skip to Main Content

O que é treinamento e suas principais modalidades: presencial, híbrido e EAD

Quando um dos principais objetivos da empresa é crescer consideravelmente, isso não será possível sem um investimento significativo em treinamento, já que quando os colaboradores são desenvolvidos, eles desenvolvem o espaço e as pessoas a sua volta. 

Com as transformações que o mercado de trabalho vem sofrendo ao longo dos anos, as modalidades de treinamento também vêm sendo mais diversificadas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é treinamento e quais são as principais modalidades. 

Vamos lá? 

O que é treinamento

O treinamento é uma prática mais voltada para o presente, e no contexto corporativo se refere ao processo de desenvolver competências, habilidades  e conhecimentos dos colaboradores. 

O principal objetivo de propor treinamentos é o de melhorar o desempenho da equipe no trabalho e de atingir os objetivos organizacionais. Sendo assim, é uma prática fundamental para garantir que os colaboradores tenham as habilidades necessárias para realizar de forma eficiente as tarefas exigidas pelo cargo. 

Os treinamentos normalmente surgem conforme novas necessidades vão surgindo dentro da empresa e costumam ser a curto prazo, visando que o colaborador esteja apto a exercer uma nova função ou aprimorar o seu trabalho de forma mais rápida. 

Principais modalidades de treinamento

No mundo corporativo, temos três principais modalidades de treinamentos: presencial, híbrido e EAD, e cada uma delas tem a sua importância e as suas especificidades. 

A escolha entre elas geralmente depende dos objetivos do treinamento, da natureza do conteúdo e das necessidades dos participantes.

Mas como escolher qual opção é a ideal para o treinamento que estou desenvolvendo? Entender as características de cada um é o primeiro passo:

  • Treinamento Presencial

O treinamento presencial é aquele que ocorre em um ambiente físico em que todos estão presentes, tanto quem irá ministrar o curso quanto os participantes. 

Essa modalidade pode ser um pouco desafiadora por alguns motivos, como o custo financeiro envolvido, já que pode envolver despesas relacionadas a deslocamento, hospedagem, locação de espaços e disponibilização de materiais didáticos, por exemplo. 

Outro desafio é a distância geográfica e as restrições de tempo dos profissionais, que costumam ter uma agenda cheia e muitas vezes não estão disponíveis nos horários em que os treinamentos são realizados. 

Apesar dos desafios, os treinamentos presenciais possuem algumas grandes vantagens, como o famoso networking. Isso ocorre pois é possível a interação direta tanto entre instrutores e participantes quanto entre os próprios participantes, o que é muito importante para a construção de uma rede de contatos. 

Além disso, os treinamentos presenciais também possibilitam o feedback instantâneo do treinador em relação ao aluno e do aluno em relação ao desempenho do treinamento. Esse retorno rápido é importante para o desenvolvimento de novos treinamentos a partir da compreensão do que foi efetivo e do que é melhor ser deixado de lado para os próximos. 

  • Treinamento a distância (EAD)

Muito popularizado no mundo corporativo principalmente após a pandemia, o treinamento EAD é realizado completamente online, ou seja, não depende de encontros presenciais. 

O seu maior desafio está atrelado a autodisciplina dos participantes, pois os conteúdos são acessados de forma independente, cada aluno escolhe qual será o dia e horário em que irá acessar ao treinamento. 

A falta de interação com os outros participantes também pode afetar o aprendizado colaborativo, uma vez que a troca que ocorre presencialmente não ocorre no treinamento a distância. 

Uma das vantagens deste modelo de treinamento são principalmente a acessibilidade, já que os participantes podem acessá-los de qualquer lugar.  Outra vantagem é a redução de custos, uma vez que os participantes não gastam com deslocamento e os organizadores não gastam com a locação de um espaço físico, por exemplo. 

  • Treinamento Híbrido

O treinamento híbrido se trata da combinação de recursos presenciais e online dessas duas modalidades de treinamento. 

Entre os principais desafios está a dependência da internet, já que a conexão tem que ser confiável e estável, garantindo, dentro do possível, que não terá grandes riscos de cair durante o treinamento. Outro desafio é o de conseguir coordenar a integração entre os integrantes presenciais e online. 

Assim como no treinamento presencial, os benefícios do treinamento híbrido também são significativos. Por ser mais flexível, essa modalidade permite que os participantes acessem as partes online dos treinamentos conforme conseguem adaptá-lo na rotina. 

Outra vantagem é a economia de custos, já que aquelas despesas listadas na modalidade dos treinamentos presenciais acabam não influenciando tão diretamente no desempenho dos treinamentos híbridos.

Conclusão

Ao organizar um treinamento, é indispensável considerar diversos fatores que podem influenciar tanto na aderência dos colaboradores em relação a ele, quanto na disponibilidade de recursos para realizá-lo. Por isso, conhecer as três principais modalidades, seus desafios ou pontos positivos se torna tão importante.  

Agora imagina contar com uma ferramenta que permita gerenciar todo o processo dos seus treinamentos presenciais, híbridos e EAD, fazer matrículas, criar trilhas de conteúdo gerais, por área ou cargo, disponibilizar materiais para download, aplicar provas e testes, acompanhar todo o desenvolvimento do seu time ao longo das formações, acessar indicadores de T&D, e muito mais?

Isso é possível com a RHGestor, a plataforma mais completa e integrada para a sua gestão de pessoas. Com o nosso módulo de T&D, você, profissional de RH ou liderança, poderá criar uma verdadeira Universidade Corporativa, em que poderá treinar e desenvolver os seus colaboradores, representantes, clientes, distribuidores, dentre outros, de forma presencial, híbrida ou EAD, sempre que precisar.

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita da plataforma e mude a forma como você treina e desenvolve os seus colaboradores.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top