skip to Main Content

Fit Cultural: passo a passo de como implementar

O termo Fit Cultural, que traduzindo significa Ajuste Cultural, é utilizado para identificar se os candidatos possuem características alinhadas à cultura organizacional da empresa. É o ajuste perfeito entre empresa e candidato. 

Dizemos que o Fit Cultural está estabelecido quando um candidato ou colaborador compartilha os mesmo valores, crenças, atitudes, linguagem, postura e comportamentos necessários para que suas habilidades sejam realmente aproveitadas ao máximo. 

Essa prática busca um mergulho mais profundo no universo dos candidatos. Procura conhecer os aspectos culturais, regras, rituais e comportamentos. Fatores que muitas vezes passam despercebidos mas que são extremamente necessários, pois por meio deles é possível recrutar candidatos mais engajados e motivados.  

Mas contratar baseado no Fit Cultural é contratar pessoas que sejam todas iguais? Nada disso! O recrutamento feito a partir de valores e atributos que compõem uma cultura organizacional, deve gerar uma força de trabalho diversificada, que ao mesmo tempo esteja alinhada com os objetivos da empresa. 

É através do Fit Cultural que o RH irá realizar testes e entrevistas que proporcionam entender: qual o grau de motivação, qual a forma como ele lida com o ambiente de trabalho e se terá um bom entrosamento com a equipe, além de capacitar que o recrutador realize escolhas fundamentais não baseadas apenas em um bom currículo. Com essa avaliação é possível saber quais são as chances de o recrutamento ser bem sucedido

Benefícios do Fit Cultural para a empresa

Ele impacta diretamente na retenção de talentos, já que reforça os valores da organização e é fundamental para que a mesma cresça de forma saudável e alinhada.

Entre os principais benefícios podemos destacar:

  • Contratações assertivas

O Fit Cultural avaliado minuciosamente aumenta a possibilidade de uma contratação mais assertiva, onde os valores da empresa estão alinhados com os do candidato. 

Isso é muito benéfico para a organização pois facilita a adequação do candidato e consequentemente a sua relação com o time, além de claro, atender às habilidades exigidas pelo cargo. 

A rápida adaptação de um profissional em um time/equipe, é extremamente importante para o desenvolvimento de um negócio. O Fit Cultural possibilita contratações que se encaixem perfeitamente com o que a empresa precisa naquele momento.

Tanto a organização quanto o colaborador se beneficiam com o Fit Cultural, pois a empresa investe em uma pessoa que se encaixa perfeitamente no perfil requerido, e o colaborador tem as suas principais habilidades bem trabalhadas em seu cargo. 

  • Redução do Turnover 

Turnover significa rotatividade de colaboradores em uma empresa. Contratações assertivas ajudam a diminuir essa rotatividade.

Como vimos anteriormente, uma contratação assertiva se baseia em uma análise minuciosa do Fit Cultural dos candidatos para entender qual se dá melhor com a cultura organizacional. 

O recrutador tem acesso a um panorama geral de cada candidato que assegura que a contratação foi feita baseada no encaixe adequado do colaborador com a empresa. 

Sem o Fit Cultural o recrutador pode estar dando um  tiro no escuro, o que gera uma quebra de expectativas e o surgimento de muitas dificuldades inesperadas. 

  • Retenção de talentos 

Com  a contratação de profissionais que se encaixem bem na cultura organizacional da empresa, existe um maior engajamento e perspectiva de crescimento, além da vontade de sempre dar o seu melhor. 

A sintonia entre candidato e empresa proporciona sentimentos como envolvimento, pertencimento, entusiasmo, comprometimento e engajamento. Isso garante mais dedicação do profissional nas tarefas que desempenha. 

  • Otimização de custos e tempo 

Processos como o de R&S, e o de treinamento e desenvolvimento, realizados em uma contratação, geram custos significativos, além de exigir muito tempo. Sendo assim, quanto mais alta for a taxa de turnover mais custos e tempo estarão envolvidos no processo. 

Por esse motivo o Fit Cultural se torna também muito benéfico, pois com a contratação mais assertiva os recursos e tempo acabam sendo melhor realocados. 

Como Aplicar o Fit Cultural no processo de Recrutamento e Seleção 

Após entender o que é Fit Cultural e quais são os seus benefícios, é no momento do Recrutamento e Seleção que será necessário identificar se existe um alinhamento entre o perfil do candidato e a vaga que está sendo proposta. 

Para isso, trouxemos algumas dicas de como aplicar o Fit Cultural no processo de R&S. 

  • Aplique testes e entrevista de Fit Cultural

O teste de Fit cultural pode ser aplicado de forma online e consiste em uma primeira etapa onde o recrutador consegue ter acesso a informações mais específicas sobre o candidato. A partir disso, é possível relacionar se ele tem características que se encaixam bem na organização ou não.

Além do teste, outra etapa muito importante é a realização de uma entrevista comportamental ou chamada de avaliação por competências. Nessa avaliação, a ideia é utilizar perguntas objetivas para entender como o candidato lidaria com algumas situações.

Essas perguntas podem ser situacionais, que podem gerar respostas mais detalhadas e explicativas, como por exemplo:

  • Como você resolveria um conflito com um colega de trabalho?
  • Como você receberia um feedback de melhoria? 

Com perguntas elaboradas e respostas específicas, o RH consegue conhecer melhor o candidato, entender suas atitudes e opiniões em relação ao ambiente de trabalho. E a partir disso definir se ele realmente se encaixa ou não. 

Conhecemos como soft skills as habilidades socioemocionais, e no mundo corporativo elas são muito importantes, muitas vezes até mais importantes que as competências técnicas. O Fit Cultural trata exatamente das soft skills. 

As habilidades técnicas podem ser adquiridas através de treinamentos, por isso a falta delas não é um fator tão importante quanto as habilidades socioemocionais, que estão muito mais ligadas a personalidade e a forma com a qual cada um lida com diversas situações. 

Por isso, o Fit Cultural é tão importante no momento da contratação, já que o comportamento dos candidatos impacta diretamente a produtividade e o bom relacionamento entre a equipe. 

Passo a passo para implementar o fit cultural na empresa 

  • Examine os principais atributos culturais da organização

Para que o Fit Cultural seja eficiente, é importante analisar se a organização proporciona práticas que melhorem a cultura organizacional. Sendo algumas delas: comunicação interna eficiente, espaço para aprendizado, desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, aspectos de liderança e colaboradores que participam das tomadas de decisões. 

Só faz sentido exigir dos candidatos e futuros profissionais da equipe aspectos ligados às soft skills se a própria organização trabalhar corretamente para a construção de uma cultura organizacional que abrigue essas habilidades. 

  • Defina quais são os valores que a sua organização deseja alcançar

Os valores são um fator crucial na construção da cultura organizacional de uma empresa, e a melhor forma de defini-los é buscando referências e escutando as lideranças e os colaboradores. A partir disso, defina os objetivos e requisitos que correspondem à cultura organizacional da sua empresa

  • Mapeie e identifique lacunas

É muito importante observar minuciosamente o cenário da empresa, pois a partir dessa observação é possível  encontrar lacunas, falhas e dificuldades em pontos essenciais. Todos os fatores que podem estar atrapalhando o desempenho da organização e um clima organizacional saudável, como comportamentos, atitudes e crenças, devem ser observados com atenção. 

  • Documente sua cultura 

Ter clareza das práticas que compõem a cultura organizacional, possibilita a organização de um documento que contenha a missão e valores que auxiliam na criação de um Fit Cultural bem estruturado para aplicar aos candidatos durante os processos de Recrutamento e Seleção.

Asssista também ao vídeo sobre Fit Cultural no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

Como você pode observar a partir do texto, o Fit Cultural possui uma importância indispensável na maior assertividade nas contratações. Agora é só aplicar as nossas dicas e ter sucesso no próximo processo de Recrutamento e Seleção!  

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre o universo do RH, acesse o nosso blog clicando aqui! 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top