skip to Main Content

Plano de Desenvolvimento Individual: como elaborar

Todo RH já deve ter ouvido sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) – que é um plano realizado para que o colaborador se desenvolva como profissional e consiga alcançar seus objetivos a longo prazo.

Esse plano de desenvolvimento individual é essencial para o crescimento do profissional, resultando numa melhora da sua performance, agilidade e produtividade dentro da sua área.

Mas calma aí, vamos por partes! Nesse artigo você vai ler

  • O que é PDI
  • Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Profissional 
  • Existe um momento para começar a fazer PDI? 
  • Qual a sua importância para as empresas 
  • Quais são as boas práticas de PDI 

O que é PDI 

O Plano de Desenvolvimento Profissional, ou PDI, é um documento em que constam as metas e objetivos de um profissional em relação a sua carreira, além de estabelecer um plano de ação para alcançá-las. 

Para quem busca progredir sua carreira, essa é uma ferramenta muito importante, pois ajuda a identificar quais são as oportunidades de crescimento e a desenvolver as habilidades necessárias para chegar até esses objetivos. 

O principal objetivo de um PDI é auxiliar o profissional a atingir seu potencial máximo e as metas estabelecidas na sua carreira, seja aprimorando as habilidades existentes, desenvolvendo novas habilidades ou avançando em sua carreira para novas oportunidades e desafios. 

Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Profissional 

Elaborar um PDI é um processo que pode ser realizado a partir de etapas importantes. Comece analisando o cenário de onde vocês estão. Qual é o nível de desempenho que o colaborador precisa ter, o que ele busca para a carreira dele e quais as ações planejadas que ele vai precisar.

A autoavaliação também vem bem no começo, já que ela possibilita que o profissional avalie suas habilidades, sua experiência, quais são os seus objetivos em sua carreira, quais são seus pontos fortes e fracos 

Sem objetivos estabelecidos, é difícil traçar ações de como chegar até algum lugar. Por isso, a definição de objetivos é primordial na elaboração de um PDI. Considere que esses objetivos devem ser realistas e mensuráveis, para que seja possível acompanhar o progresso do trabalho ao longo do tempo. E lembrando: eles devem ser claros e específicos.

Após definir os seus objetivos, determine quais são as ações necessárias para alcançar cada um deles. Você vai precisar realizar treinamentos? participar de eventos? revisar alguns conceitos? Defina isso antes de seguir para a próxima etapa. 

Para cada ação e para cada objetivo, devem haver prazos. Para isso, um cronograma é muito importante, nele deve conter prazos realistas para cada tarefa. 

Além de estabelecer um plano, é essencial que haja um acompanhamento do que está sendo produzido, para assim entender se está acontecendo um progresso ao longo do tempo. Caso exista a necessidade de ajustes, é importante que eles sejam feitos o quanto antes, garantindo de que está no caminho certo para alcançar os objetivos. 

Busque se manter comprometido com o plano estabelecido e trabalhar minuciosamente para chegar onde deseja. Se preocupe em ser consistente e manter o foco em suas metas, assim você terá mais probabilidades de sucesso em sua carreira. 

Existe um momento para começar a fazer o PDI?

Se você conhece o seu colaborador, é a hora. Tendo um resumo das qualificações, entendendo o que precisa para exercer o cargo dele e como ele se comporta desde que está ali, é a hora de implementar.

Nesse momento, defina pontos de melhoria e os pontos positivos de cada colaborador, quais são suas experiências, ambições, habilidades e desempenho durante o tempo que está ali.

  • Pontos fortes: todas as qualidades que contribuem para o sucesso individual e o sucesso coletivo, incluindo técnica e também comportamento. Ex: agilidade.
  • Pontos de melhoria: todas as limitações que este colaborador tem que podem prejudicar ele e a empresa, no âmbito individual e também coletivo, incluindo os outros colaboradores. Ex: baixo rendimento

Empresas que entendem que o sucesso da empresa depende do desempenho do colaborador acabam tendo uma estrutura melhor apoiada no desenvolvimento de quem trabalha para elas.

Um profissional feliz possui o sentimento de pertencimento a empresa, tem mais comprometimento e responsabilidade porque ele é escutado, tende a usar melhor o seu potencial e se esforça muito mais pelo trabalho que desempenha, aumentando a qualidade do que é entregue.

Quanto mais completo e menos genérico esse documento for, maiores são as chances desse PDI ser bem feito e estruturado.

Qual a importância do PDI para as empresas 

Para um profissional que busca avançar em sua profissão, o PDI é o caminho ideal. Este plano de carreira possibilita visualizar um futuro para a vida corporativa. Entender onde você pode chegar dentro de uma empresa, e quais cargos pode ocupar, ajuda a estabelecer metas e seguindo os passos que citamos anteriormente, alcançar os objetivos. 

Mas e para as empresas? Como o PDI pode ser importante? 

O Plano de Desenvolvimento Individual, é um fator essencial na construção de equipes mais qualificadas. Profissionais que estão buscando se desenvolver, tendem a trazer mais energia para a equipe, incentivando os outros colaboradores. 

A satisfação e retenção de talentos também é um fator benéfico do PDI. Funcionários que se sentem valorizados e apoiados em seu desenvolvimento profissional tendem a ser mais motivados e engajados em seu trabalho. 

O Plano de desenvolvimento individual também pode colaborar na preparação para ocupar futuras posições, ou seja, oportunidades de crescimento dentro da empresa. Ao desenvolver habilidades e experiências relevantes, os funcionários estarão melhores preparados para assumir posições de maior responsabilidade. 

Sabemos que para desempenhar certas funções, é necessário pensar no desenvolvimento de novas habilidades, e nisso o PDI pode auxiliar, identificando as habilidades e conhecimentos necessários para que os colaboradores alcancem seus objetivos de carreira. Isso pode incluir: habilidades de liderança, habilidades técnicas, melhorar as relações interpessoais, entre outras. 

Fornecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento voltadas para essas áreas, a empresa pode ajudar a construir uma equipe mais competente e forte. 

Da mesma maneira que a Cultura Organizacional é muito importante, estabelecer uma cultura de aprendizado contínuo também é muito benéfico para o negócio, pois isso incentiva os colaboradores a buscarem constantemente novas habilidades e conhecimento, além de se manterem atualizados com as tendências e novidades da sua área de atuação. 

Sabendo de tudo isso, temos como conclusão que investir no desenvolvimento profissional da equipe é uma maneira de demonstrar o compromisso da empresa com os seus funcionários, além de promover o crescimento geral do negócio. 

Conclusão 

Um Plano de Desenvolvimento Individual é um documento flexível e pode ser adaptado e ajustado ao longo do tempo, de acordo com as mudanças em suas metas e circunstâncias. É uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a progredir em sua carreira e alcançar seu potencial máximo. 

Com a RHGestor, você obtem

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top