As principais gerações no mercado de trabalho atual
Para entender os desafios e vantagens de contar com as diferentes gerações no mercado de trabalho, é importante conhecer melhor cada uma delas. Atualmente são quatro:- Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964;
- Geração X: nascidos entre 1965 e 1984;
- Geração Y (millennials): nascidos entre 1985 e 2000;
- Geração Z: nascidos depois dos anos 2000.
Baby Boomers - 1946 e 1964
Os Baby Boomers são os nascidos no período do pós-guerra, entre 1946 e meados da década de 1960. O nome se dá devido ao aumento significativo da taxa de natalidade após o fim da Segunda Guerra Mundial, principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.Os membros dessa geração, que hoje têm entre 60 e 80 anos, buscam por estabilidade econômica, e por isso tendem a trabalhar por muitos anos na mesma empresa. Além disso, apreciam conquistas materiais, como carro e casa próprios, e acreditam que o sacrifício leve ao sucesso, lidando melhor com ambientes de trabalho que possuem alta pressão.Devido ao contexto histórico em que cresceram, possuem forte idealismo e um espírito de coletividade, assim como um senso de disciplina apurado com alta produtividade no trabalho.Geração X - 1965 e 1984
A geração X, ou também conhecida como Geração Coca-Cola no Brasil, devido a uma música da banda Legião Urbana, se refere aos nascidos durante os anos que se seguiram ao pós-guerra: de 1965 a 1984. Atualmente, possuem entre 40 e 60 anos.Possuem em comum com os Baby Boomers as características de estabilidade, lealdade ao trabalho e disciplina. Porém, em contrapartida, possuem um senso elevado de independência, valorizam a qualidade sobre a quantidade, e um espírito empreendedor.Também já começam a ter uma preocupação com as gerações futuras e a valorizar a diversidade e a inclusão.Geração Y (millennials) - 1985 e 1995/2000
A geração Y, ou a geração do milênio (millennials), para algumas literaturas, é compreendida pelos nascidos de 1985 a 1995, ou ainda, para outras literaturas, de 1985 à 2000.São a primeira geração a ter um contato direto com a tecnologia digital, acompanhando a transição do mundo offline para o online. Diferente de seus pais, tiveram acesso a TV a cabo, videogames e computadores, por exemplo.O contexto de desenvolvimento, gerado pela chegada da internet, fez com que vislumbrassem também um desenvolvimento pessoal e profissional, o que influenciou para que ficassem conhecidos pela sua ambição e por valorizarem a individualidade.Como características principais, valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios, o que faz com que troquem mais de emprego e sejam mais ambiciosos. Também são acostumados a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e a serem mais autônomos e individualistas.Geração Z - 1995/2000 - 2010
A geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995 ou 2000, a depender da literatura, até 2010. É a última geração que chegou ao mercado de trabalho e que tem chamado bastante atenção devido a sua forma de encarar as relações trabalhistas.Como principal diferencial em relação às outras, essa geração cresceu completamente inserida no mundo digital; por isso, eles são considerados ´´nativos digitais``.Profissionalmente falando, tendem a buscar por ambientes que valorizam o bem estar dos colaboradores, promovendo políticas de maior flexibilidade, possibilitando uma vida não tão focada somente no trabalho.Possuem comportamento multitarefas e absorvem grande quantidade de informações, uma maior conscientização ambiental, forte senso crítico e podem apresentar ainda inseguranças quanto ao futuro, pessoal ou profissional.Vantagens de contar com diversas gerações na equipe
O conflito de gerações no ambiente de trabalho é algo comum que todos iremos enfrentar. Para muitos, essas diferenças podem ser um grande problema, mas antes de falarmos sobre os desafios, vamos destacar as vantagens de contar com essa mistura de gerações em uma mesma equipe.Combinação de experiência e inovação
Aprendizado contínuo
Perspectivas diversificadas
Variedade de habilidades
Melhor adaptação a mudanças
Os desafios do RH com as novas gerações
Com as diferentes características de cada geração que citamos anteriormente, mesmo havendo vantagens em contar com todas elas na empresa, não deixa de ser difícil lidar com esse choque cultural proposto pela chegada de novas gerações ao mercado, em contraste com as que já estão nele há mais tempo.Considerando que quem ocupa os cargos de liderança, hoje, são principalmente profissionais das gerações X e Y, essa adaptação é um processo contínuo e requer bastante interesse e estudo por parte dos líderes.Sendo assim, vamos citar alguns dos principais desafios enfrentados pelo RH ao lidar com a diversidade geracional:Reter talentos
Fortalecer a cultura organizacional
Construir uma boa experiência para os colaboradores
Promover diversidade e inclusão
Como lidar com as novas gerações?
Agora que você já sabe as vantagens e os desafios, deve estar se perguntando: mas o que posso fazer para lidar melhor com as novas gerações no dia a dia de trabalho?- Incentive o uso de tecnologia. Para isso, busque oferecer ferramentas digitais modernas que possam aumentar a produtividade e engajamento da equipe;
- Sempre que possível, valorize a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalho híbrido ou remoto, pois estas são prioridades para as novas gerações, que buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Ofereça feedback contínuo. Diferente das gerações anteriores, as novas gerações preferem feedbacks frequentes e construtivos para melhorar seu desempenho e se desenvolverem profissionalmente;
- Foque no propósito e na construção de uma cultura organizacional coesa. Muitos jovens profissionais buscam mais do que apenas um salário, querem trabalhar em empresas que tenham um propósito claro e valores que se alinhem com os seus;
- Desenvolva um ambiente inclusivo e colaborativo;
- Invista em desenvolvimento e aprendizado, como programas de capacitação e oportunidades de crescimento na carreira.