skip to Main Content

DP ou RH? A diferença entre os dois setores

Você sabe qual é a diferença de funções do Departamento Pessoal e do setor de Recursos Humanos de uma empresa? Vem com  a gente que vamos te explicar!

Os dois setores são extremamente importantes para o bom funcionamento de um negócio, pois estão diretamente relacionados à gestão de pessoas, a parte principal de um negócio.  Nas pequenas empresas, muitas vezes essas funções são desempenhadas pela mesma pessoa ou equipe. 

De forma simplificada, o DP desempenha um papel importante para que as ações do RH sejam eficientes. Embora os dois setores possam acabar se confundindo dentro da empresa, é muito importante entender a diferença entre os dois, pois essa percepção será muito importante para que as tarefas sejam divididas corretamente. 

Ambos desempenham papéis essenciais no que diz respeito ao relacionamento e satisfação dos colaboradores. Dessa forma, são essenciais na construção da cultura organizacional de uma empresa. 

Sabendo disso, vamos conhecer mais a fundo cada um destes setores e as suas funções? 

Departamento Pessoal 

O DP é o setor responsável pelas burocracias que envolvem os colaboradores, e fica responsável por atividades específicas que garantam que a organização esteja sempre de acordo com as Leis Trabalhistas e a Justiça do Trabalho.  

As suas principais atribuições são:

  • Admissão de Profissionais  

Esse processo se inicia desde o momento da busca por novos talentos para a empresa. Partindo disso, o DP fica encarregado de cuidar de todo o processo de integração, realizando os exames admissionais, explicando quais os benefícios e cuidando dos dados dos colaboradores. 

Essa busca, que se inicia no processo de R & S, exige uma busca minuciosa por um profissional no mercado de trabalho que se adeque a vaga e as características do cargo. 

  • Compensação de Pessoal 

A compensação de pessoal consiste em cuidar de todo o processo que inclui: controle de frequência, elaboração de cálculo da folha de pagamento, pagamento de taxas, impostos, contribuições, salários e benefícios. 

É um trabalho metódico, pois deve estar sempre observando as atualizações das leis trabalhistas, sendo assim, exige um olhar atento e crítico para que tudo esteja em ordem.  

  • Gestão de Benefícios

Responsável pela administração e distribuição de benefícios como: vale-transporte, vale-refeição e cestas básicas, além do controle de gastos relacionados aos planos de saúde e odontológicos.   

  • Desligamento de Pessoal 

Essa atribuição se inicia a partir do desligamento do colaborador e se encerra quando ocorre a efetiva quitação do contrato de trabalho. Além disso, também orienta o colaborador para que todos os processos relacionados ao encerramento do contrato ocorram de forma correta. 

Esses processos incluem: o cálculo de todos os recebimentos do qual o colaborador tem direito e fazer a rescisão do contrato de trabalho. 

Recursos Humanos 

Enquanto o setor de DP das funções burocráticas da empresa, o setor de Recursos Humanos está voltado a cuidar do que chamamos de capital humano, ou seja, os colaboradores. 

O trabalho do RH envolve propor a construção de uma cultura organizacional que se importe em motivar e incentivar os colaboradores a sempre buscar melhorar o seu desempenho, com o objetivo de buscar o desenvolvimento da organização juntamente com o bem estar dos envolvidos. 

Sendo assim, são as principais atribuições do setor de RH: 

  • Recrutamento e Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção envolve diversas etapas realizadas pelo setor de RH, começando desde o momento da divulgação da vaga, seguindo pela análise de currículos, agendando entrevistas, realizando dinâmicas e aplicação de teste buscando sempre o melhor candidato para a vaga. 

Quando a contratação é efetivada, fica a cargo do RH também promover a integração do novo colaborador, propondo ações que facilitem a adaptação do mesmo na organização. 

  • Onboarding

Um Onboarding consiste em elaborar um planejamento que guie o colaborador no início de sua jornada na equipe. Nele pode haver cursos e treinamentos que proporcionem uma familiarização com as suas futuras tarefas e com os colegas de trabalho. 

  • Treinamento e Desenvolvimento

Muitos acreditam que o treinamento acontece apenas no Onboarding, quando o colaborador começa a fazer parte da empresa. Porém, o treinamento está diretamente ligado ao desenvolvimento de talentos, visando um melhor desempenho para que no futuro estejam preparados para assumir cargos de maior responsabilidade. 

Sem novos treinamentos, que devem estar associados a necessidades estratégicas da organização, não é possível aprimorar as habilidades dos colaboradores, e nem prepará-los para os novos desafios que possam vir a enfrentar em sua trajetória. 

  • Plano de Carreira 

O Plano de Carreira é um grande aliado na longevidade de um colaborador dentro de uma empresa. Isso ocorre porque ele consiste em um planejamento completo com metas para o crescimento do profissional, e deve unir os objetivos do colaborador e da empresa. 

Para ser eficiente, deve ser realizado de forma estratégico, para isso existem diversos tipos de plano de carreira, leia mais clicando aqui.

  • Cargos e Salários  

A definição de Cargos e Salários é importante porque estabelece quais são as funções, responsabilidades e ocupações de cada cargo que deve ser ocupado na organização, e o que a mesma espera do profissional que irá ocupar esta vaga.

A partir disso, o RH pode comunicar aos candidatos quais as vantagens de se trabalhar naquela empresa, além de explicar como funciona a cultura e os valores organizacionais. 

Seu principal objetivo é atrair os melhores talentos, ajudar no processo de recrutamento e alinhar as expectativas, evitando desvios de função e processos trabalhistas. 

  • Clima Organizacional 

O Clima Organizacional consiste na percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Sendo assim, fica a cargo do setor de RH manter um clima favorável, que promova a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores. 

Para que a cultura esteja sempre em ordem, é importante estar sempre realizando pesquisas com a equipe e buscando melhorar conforme sugestões sejam colocadas em pauta, dessa forma a empresa se torna um bom lugar para trabalhar. 

  • Avaliação de Desempenho 

Para que os treinamentos sejam planejados de forma eficiente, a Avaliação de Desempenho realiza o papel de avaliar o desempenho individual dos colaboradores de forma estratégica, identificando se o trabalho está sendo feito conforme as expectativas, e a partir disso desenvolver um plano de treinamento eficiente. 

  • Retenção de Talentos 

A retenção de talentos não consiste apenas em encontrar bons profissionais para atuar em sua empresa, ela também diz respeito a manter esses profissionais diminuindo assim a taxa de rotatividade de colaboradores. 

Para isso, é preciso sempre acompanhar o dia a dia da empresa, e desenvolver estratégias que garantam que os colaboradores se sintam seguros e felizes no ambiente em que estão, escolhendo permanecer. 

A importância do RH e do DP nas empresas

Conhecendo mais a fundo cada um dos setores, já dá pra ter uma ideia do quão importante eles são para uma organização, né? Apesar de existir essa divisão de tarefas, um funciona muito bem a partir do bom funcionamento do outro. 

Como citamos anteriormente, o apoio do DP é fundamental para que o RH possa focar em cuidar da cultura organizacional e em desenvolver profissionalmente cada colaborador, para isso o DP deve estar em dia com as suas funções. 

Juntos, eles possuem a responsabilidade de sempre manter a equipe bem estruturada, produtiva e satisfeita, além de buscar que todos os departamentos trabalhem em harmonia para atingir as metas e objetivos da empresa. 

São as empresas que priorizam uma boa estrutura de DP e RH que se sobressaem no mercado, pois investem no capital humano de seu negócio, oferecendo mais do que bons salários, mas também melhores condições de trabalho, possibilidades de um plano de carreira bem estruturado e benefícios. 

Como a diferença entre RH e DP pode favorecer a empresa 

É muito importante que os dois setores trabalhem juntos, mas você deve estar se perguntando porque então existe essa separação entre DP e RH dentro da empresa, vem com a gente que te explicamos! 

Na relação com os colaboradores, o RH exerce um papel de transformar a rotina de toda a equipe, a fim de facilitar e unir os objetivos da empresa e dos colaboradores, o DP então entra em cena operando o sistema de bonificações, recompensando os envolvidos a partir dos resultados alcançados. 

Outro ponto importante é a valorização e credibilidade, enquanto o RH treina, busca novos meios de manter uma boa comunicação e ajuda os colaboradores a atingir os seus objetivos valorizando o papel de cada um na empresa, o DP exerce essa função quando mostra ao colaborador quais são os seus direitos, sempre realizando os pagamentos na data correta e cuidando da parte burocrática, sem trazer problemas para a equipe.

Por fim, temos a segurança. O RH deve cuidar no momento da contratação, da correta seleção de talentos e depois de admitido e cuidar do plano de carreira do profissional, assegurando assim, que os mesmos se sintam seguros para realizar seu trabalho. O DP complementa a segurança quando garante que todos os registros de atividades estão sendo feitos da maneira correta e dentro da lei. 

A partir desses pontos, podemos compreender a importância de os dois setores trabalharem juntos mas exercerem papéis diferentes. 

Asssista também ao vídeo sobre as diferenças entre DP e RH no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão

Agora que você conhece um pouco mais sobre os setores de DP e RH, que tal dar uma olhada em outros conteúdos aqui do nosso blog?

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, além de ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Entre em contato conosco!

Este artigo tem 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top