O termo Employee Experience quer dizer experiência dos empregados, e está focado na experiência dos colaboradores durante a sua jornada dentro da organização, desde o momento do processo seletivo até no desligamento.
Ele é direcionado tanto no desenvolvimento pessoal quanto no coletivo, em como esse funcionário está se adequando ao dia a dia da empresa, as dificuldades que ele pode estar apresentando, e maneiras de solucionar essas questões. O colaborador se torna o foco principal das decisões tomadas pelo departamento de RH.
É importante ressaltar que o principal propósito do Employee Experience é que os funcionários sintam satisfação e valorização nas atividades executadas, ao mesmo tempo em que são desafiados e instigados a crescer, além de muito importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da corporação.
Employee Experience e Employer Branding
Employer Branding traduzindo para o português significa marca empregadora, uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham.
É desenvolver estrategicamente a imagem que será passada para os colaboradores e candidatos. Parecido com desenvolver uma marca comercial, tendo como ponto principal pensar em como elevar o nível de satisfação dos colaboradores.
O principal objetivo é criar uma marca forte e atrativa para os profissionais que a empresa deseja atrair e reter, além de criar consciência sobre o ambiente de trabalho e promover níveis de satisfação mais altos entre os colaboradores, juntamente com o engajamento e a produtividade.
Employee Experience e Employer Branding estão diretamente ligados, enquanto o primeiro está focado na experiência do colaborador dentro da organização, o outro busca que a boa experiência do mesmo se converta em uma marca forte para reter talentos mais certeiros.
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Vantagens do Employee Experience
Maior engajamento e produtividade
Entendendo sobre os colaboradores e o que precisam para desenvolver seu trabalho com eficiência, o próximo passo deve ser garantir que todos estejam alinhados em suas expectativas.
Conhecer as pessoas que fazem parte da sua equipe permite que os incentivos sejam frequentes, e que eles se sintam abertos para dar sugestões e apontarem o que desejam que seja diferente durante sua trajetória.
O engajamento significa interesse, a pessoa que demonstra quando está contente com o rumo do seu trabalho é um colaborador que se importa com a sua vida profissional e com o andamento da organização.
Aumento de acertos na atração e retenção de talentos
Como o Employee Experience possui como principal objetivo a comunicação e transparência entre gestores e colaboradores, a tendência é que a taxa de rotatividade diminua, pois as divergências que possivelmente surjam podem ser resolvidas através do diálogo.
Além disso, o Employer Branding acaba sendo um grande aliado nesse processo, já que com a afirmação de como a marca empregadora atua e quais são os perfis dos seus colaboradores, os candidatos acabam sendo direcionados de forma mais certeira.
Melhora o clima da empresa
Promover um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam à vontade com os gestores e os outros colaboradores é um fator crucial para um bom desenvolvimento da organização.
Pessoas que se sentem bem onde trabalham, não pensam em sair e realmente se dedicam em suas funções propostas, por esse motivo essa é uma das maiores vantagens do Employee Experience.
Reduz custos com RH
Com a redução da taxa de rotatividade na empresa, o RH assume um papel cada dia mais estratégico, auxiliando nos negócios.
A redução da frequência de processos como recrutamento e seleção, treinamentos e desenvolvimento de planos de carreira, já reduz significativamente os custos do departamento de RH.
Como implementar o Employee Experience em sua empresa
1 – Invista em People Analytics
People Analytics é uma metodologia que tem como princípio a coleta, a organização e a aná
lise de dados aplicada à gestão de pessoas, buscando ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma empresa.
Seu objetivo é melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre os profissionais a partir da coleta e do cruzamento de informações relacionadas a eles. Assim, é possível tanto reconhecer um funcionário que se destaca quanto identificar problemas que estejam ocorrendo, como baixa produtividade, pouco engajamento, insatisfação, alto índice de rotatividade, entre outros. Para saber mais acesse: https://www.treasy.com.br/blog/people-analytics/
Sendo assim, aderir ao People Analytics permite conhecer melhor os colaboradores e os benefícios que ele trazem à empresa, e a partir disso investir em estratégias de motivação para o desenvolvimento da equipe. Essa pesquisa deve ser feita baseada em dados para que os resultados sejam certeiros.
2 – Faça o desenho da jornada do colaborador
A jornada do colaborador é toda a trajetória que um funcionário percorre enquanto está trabalhando na empresa.
É muito importante para a eficiência do Employee Experience, que a jornada seja traçada e analisada para que aconteça um acompanhamento da evolução do colaborador na organização.
3 – Invista em benefícios
Hoje em dia os profissionais prezam por um bom ambiente de trabalho e por fatores que diferenciam o lugar onde trabalham de outras empresas Isso porque para se manterem atuais no mercado, investem em treinamentos e ampliação de suas qualificações, esperando justamente uma boa colocação no mercado de trabalho.
Os benefícios, para além daqueles tradicionais, como os vales alimentação e transporte, são os grandes diferenciais nas empresas atualmente, o que atrai profissionais extremamente competentes e que se destacam em suas áreas de atuação.
4 – Desenvolva seu time
Investir em treinamentos e cursos que estimulem o desenvolvimento da sua equipe, é um fator indispensável para o desenvolvimento de uma boa estratégia de Employee Experience.
A Experiência da equipe não deve ser algo estático, promover sempre a mudança e evolução do seu time é também promover um maior desempenho da sua empresa, e consequentemente uma alta performance de resultados.
Conclusão
Agora que você sabe o que é Employee Experience, quais são as suas vantagens, e como implementar ele na sua empresa, é hora de colocar em prática!
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