação levando em consideração esses modelos de competências. 

Ao realizar um processo seletivo, é indispensável entender quais habilidades um profissional possui, para então saber se ele irá se encaixar no que está sendo exigido pelo cargo em questão. 

Uma coisa infelizmente comum nas empresas, principalmente as de grande porte, é uma alta taxa de rotatividade de colaboradores, que após o período de experiências precisam deixar a organização por não ter se encaixado na vaga proposta. 

Muitos fatores podem colaborar para uma alta taxa de turnover, um processo seletivo mal estruturado é um deles. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode realizar uma avaliação por competências técnicas: 

  • Ao realizar a entrevista, inclua perguntas voltadas para os conhecimentos técnicos do candidato. Você pode estruturar perguntas que te permitam entender se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para o cargo, e qual é o grau de aprofundamento e nível de desempenho nessas funções; 
  • Ao decorrer do processo seletivo, também é importante realizar testes práticos para avaliar essas competências, a partir disso, é possível simular como o candidato lidaria com possíveis problemas ou como ele desempenha uma determinada função;
  • Outra dica é sempre avaliar o  portfólio de um candidato. Analisar e entender quais são os trabalhos que ele já desempenhou em outros trabalhos ajuda a ter um ponto de partida de como ele atuará na empresa. 

A importância de avaliar as competências durante o processo seletivo

Pelo que falamos até aqui, já deu para ter uma noção de como avaliar as competências técnicas durante um processo de contratação é importante, ne? Porém, vamos ressaltar alguns pontos que merecem atenção. 

1 – Como falamos anteriormente, conhecer as competências técnicas dos candidatos possibilita uma queda na taxa de turnover da organização, já que antes mesmo da contratação é possível conhecer o candidato e entender o que ele pode entregar em seu trabalho em termos de habilidades. Isso consequentemente contribui para o sucesso da organização, já que os recursos investidos em um profissional rendem frutos a partir do seu trabalho; 

2 – Ao identificar as competências técnicas de um candidato, também é possível reduzir o tempo de treinamento que ele levaria para adquiri-las. Isso também colabora para a redução de recursos necessários para a capacitação e permite que o profissional comece a colaborar o quanto antes para o desempenho da equipe. Mas atenção, isso não significa que após a contratação não seja mais necessário ofertar treinamentos para o contínuo aprendizado do colaborador; 

3 – Durante o processo seletivo, geralmente são vários candidatos para só uma vaga, sendo assim, a avaliação das competências contribui para que as decisões sejam tomadas de forma informada, já que o recrutador consegue analisar de forma comparativa qual candidato melhor atende aos requisitos do cargo, se baseando também em seus conhecimentos técnicos, que podem ser um grande diferencial de destaque; 

4 – Outro ponto importante é conseguir ter uma previsão de desempenho futuro do candidato, a partir da análise das suas competências técnicas. Isso ocorre porque se eles demonstraram um bom domínio das habilidades técnicas exigidas, existe uma grande chance de terem um desempenho consistente no trabalho. 

E aí, já te convencemos a incluir uma avaliação por competências técnicas no seu processo seletivo? Ainda não? Então vamos para a parte prática! 

Roteiro de entrevistas para avaliar competências

Um roteiro de entrevista é um documento que lista as perguntas que um entrevistador planeja fazer a um candidato a uma vaga de emprego, a um especialista em um determinado assunto ou a qualquer outra pessoa que seja entrevistada. 

É usado como guia para conduzir a entrevista de maneira organizada e eficiente, garantindo que todas as informações relevantes sejam coletadas. Nele pode constar perguntas abertas, que permitem que o entrevistado responda de forma mais livre, e perguntas fechadas, que exigem respostas curtas e específicas. 

Preparamos um pequeno passo a passo que você pode seguir quando se trata especificamente de um Roteiro que busca avaliar as competências técnicas. Claro que ele pode ser alterado conforme as suas necessidades, do cargo e da empresa em que você trabalha. 

  • Defina quais habilidades você deseja avaliar 

É muito importante saber quais são as competências técnicas que o cargo exige. Para isso, você pode aderir a prática da Descrição de Cargos, que consiste em uma ferramenta que tem como objetivo descrever as vagas disponíveis nas empresas, com base no que se espera em relação a funções, responsabilidades, competências e habilidades do colaborador que venha a ser contratado. 

  • Elabore boas perguntas 

Para conseguir entender características e habilidades do candidato, é indispensável saber fazer as perguntas certas durante a entrevista. Se você quer saber uma habilidade técnica específica, elabore uma pergunta que contemple a importância dessa habilidade em um candidato, para que assim ele possa responder de forma clara se possui ou não este conhecimento.  

  • Dê abertura para o candidato 

Muitas vezes, o candidato pode não ter uma ou outra das competências das quais você está perguntando, porém, ele pode ter conhecimento em outras áreas e desempenhar um papel importante no cargo. Por isso, esse momento de troca entre candidato e recrutador é muito importante. 

  • Varie os tipos de perguntas nos teste em escrito

Busque variar de perguntas abertas e fechadas para obter informações detalhadas e respostas mais objetivas. As perguntas abertas permitem que os candidatos se expressem livremente, enquanto as perguntas fechadas podem ajudar a obter informações mais específicas.

Asssista também ao vídeo sobre competências técnicas no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

Com a RHGestor, você conta com uma plataforma que possui o processo de Recrutamento e Seleção completo, que possibilita a aplicação de testes técnicos que podem ser enviados para os candidatos do processo seletivo, tanto via e-mail quanto pelo WhatsApp, conforme a configuração do seu Funil de Recrutamento, também presente em nossa plataforma. 

Além disso, você também encontra Roteiro técnicos para utilizar em suas avaliações por competências e estabelece uma gestão de treinamentos presenciais e EAD para manter a capacitação profissional sempre em dia.

Clique aqui para agendar uma demonstração e ficar por dentro da plataforma de RH mais completa do Brasil. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top